Boa noite. Adquiri uma bomba de calor Giatsu com wifi tenho acesso a ela pela aplicação gia mas gostava de adiciona-lá ao home assistant não sei se alguém já conseguiu ou tem alguma ideia de como devo fazer. Obrigado pela ajuda.
á primeira vista não encontro integração com o home assistant, mas isso não quer dizer que não seja possível fazer alguns controlos da bomba. no entanto cada fabricante tem as suas características e terás de ver o que está disponível fisicamente para poder controlar a bomba de calor.
Pela aplicação consigo regular a temperatura ligar e desligar e definir horário trabalho.
eu percebi isso! mas sem uma integração para o home assistant, não estou a ver forma de usar a aplicação para nada! o ideal é tentar ver no manual da tua bomba se tem inputs que possas usar para controlar ou uma porta de comunicação que possas explorar para usar com o home assistant.
Experimenta alguma das integrações da Mídea.
Pelo que vi pela net alguns utilizadores conseguiram com a custom integration adicionar unidades de ar condicionda da Giatsu.
Pelo que vi, de relance, algumas unidades de AC da Giatsu têm peças do Grupo Mídea. Como não referiste o teu modelo da bomba de calor é impossível ter a certeza; mas podes fazer algumas experiências com ditas integrações.
Em último caso investiga o módulo Wi-Fi que a bomba utiliza e tenta descobrir qual o fabricante.
Obrigado vou experimentar
A minha solução foi colocar um sensor de temperatura na bomba de calor para saber a temperatura da mesma e coloquei o módulo zigbee na tomada da bomba.
Acabei de encontrar isso no AliExpress:
26,18€ | Para tuya zigbee interruptor inteligente com sensor de temperatura 16a 3000w interruptor inteligente sem fio para alexa google casa yandex alice
Bom dia @Joao_Tavares
Faz uma experiencia, remove a Bomba de Calor da App da Giatsu, descarrega a app da “Tuya Smart” e experimenta adicionar a bomba nessa App, se conseguires diz-me (aqui na threat), porque vai ser possível integrar no HA.
Caso não consigas adicionar, podes apagar a app da Tuya e voltar a adicionar na da Giatsu.
E porque estou a sugerir isto? porque muitas marcas “brancas” utilizam componentes tuya para domótica, tenho alguns casos cá em casa (como a minha arca de vinhos, por exemplo) que tem app própria mas depois integra sem problemas com a app Tuya e, tudo o que é tuya, consegues controlar no HA.
Como o risco para ti é zero, não perdes nada em tentar.
Dá novidades, abraço.
Aqui em casa é tudo Giatsu. Bomba de calor e AC. E atravez do HACS com a integração da Midea, funcionava tudo bem até à 2 dias. Deixei de ter acesso e não consigo dar a volta… ainda ando a ver se foi alguma actualização ou se sou eu que já não me lembro como configurei aquilo na altura 
- Pede-me token e key, e eu até tenho a chaves, mas aparentemente o IP mudou de .162 para .166, e o token deve ser diferente. Não faço ideia onde fui buscar isso a ultima vez também
Obrigado pelas sugestões mas como estou nas obras finais da casa ainda não consegui testar. Quando me mudar para a casa terei mais tempo.
Entretanto, só para dar atualização, resolveu o problema fazendo nova associação ao wifi por parte do ac da Giatsu. Já voltei a conseguir ter o AC no HA.
Funciona com ap smartlife
Boa!
Se funciona com smartlife, vai funcionar com Tuya.
Se tiveres o HACS, procura estas duas integrações:
Só vais necessitar de uma delas, mas ambas funcionam bem com a tua bomba.
Instala uma e outra, experimenta e decide…
Se precisares de ajuda, diz.
Abraço
Olá.
Estou a pensar comprar um AC multisplit da Giatsu.
A integração com o HA funciona bem?
Podem colocar um printscreen sff?
Obg
Usando esta thread aqui.
Tenho uma bomba de calor da Giatsu GIA-ATS-300SR290A.
Integrada com Smartlife certamente que a consigo adicionar ao Home Assistant, mas as funcionalidades dela são muito limitadas.
Sabem como ter acesso aos diferentes endpoints da bomba de calor que permitam ter configuração? Existem inúmeros parâmetros que são úteis:
- qual a diferença de temperatura para dar o trigger para começar a aquecer
- ligar/desligar a resistência eléctrica
- programar o periodo para desinfecção da bomba de calor
- etc.
