Automação Portão

Boas,
Eu tenho os motores aqui de casa todos integrados com o HA. Todos eles são rolling code, como a maioria dos motores. A solução que arranjei foi uma já abordada aqui, colonando o comando original e depois nesse comando soldo 2 fios a cada botão, esses fios ligam depois a um relay que está ligado ao RPi. Já funciona assim há uns meses. :slight_smile:

2 Curtiram

Com um transistor provavelmente era ainda melhor do que com um relé…

1 Curtiu

Se não quiseres entrar na questão do rollingcode sim/não, e partindo do princípio que tens acesso ao motor, o mais fácil é colocares um esp com relé ligado à placa do portão nos contactos de comando.

1 Curtiu

Vou estudar essa possibilidade também… :slight_smile:

Depois de algum tempo lá decidi flashar o Sonoff Bridge e segui o teu conselho…

Consegui fazer tudo, com os 12v no botão o motor era acionado mas ao testar com 5V que iria usar no SV (a ideia seria o SV ser alimentado por USB) o resultado foi… comando para o galheiro…

Já tenho novo comando a caminho, para além do Sonoff SV que vou usar mas começo a pensar como vou programar o SV para enviar o sinal para o comando, pois ao ativar o Sonoff SV ele vai estar sempre a “carregar” no botão do comando. O que aconselham para conseguir enviar apenas sinal por exemplo de 1 segundo? Conseguirei adaptar os comandos para usar por cover?

Tens de usar o comando Pulsetime! Ou seja, na consola do tasmota (se usares esse software) do SV escreves:
Pulsetime1 5
Por exemplo, para meio segundo… A partir daí, sempre que activares o sonoff SV ele liga o relé apenas durante 5 décimos de segundo…

1 Curtiu

Obrigado Nuno, assim farei quando chegar o sv

Boas tardes…eu consegui um código para o esp8266 k abre e fecha o portão e também me diz se está na posição de fechado ou aberto.
Envia os dados por mqtt para o meu telemóvel…
Até Aki impecável…o problema é sempre k o esp8266 reinicia…(falta de corrente ou falta de NET) o esp8266 reinicia as portas causando abertura ou fecho involuntário…
Haverá solução para isto… Abraço

Podes colocar aqui o código?

O teu problema é o que tive.

Vê aqui o meu codigo de garagem: 📑 Controlar garagem com monitorização do estado do portão e temperatura ambiente

Vais reparar que no codigo uso uma varíavel: bool firststart = true que impede o teu problema.

Dá uma vista de olho e depois diz-me. Caso queira posso partilhar o codigo que fiz para o meu portão que é o que pretendes

boa noite…este codigo encontrei no youtobe mas é mesmo isto k kero lol…mas é como te disse…ao reiniciar o esp…as portas dao um sinal de arranke…

se kiseres dar uma olhadela força… dois botoes e um sensor em mqtt…

se poderes e hastebin
claro k kero experimentar o teu codigo… abraço boa noite

aki fica o codigo

@Juca quando publicares código assim grande, usa o hastebin.com e depois coloca o link para o ficheiro.

Porque é que o teu servidor MQTT tem um endereço DuckDNS?

Se fizeres uma pesquisa no Goggle essa biblioteca é muito fácil de encontrar…

https://www.google.pt/search?q=remotedebug.h

O meu codigo que uso para o portão: hastebin

Bom dia o DNS no server mqtt é apenas um exemplo… Obrigado

obrigado ricardo está impecavel…
mas diz-me uma coisa, só tem um estado de fechado ou aberto certo? (apenas um sensor ?)

juca

Sim porque só implementei um sensor no meu portão (quando esta fechado). Caso implementas outro sensor, tens que alterar o codigo e acrescentar esse sensor.

1 Curtiu

@Juca isso é porque usas o pulse time deves ter retain do lado do HA como pedis-te para ele abrir e o pulse time é que o “desliga” e não o HA o retain fica OPEN.

Quando falta a eletricidade , etc ele volta a abrir , tive esse problema… mas bastava ter um time-out e o portão abria

1 Curtiu

Tentei ontem fazer a ligação ao comando mas surgiu-me um problema, em 2 comandos diferentes e que estão configurados ao estar a prender o botão quando o sonoff sv envia sinal o comando interpreta o botao como estando off, ou seja, requer pressionar apos o sonoff enviar sinal.

O relógio é Tizen ?

Tenho um Samsung Gear S3 , recebo as notificações mas não me aparecem os butões , apenas aparece em formato texto :expressionless:

Os botões só devem aparecer em relógios com o WearOS.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade