@Peixeiro, aderi à mobilidade elétrica há 4 anos e tenho neste momento 100k km num dos carros (no BEV) e 25k km no outro (PHEV).
Uma das coisas que aprendi é que um dos problemas/dificuldades em vários (e nos dois que tenho) é a bateria de 12V. Anteriormente pensávamos que o que era agressivo para a bateria de 12 V era o start-stop… Agora já percebi que toda esta inteligência dos carros elétricos desgastar agressivamente a bateria.
Ambos os carros que tenho, apesar de até terem, cada um, duas baterias de 12 V já por causa das falhas, em 4 anos já tive de substituir ambas nos dois.
Por essa razão, pelo menos da minha parte, vou tentar evitar ao máximo a utilização de equipamentos ligados na porta OBDII para poupar consumos da bateria de 12 V. Para além disso não era assim tão simples, pois tinha de ter um qualquer software a correr algures que fosse buscar os valores depois de estacionar o carro e os estivesse a recolher durante o carregamento… por isso, não seria apenas o consumo do próprio OBDII como posteriormente do equipamento que estivesse a transmitir os dados.
Não me parece uma boa solução e fora do âmbito do tema desta publicação (continuo sem conseguir fazer uma tabela, ou array ou aldo do género no Home Assistant, seja em template sensor seja de outra forma).