Automatizar cama com motor eletrico

Boas.
É possivel controlar uma cama com motor eletrico, através do wifi? Para poder subir e descer
a cama com o telemovel e com alexa? Sendo que a cama tem um comando com fio

Em princípio sim.

No entanto, não é perigoso fazer isso à distância? Imagina que há um braço ou pior no caminho do mecanismo.

1 Curtiu

Em principio se eu não tiver em casa, se houver lá braços, é de ladrões portanto não faz mal ahah. E como posso fazer isso ?

Que tipo de cama estamos a falar? Pergunto isto …porque há camas e camas…

Esta tem o motor dentro do próprio colchão. O colchão é que dobra.

Antes de mais gostaria de reforçar a chamada de atenção que o @luuuis fez e muito bem. Não é o tipo de coisas que se deva fazer remotamente sem ter algum tipo de confirmação que é seguro mexer.

Depois surge-me uma duvida, se não está ninguem em casa para quê mexer na cama? Se a cama é para ficar numa determinada posição quando sais, podes sempre criar uma automação para colocar a cama nessa posição ao saires de casa, seja através da localização, seja atraves de um botão. E até para isso deverias ter algum tipo de confirmação de segurança.

Finalmente a questão principal, a cama já tem wifi? Se não tem estás disposto a criares o dispositivo do zero?

No inicio de 2021 o @RodolfoVieira colocou aqui uma publicação sobre um projecto que teve o apoio da CPHA e uma enorme participação de variadissimos membros da Comunidade e que visava ajudar o Orlando, um doente em fase avançada de uma terrivel doença chamada ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Uma das coisas que era para ter sido feita, e que infelizmente não se conseguiu fazer a tempo devido ao falecimento do Orlando, era precisamente alterar o comando da cama dele para que ele proprio podesse controlar a cama.

Não me parece que fosse dificil e havia diversas abordagem que se poderiam ter tido (refazer toda a electronica, criar uma interface com optoacopladores, etc) mas não chegámos a iniciar essa alteração. Que seja do meu conhecimento não existe ainda nada comercial que seja chegar e ligar.

Curiosamente dois ou três meses mais tarde, num dos concursos promovidos pela Comunidade, o @philder criou algo de muito parecido para o sofá dele que fazia levantar os assentos para o robot aspirador poder aspirar debaixo do sofá entre outras coisas.

É uma questão de tirares ideias, veres o que existe e se o facto de teres todo esse trabalho, porque vais ter de fazer praticamente tudo de raiz, compensa para apenas poderes dizer à Alexa para controlar a cama…

Quando começei a escrever a mensagem nem reparei que já tinhas respondido…

Sem problema. A ideia seria por prazer apenas, mas talvez fosse útil noutras casas de pessoas que conheça que tenham problemas de mobilidade. No meu caso, fiquei com dois colchões eletricos individuais que transformei em sofás no meu setup e que quando estou a ver tv levanto as costas e os pés e quando quero que alguem lá durma, coloco tudo na horizontal. A ideia era apenas dizer ‘‘hora de dormir’’ e eles descerem e ‘‘cinema’’ e ele subir para a posição que queria. Não era andar a subir e a descer à distancia, propriamente dito. Nunca iria magoar ninguém até pela construçao da mesma, que dificilmente isso poderia acontecer. Tinha de vos mostrar como é, mas é completamente diferente do normal das camas eletricas

Nesse caso uma abordagem como a que o @philder teve no sofá talvez seja a mais viável.

O primeiro passo será perceber o que passa nesse fio. Se é corrente AC que vai directamente ao motor eu iria tentar tratar da mesma forma que estores eléctricos (Shelly 2.5 ou parecido). Se, por outro lado, o comando só abre/fecha um circuito DC numa centralina como os portões de garagem então é seguir essa outra abordagem (relé com contacto seco tipo Shelly 1).

Nunca vi de perto como funciona uma cama eléctrica por isso espero não estar a dizer muitas asneiras.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade