Automatização da rega do jardim

O que eu faço no meu sistema é usar os timers do tasmota para controlar a rega… Ou seja, o funcionamento é local… Depois o HA “apenas” serve para ir buscar os dados dos timers do tasmota e programar novos dados… Assim, só precisas de ligação ao WiFi para modificar a programação… De resto funciona independentemente

2 Curtiram

Caramba, automações de jardim eu só tinha visto com equipamentos profissionais que nem os da Grabe! Mas isso que você fez está muito bom, muito bom mesmo, meus parabéns! Essas programações de rega automática que você fez também estão ótimas e muito detalhadas. Eu mal vejo a hora de ter grana pra comprar um produto do tipo e fazer a automatização das minhas queridas plantinhas. Por enquanto, tenho tido muito trabalho quase todos os dias só pra conseguir manter todas elas saudáveis e com bom aspecto e aparência.

Alguem me recomenda algum modelo de eletrovalvulas. Vou criar 3 zonas de jardim e ainda não tenho nada. Obrigado

Penso que qualquer eletrovalcula de 24 voltes serve. Tenho 4 ligada a um sonoff 4ch.

Estou a montar aqui também e comprei essa aqui.

Comprei a 220 VAC para não precisar de transformador.

Estou a usar um CH4 Pro mas o CH4 para essas válvulas é melhor. Estou a usar o PRO por que já o tinha aqui para controlar minha caldeira mas estou a substituir por um Shelly 1, na altura não conhecia o Shelly e o CH4 é bem maior.

1 Curtiu

Não sei porquê mas não me parece boa ideia misturar água e 220 V… :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Obrigado pela sugestão. mas pk dizes que k ch4 é melhor que k ch4 pro?

O sonoff 4ch pro r2 podes alimentar desde 12 a 220 V. O sonoff 4ch só funciona a 220v. Tens a vantagem que no pro r2 podes alimentar com diferentes vontagens nos, diferentes reles…

Honestamente aguá e electricidade é uma mistura que pode ser bem perigosa, a 12 ou 220 :slight_smile:
Por isso mesmo no circuito dessa ligação meti um interruptor diferencial de 30mA, fora o geral de 300mA.

É apenas para evitar fazer aquele salto de um canal para o outro. No CH4 entra com a fase e o nutro e os canais tem saídas para a fase e o neutro. Se eu fosse comprar para essas válvulas compraria o CH4 e não o Pro.

Mas como o @maxcalavera disse, só tem saídas para 220V enquanto o CH4 Pro tem contactos secos.

Certo. Mas 220v diria que será bem mais perigoso que os 12v. Pelo menos em 12v não tens o risco de seres eletrocutado… Agora o 4ch ser melhor que o pro não estou a ver em que sentido. Só pelas ligações? Isso vai depender muito da utilização que lhes queres dar…

Ninguém pediu mas vou dar os meus 50 cêntimos sobre o assunto:

  • NUNCA utilizar 230V para sistemas de rega com válvulas enterradas no chão. Por algum motivo não existem sistemas comerciais de rega que controlem válvulas de 230V (pelo menos que eu conheça)

  • Válvulas de 230V devem ser usadas em caixas de parede em que não há o risco de inundação e curto-circuito.

  • O diferencial, independentemente do valor, vai estar constantemente a disparar caso as ligações da cablagem de distribuição às válvulas não seja bem feita.

  • Não é preciso andar a “fazer aquele salto” no 4CH Pro, podes usar um ligador WAGOs como está no neutro do esquema que colocaste.

  • É preferível o 4CH Pro ao 4CH “normal” pois pode ser alimentado tanto com AC como com DC o que faz com que possa ser usada apenas uma fonte de alimentação. Além disso o 4CH Pro tem relés com contacto.seco podendo ser usada uma tensão diferente em cada relé. Por exemplo podem ter o canal 1 a controlar uma bomba de furo de 230V e nos outros 3 canais ter electrovalvulas de 24V.

1 Curtiu

50 Cêntimos são sempre bem-vindos, é mais uma forma de aprender.

No meu caso as válvulas estão presas a uma parede e cobertas com uma caixa sem fundo, assim não tem riscos de inundação. A caixa cobre somente a parte preta da válvula.

No caso do diferencial, se ele realmente disparar constantemente é desligar tudo e refazer, se esta a disparar, como disse algo não esta bem feito.
Nesse circuito tem 7 lâmpadas e uma tomada e como são exteriores sempre tive o cuidado com o diferencial dessa zona.

No caso do CH4 eu disse apenas a pensar nessas válvulas, claro que da para fazer com o PRO, estou a fazer com ele, só acho mais organizado o “normal” porém claro fica menos versátil.

Estou a finalizar o projecto aqui e sugestões são sempre bem-vindas. Ainda vou a tempo de mudar algo :wink:

Oi @maxcalavera e possível sim tomar um valente choque com 12v, veja as baterias de carro.

Claro que com a diferença de potencial menor a resistência de sua pele tende a proteger melhor porem com água na equação tem que tomar cuidado para não ter uma falsa segurança ao manusear 12V.

Mas pronto, espero não esta a fazer nada de arriscado aqui.

Nesse caso retiro as minhas objeções… Lol…

E sendo tudo a 230V, o 4CH “normal” faz mais sentido de usar.

1 Curtiu

Diria que tudo depende da corrente a ser utilizada e não da voltagem em si neste caso

Este projecto teve alguma atualização? Ou o primeiro post está atualizado?

Olá viva.

O tópico já é algo antigo mas, correndo o risco de não ter resposta, cá vai:

Eu estou agora com um projeto semelhante e percebi a dúvida do @ngmartinho. O sonoff pode ser alimentado a 24V DC mas as eletrovalvulas são a 24V AC. @maxcalavera no teu projeto apenas estás a utilizar um transformador de 24V mas a corrente é diferente. As eletrovalvulas são AC e o sonoff é DC.

Obrigado

A alimentação do Sonoff 4CH Pro é apenas para alimentação e mais nada.

Podes ter o Sonoff alimentado a 24VDC, ter um relé com 230VAC, outro a 24VAC, outro a 5VDC… É totalmente independente.

Obrigado, Jorge.
Sim, tinha percebido claramente como funciona.
A dúvida estava nas ligações do @maxcalavera. É tudo 24V mas dava a ideia que misturava AC com DC mas certamente que as eletrovalvulas do projecto que partilhou são DC.
Ab

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade