Beelink BT3 X para Hassio + NAS

Olá.
Estou a pensar encostar o meu PI 3 uma vez que o leitor de cartões parece estar a ficar cansado.
Neste momento tenho a Virtual Machine e o VMDK (VMWare Workstation) a correr no meu PC.
Para aproveitar o PC ligado 24 horas por dia, passei todas as fotos, musicas e videos que tinha num NAS WDCloud e desliguei-o, uma vez que fica mais rápido o acesso no PC do que no NAS.
O problema é que são sempre 50 a 60w de consumo hora o que dá 6€ a 7€ por mês.
Embora não seja muito, se tiver um equipamento a gastar 10w ou 20w, será melhor.

No principio estava a pensar num NUC celeron o j4004 (por ai), mas depois vi o Beelink BT3 X que está por 108€ com a vantagem de poder por um HD de 2TB (que tenho em casa) com um consumo (anunciado por eles) de 10w.
Assim por 108€ fico com uma máquina para instalar o Hassio, e com capacidade de armazenamento de 2Tb para poder fazer de NAS com as minhas fotos musicas e videos deixando assim o meu pc de estar ligado 24 sob 24.~

O que acham do Beelink BT3 X ???
(4GB LPDDR4 + 64GB EMMC + Pre-installed Windows 10 Intel Apollo Lake J3355 Expandable 2TB 2.5 inch SSD 2.4GHz + 5.8GHz WiFi)

Dará depois para instalar a Virtual Machine com o VMDK ???

Existirão opções melhores (Hassio + NAS) pelo mesmo preço ???

Obrigado

Procura no fórum os tutoriais de proxmox para utilizar como sistema principal e esquece o Windows como sistema base.
Depois crias VM no proxmox para instalar Ubuntu/debian com o hassio.
Outra VM para o OpenMediaVault para servir de NAS.
Mais as VMs que venhas a precisar…

Para o que dizes precisar esse PC é suficiente.
Mas caso venhas a precisar de mais VMs, guardar Snapshot das vms… Eu tentava encontrar um com mais ram e ssd com maior capacidade.

Obrigado Filipe Sousa.
Mais RAM, mais SSD = mais caro…
neste momento não queria ultrapassar muito os 100€. Ir para um NUC i3 por exemplo já fica nos 240€
Este pelo preço, já me parece uma máquina bastante razoável para substituir o Pi 3.
Mas ainda assim, propõe algum especifico ? NUC J4005 ? Asus PN 40 ? 60 ?
Obrigado.

Andei a pesquisar novamente e vi a Beelink J45 por 180€
Beelink J45 Mini PC - Black 8GB + 128GB EU Plug
Intel Apollo Lake Pentium J4205 / 2.4GHz + 5.8GHz WiFi / BT4.0 / Support 4K H.265

Se calhar compensa o esforço…

Sim, se puderes escolher antes esse.

Outra hipótese é o mercado de usados. Por vezes encontram-se bons negócios nos minipc que vem de empresas que os substituem.

Não tens que ir para um i3. Um N4000 ou N5000 já ficas bem servido e tem a vantagem de consumir menos energia do que um i3.

Tem atenção que muitos minipc vem sem memória RAM e sem disco.

Isto é como as cerejas…
estou a ver o beelink x45 por 177€

Beelink Gemini X45 Mini PC EU - Black 8GB LPDDR4 + 128GB SSD
Intel GEMINI LAKE J4105 / Intel UHD Graphics 600 / Expandable 2.5-inch 1TB HDD Or SSD /2.4GHz+5GHz WIFI / 1000Mbps / 4 X USB3.0 / 2 X HDMI / BT4.0 / Support 4K 60Hz

parece superior ao j45 e mais barato 3€ lolol

O BT 3 X poderá ficar limitado muito rapidamente em comparação com o x45 (praticamente o dobro das capacidades), considerando que vais colocar serviços de NAS para além do HA.

Para utilizar com virtualização não recomendo fazer no Windows por inúmeros motivos (elevado overhead, manutenção de updates, segurança, vírus,… ).

Visto que as máquinas referidas não permitem fazer upgrades de RAM, a escolha fica mais “fácil” se pretenderes ter o equipamento durante mais tempo e tirar maior partido do mesmo.

e do X45 ao X55 são só 30€ de diferença…

Beelink X55 com 8Gb Ram e 128Gb SSD CPU J5005

Parece-me bem, um conjunto para alguns anos por 208€


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade