Automatização da rega do jardim

Verifica se os comandos estão de facto a ser enviados para as válvulas.

Pois, não deve é estar a ser enviados de forma manual. Pois quando activo pelo interruptor manual do HA a rega começa e para normalmente.

O que é estranho é ser intermitente. Já esteve a funcionar sem falhas.

Olá boa tarde… Já chegas te a ver as tuas atualizações? Obrigado

O estranho é que o HA comunica por mqtt com o sonoff, deve estar a falhar alguma coisa no código dos ciclos que não estão a funcionar.

Boas,

sou novo neste forum, e estou a inciar-me na automação, apesar de ja ter alguns dispositivos. Uma das coisas que pretendia, era substituir o meu sistema de regar da Hunter de 8ch, por um sistema de rega wifi, os que existem da Hunter e da RainBird, são ainda demasiado caros (para 8 canais). Assim, estive a ver a opção dos Sonoffs de 4 ch e susbtituir o Hunter por dois sonoffs.
Duvidas:
i) O meu hunter liga as electro valvulas de 24V. Assim, cada um dos Sonoff deve estar apenas ligado a um transformador de 24V AC/DC ?
ii) Julgo que o esquema de ligação, ja esta aqui no forum numa foto… Basta seguir a mesma?
iii) Como nao tenho ainda o Home Automation, posso utilizar as programações de base da App dos Sonoffs (eWeLink) para os por a trabalhar ?
iv) Qual a vantagem de utilizar a programaçao dos Sonoffs vs flashar e utilizar os programas que estão aqui no forum ?

A verde, a alimentação 24VAC
A azul, o sensor de chuva que terei que solucionar de outra forma… (Ja vi que há no forum uma ideia)
A branco julgo que seja o neutro/terra para as electrovalvulas… Mas nao sei !!
A vermelho é a corrente para cada um dos sectores…

Captura de ecrã 2021-01-20 143902

Obrigado antecipadamente pela ajuda !!

1 Curtiu

Para usares Sonoff 4CH tens de usar a versão Pro que utiliza relés com “contactos secos” e podem funcionar com várias tensões tanto em AC como em DC.

Com Sonoff 4CH Pro podes ligar os Sonoffs com 230V e as válvulas a 24V. Se quiseres ligar tudo a 24V podes mas tens de usar um transformador que possa fornecer a tensão suficiente para tudo.

Como é que faço se quiser ligar a 220v e depois as electro válvula a 24v? Por Hardware ou software? Obrigado

Entretanto já encomendei um sonoff 4ch pro da bangood.

Alimentas o sonoff a 220 V na entrada. Depois os reles alimentas com o transformador tal e qual como no tutorial.

Bom dia, Bruno

estive a ver as fotos e tutorais que estão nesta trend, mas não percebo. É possível colocar mais fotos do teu sistema ? Talvez qdo receber os sonoffs seja mais fácil de entender.

Obrigado

1 Curtiu

Logo que consiga eu partilho mais fotos sim.

1 Curtiu

Olá Bruno,

alguma novidade com as fotos ?
Qdo puderes, partilha, pf.

Obrigado

No que respeita a circuito eléctrico o Sonoff 4CH PRO

  1. Não tem transformador 220VAC para 24VAC, pelo que terás de comprar um transfomador 24VAC para alimentar as electroválvulas, por exemplo este. 1A chega para uma electroválvula de cada vez, se tiveres muitas válvulas em simultâneo pode ser que necessites de um transformador com mais ampéres
  2. Enquanto que o programador da Hunter tem 1 saída em cada relé (teus círculos vermelhos), o Sonoff tem 3 contactos por relé. O do meio é por onde entra a electricidade (no caso do Hunter é interno ao programador, no caso do Sonoff terás de gastar algum fio para ligares os 24VAC a cada um). O contacto da esquerda do Sonoff equivale aos contactos do Hunter (estou a escrever de cabeça, poderá ser o da direita, um dos contactos está fechado e outro aberto quando o relé está ligado)

Estou a ver que no teu caso só usas 7 dos 8 canais. No Sonoff poderás usar esse canal que te vai sobrar para, em vez de ligares 24VAC, ligares 220VAC e a saída vai alimentar o transformador de 24VAC. Assim o transformador só vai estar em carga quando for necessário regar, o que por um lado prolonga a sua vida, e por outro gasta menos energia.

No meu caso optei por não pôr sensor de humidade, na minha zona a previsão meteorológica é credível q.b., e na estação chuvosa desligo o sistema de rega dado que o terreno tende a ficar empapado durante dias a fio.

1 Curtiu

Ola Hugo,

antes de mais, obrigado pela explicação e para acrescentar, julgo que fomos colegas na “Big Blue”, será ??

relativamente às ligações ao sonoff, não entendo como ligo o transformador externo ao canal livre, para alimentar as electrovávulas.
o sonoff, é ligado directamente a 220V e depois tenho q fazer uma 2a ligação de um transformador de 24VAC para as electrovávulas ?? Se t
iver q utilizar 2 sonoffs, uma vez q tenho 7 sectores, isso implica ter 2 transformadores ?
sinceramente, nesta parte das ligações estou meio perdido…

Obrigado !!

Isto é um mundo pequeno, fomos sim. Apostei no OpenHAB mas ando por aqui a recolher ideias, e por vezes dar umas dicas.

Fiz um esquema de como ficam as ligações

Sobre a tua questão de eWeLink vs HA: não te metas com o eWeLink. O controlo fica na China, se falha a Internet lá se vai a rega, mais vale teres um sistema de controlo local. Tasmotiza o Sonoff, é fácil (o meu é um R2 mas com o R3 pode ser diferente, precisei de um adaptador ftdi que se compra na Mauser e uns jumper cables dupont macho fêmea).

Edit: Segundo esta foto do Sonoff os fios verdes / castanho ligam à esquerda, o meu desenho está errado, mas creio que mesmo assim se percebe a ideia.

imagem

Abraço

Ola Hugo,

completamente claro e muito útil o esclarecimento !!!
Muito obrigado. Depois quando receber os sonoffs dou noticias,

Abraço

Pois. Era isso que ia dizer. O teu esquema não, está certo. As válvulas ligam a esquerda. De resto está tudo bem feito. Desculpem mas não, tenho tido muito tempo para partilhar mais fotos.

1 Curtiu

Sugiro que mantenhas os dois sistemas em paralelo. Não será difícil teres um comutador de 220V que alimente ora um ora outro. Na minha opinião não deve haver nunca uma dependência a 100% do HA.

Não precisa de haver essa dependência nem precisa de manter o sistema da Hunter. Se utilizar Sonoff com Tasmota pode perfeitamente configurar os tempos de rega no HA, passar esses valores para os temporizadores do Tasmota e criar uma rule para quando perder a ligação ao HA activar os temporizadores. Assim, se o HA falhar, os temporizadores assumem o controlo da rega.

Sim, claro, mas não será mais simples manter o Hunter ? Não tenho grande prática com as rules do Tasmota, uma rule pode estar inactiva mas penso que terei de usar o wifi para me ligar ao Sonoff para a activar quando for necessário. E se a falha se dever ao wifi ? E a mulher saberá fazê-lo ?

Podes criar rules para reagir a diversas situações: falha de ligação ao MQTT, falha de ligação ao wifi, reboot, etc. Basta criar rules para cobrir as situações que queres precaver. E se bem configurado, funciona tudo de maneira autónoma sem necessidade de intervenção humana.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade