Automatização da rega do jardim

Desculpa, tinha ficado com a ideia que a tua duvida era nas ligações. Quanto ao material usado só o @maxcalavera te poderá ajudar.

Sim. Eu uso o mesmo transformador para as eletrovalculas e sonoff. Como ficaram a funcionar eu deixei ficar assim. Não sei quais as consequências mas até ao momento está tudo funcional… :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Bom dia, a todos, gostava de pedir ajuda aos mais entendidos.

Pretendo colocar sistema de rega em casa e pensei inicialmente colocar um programador, mas fico sem controlar o mesmo via HA.

Dito isto, qual a vossa sugestão ? Programador Wifi ou algo mais eficiente ?

Este post é a resposta a isso :slight_smile:

Se quiseres usar um programador wifi, e ficar dependente ao que a marca do programador tiver e achares suficiente…
Se pretenderes algo mais a longo prazo e teres mais liberdade, este post explica isso! Com o sistema “Sonoff” e HA ficas mais bem servido :slight_smile:

Ao preço que pedem por um programador de rega de 4 saídas e as limitações que tem, nada como uma solução como esta, ainda mais para quem já está no mundo do HA.

Eu não fui pelo Sonnoff porque queria mais que as 4 saídas e já tinha por casa uma placa de 8 relays, pelo que acabei por uma solução DIY, com 8 relays e assim controlo a rega, o filtro da piscina, iluminação, temperatura da água da piscina e temp e humidade exterior com um custo em material muito reduzido e com o controlo total sem depender de apps ou serviços externos.

Se os 4 canais do sonoff chegam é mesmo a melhor solução. “pronto a usar”, apresentável (a minha solução diy não o é) e com o controlo total a partir do HA.

podias adicionar outro sonnoff :slight_smile:

No entanto, Ricardo, se tiveres interesse num programador TORO com modulo WIFI, diz que estou a vender o meu.
Obrigado.

Como já tinha a placa de relays parada há uns anos, foi só comprar um ESP32 e um Hi-link para o alimentar…
imagem

vou dar uma vista de olhos mas terei no máximo 4 electroválvulas. Esse sonoff dará ?

Sim, o Sonoff 4CH pro tem 4 relays.

Boa noite, para a ligação com as eletrovalvulas é necessário algum transformador? Ou posso ligar as as eletrovalvulas direto ao Sonoff ?

Por norma há eletrovalvulas de 9v DC ou 24v AC. Se usar de 9v, pode usar a mesma fonte de alimentação para tudo, se usar de 24v já é mais complicado, pois implicaria converter AC-DC e depois um stepdown, que o sonoof (se a memória não falha) só aceita até 23v…

Bom dia
Alguem me sabe dizer se um sonoff 4chpro depois de programados os agendamentos para a rega, se ficar sem acesso a net ele continua a executa-los?
Sem tasmota

Os agendamentos são feitos localmente, por isso serão sempre efectuados.

Tenho uma eletrovalvula de 12v, alimentada por um transformador de 12v, posso colocar um shelly antes do transformador (porque é 220v) e já consigo automatizar a eletrovalvula, certo?

Caso tivesse um sonoff pro, qual era o maneira mais correta de ligar a eletrovalvula? Ligar logo no relé 1 os fios 12v ou 220v?

Eu ligo nos relays as eletroválvulas. O transformador (no meu caso de 24v) está sempre alimentado. Desta forma, controlo 3 setores diferentes. Desligando os 220v do transformador, tal não seria possível.

Agora se é mesmo só para uma válvula, pode muito bem cortar os 220v e “poupa” o transformador.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade