Automatização Portão da garagem prédio

Boas pessoal,

Infelizmente os “amigos do alheio” invadiram a box de um vizinho e como gato escaldado de água fria tem medo, pretendo dificultar-lhes um pouco a vida se tentarem ir à minha.

A ideia será colocar um contato magnético + um shelly/bhonofre ligado ao motor da minha garagem por forma a controlar as horas que o motor tem corrente para abrir e fechar.
Tenho fase direta de casa à garagem, no entanto não posso comandar essa pois tenho também uma arca frigorifica que partilha a mesma fase.

Problema:
Moro num apartamento (1º Andar) e na garagem não tenho wifi nem algo similar.

Tendo em conta estes pontos, existe alguma forma de conseguir controlar algo na garagem ? Já ouvi falar na rede LORA mas honestamente não segui nenhuma implementação, seria uma alternativa?

Obrigado desde já,

Cumprimentos,

Se as horas de desligar a corrente são fixas podes usar Tasmota e programar directamente as horas de ligar e desligar.

Caso não tenhas horas fixas talvez a solução passe por usar power line para teres net na garagem.

Obrigado pela resposta,

As horas geralmente são fixas mas pode eventualmente haver um dia que queira ir la fora esse horario e já não da daí pretender associar ao HA.

Efetivamente lembrei-me da powerline, mas pensei que existisse uma outra alternativa, uma vez que a powerline tem muitas perdas, mas vou experimentar porque tenho uma parada aqui em casa.

Se tens uma testa mas poderá efectivamente existir a alternativa de RF que tem um alcance bastante grande.

Por muitas “perdas” que o powerline tenha, para o que pretendes, é irrelevante… Não vais andar a fazer streaming de video HD para a arrecadação… :wink:

Powerline sem dúvida. há adaptadores para vários preços que fará a diferença. Único senão é a distancia que vai aumentar as perdas e pode impossibilitar se for muito grande. Tenho ideia de ter lido que suporta uns 200 a 300 metros, mas vai certamente depender do adaptador.

Com rede lá dava para colocar uma Camara e/ou uma sirene… para esse efeito aconselho um sensor de vibração que faça “barulho” mal alguém mexa na porta.

Boas pessoal,

Aproveitei o sábado e pus mãos a obra e neste momento está já a garagem com rede :slight_smile:
Pensei que ia ser pior, no total estou com 30 mB/s sendo mais que suficiente para o que pretendo…

Uma questão de very noob xD

Coloquei um repetidor WiFi na garagem com o mesmo nome de rede que tenho todo o sistema HA conetado. Apesar de ter o mesmo nome são duas redes diferentes certo?

Quando chegar o sonoff para controlar o portão vou ter algum problema?

Cumprimentos

Depende de que os equipamentos estão a fazer na verdade. O IP que apanhas no wi-fi do repetidor é da mesma gama que tens em casa?

Eu de qualquer maneira evitava usar nomes e configurava tudo por IP para ter a certeza que não falha nada. De resto só testando

Por acaso não reparei, tenho de ver…

Então aconselhas meter outro ssid?

Ao configurar com o tasmota o sonoff estando em rede diferente é difícil configurar depois no ha?

Partindo do princípio que as redes WiFi não se vêem uma à outra, e que o telefone se desliga de uma antes de chegar à outra, não vejo qualquer problema em terem o mesmo ssid


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade