Auxiliar tipo tabela 3D (dados em X, Y, Z) para utilizar em automação de carregamento de veículos elétricos

@Peixeiro, aderi à mobilidade elétrica há 4 anos e tenho neste momento 100k km num dos carros (no BEV) e 25k km no outro (PHEV).

Uma das coisas que aprendi é que um dos problemas/dificuldades em vários (e nos dois que tenho) é a bateria de 12V. Anteriormente pensávamos que o que era agressivo para a bateria de 12 V era o start-stop… Agora já percebi que toda esta inteligência dos carros elétricos desgastar agressivamente a bateria.

Ambos os carros que tenho, apesar de até terem, cada um, duas baterias de 12 V já por causa das falhas, em 4 anos já tive de substituir ambas nos dois.

Por essa razão, pelo menos da minha parte, vou tentar evitar ao máximo a utilização de equipamentos ligados na porta OBDII para poupar consumos da bateria de 12 V. Para além disso não era assim tão simples, pois tinha de ter um qualquer software a correr algures que fosse buscar os valores depois de estacionar o carro e os estivesse a recolher durante o carregamento… por isso, não seria apenas o consumo do próprio OBDII como posteriormente do equipamento que estivesse a transmitir os dados.

Não me parece uma boa solução e fora do âmbito do tema desta publicação (continuo sem conseguir fazer uma tabela, ou array ou aldo do género no Home Assistant, seja em template sensor seja de outra forma).

@Helder, o carregador que utilizo (Wallbox) tem API e funciona muito bem no HA.

Coontudo, em protocolo de carregamento AC, o SoC do carro (o estado de carregamento da bateria) não é transmitido, por isso o carregador (e neste caso o HA) não sabe em que valor de SoC está a bateria.

Por essa razão é que tenho de fazer contas ao nível do tempo ou outras para estimar ao fim de quanto tempo a bateria passará de x % para y %.

O que tinha anteriormente era a ligação ao carro e isso era fácil de gerir. Quando chegava ao SoC pretendido, parava o carregamento… Sem saber agora o “SoC” atual, tenho de o calcular… É esse o objetivo desta publicação.

Certo. O meu openEVSE tem as api keys do carro e por isso consegue mostrar no ecrã e transmitir o SoC. Realmente não ajudaria de todo devido ao problema que explicou, desculpe.

Estava a acompanhar o topico e não quero de todo fazer de conta que percebo do assunto até porque claramente domina o tema.
Só me fez lembrar que muitos youtubers da altura que andei a pesquisar EVs chamavam ao indicador da bateria como o “guess o meter”.

Fui olhar para os dados do carregador e tenho grandes variações de energia para 1 incremento de % de SoC, principalmente depois de viagem com necessidade de carregamento rápido.
Principalmente perto dos 80%, que suponho ser um ponto de calibração do SoC da bateria.

Acho que o exercício que está a fazer é bastante válido, atenção, mas será que com esta variação vai conseguir chegar à exatidão que procura?

1 Curtiu

Ambos os carros que tenho, apesar de até terem, cada um, duas baterias de 12 V já por causa das falhas, em 4 anos já tive de substituir ambas nos dois.

foi por isto que a tesla trocou as baterias de 12V de acido para lítio nos carros deles, mais capacidade e mais ciclos de carga e descarga.

Acho que o exercício que está a fazer é bastante válido, atenção, mas será que com esta variação vai conseguir chegar à exatidão que procura?.

Possivelmente não @wnn… Chego a obter valores de energia maiores para carregamentos inferiores (por exemplo, na última vez, tive um consumo de energia maior dos 5% aos 100% do que dos 3% aos 100% (no carregamento do PHEV). Só uma diferença de 200 Wh, mas vem comprovar o que refere… Depende muito do balanceamento de células que o carro faz, principalmente em carregamentos até aos 100%.

Possivelmente, em termos de objetivo de controlo do SoC de carga, seria tempo perdido… mas assim sempre aprendo um pouco mais da programação YAML no HA.

Muito obrigado pela sua partilha.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade