Tenho utilizado o HA para carregar os meus carros elétricos do SoC X ao SoC Y, em função da corrente de carga configurada na Wallbox, através de temporizações, uma vez que a integração da JLR deixou de funcionar no HA (e em praticamente todas as API conhecidas).
Os veículos elétricos têm curvas de carregamento diferentes e nesse sentido demoram mais ou menos tempo a ir de um SoC X até um SoC Y conforme a corrente/potência de carregamento assim como efetivamente o valor do SoC X e SoC Y, ou seja, o tempo de carregamento, por exemplo dos 20% aos 30% a 10A é diferente dos 40% aos 50% também a 10A ou o carregamento dos 20% aos 40% a 10A é diferente de metade do tempo de carregamento dos 20% aos 40% a 20A.
Esta parte foi só para contextualizar a razão de eu querar fazer isto…
Assim, pensei em criar uma tabela onde um dos eixos é o SoC inicial (SoC X) e o outro é o SoC final (SoC Y) e na interceção de cada linha e coluna, teria o tempo (em minutos ou segundos ou algo do género) que o carro demora a carregar desse SoC X até ao SoC Y… Seria então uma tabela normal, com 101 linhas e 101 colunas (contando com os títulos).
Para tornar o tema mais complexo, esta tabela teria várias “folhas”, ou se seria um “cubo” se quiserem pensar em 3D, em que cada folha seria a variável da corrente ou potência de carregamento, ou seja, a folha 1 seriam, por exemplo, estes valores para um carregamento a 6A, a folha 2 seriam os valores para um carreamento a 7A e por aí adiante (possivelmente entre os 6A e os 32A em incrementos de 1A.
Ao fim ao cabo, pretendia criar um “auxiliar” no Home Assistant, que seria este cubo preenchido com esta informação que não é mais que a quantificação da curva de carregamento de um veículo, mas em números.
O objetivo final seria criar uma automação que pega no SoC atual do carro (SoC X), pega no SoC pretendido (SoC Y), pega na corrente/potência de carregamento e devolve o tempo de carga necessária para essa ação (ou seja, o número que está nas coordenadas x,y,z dessa “tabela 3D”.
Como é que posso colocar essa tabela 3D no Home Assistant por forma a ser consultada na programação de uma automação?
Neste momento utilizo uma fórmula básica e linear para calcular o tempo de carregamento, mas umas vezes termina acima do que quero e outras vezes abaixo (por causa da tal situação da variação em função do SoC inicial, final e corrente.
Pretendia, com base na experiência que vou tendo com cada carregamento real, preencher/acertar essa tal tabela 3D que o automatismo fosse ler cada vez que tinha de criar uma temporização.
Espero não ter sido muito confuso. Na minha cabeça isto tudo faz sentido, mas percebo que seja difícil de visualizar.
Já explorei os auxiliares do HA e não encontro nenhum auxiliar que possa criar para dar suporte a esta ideia. Também explorei a integração do Google Sheets (podia criar a tabela no Google Sheets), mas aparentemente só serve para descarregar para o Google Sheets e não consigo ler nada de lá (e o que pretendo é ler o tal valor da coordenada x,y,z desta minha tabela 3D). Já explorei o conceito de Database do Home Assistant, mas não consegui perceber como o conseguiria fazer com uma base de dados (como a escrevia e como depois lhe acedia na automação).
Estou sem ideias e precisava de ajuda.
Parece-me um conceito muito interessante e que pode ser utilizado para muitas outras funções e desenvolvimentos.
Agradeço o tempo que tenham perdido a ler este meu desafio e sou todo ouvidos para todas as ajudas que possam dar. Mesmo que achem que não resolvem o problema, podem indicar “direções” onde procurar e explorar que o farei.