Automação Portão

Tenho uma pergunta/pedido de sugestão sobre a automação de um portão de garagem:

Vivo num apartamento com o portão a ser usado por todos como tal estou um pouco limitado no que toca a pode-lo “incorporar” no HA.

andei a pesquisar e encontrei o Sonoff Bridge RF e aqui surge a dúvida se é possível copiar a frequência para o Sonoff para depois com base na localização abra e feche o portão.

A não ser possível que sugestão aconselham visto conforme indiquei acima não poder mexer no motor e instalação

E porque não um sensor de portas ou janelas no portão para detectar a abertura e fecho?

@blopes o mais simples será fazer como fiz , Sonoff SV e ligas a um comando que tenhas. Carregas no Switch e ele simula o carregar do botão do comando.

Isto foi o possivel uma vez que no meu prédio o motor usa rolling code não dá para clonar

Ahhh… Não tinha percebido que querias abrir e fechar, pensei que querias saber se estava aberto ou fechado…

A solução do @mlg é muito boa… mas tens de saber soldar… Lol…

Por acaso a ideia é boa, mas soldar a placa do comando com o Sonoff nao me parece ser fácil.

A ideia do Sonoff Brigde funcionará como penso que funciona?

é só soldar dois fios , neste caso é um pingo de solda em cada lado do botão é fácil…

O Sonoff Bridge só vai funcionar caso não seja rolling code

De que zona és @blopes?

Já andei a pesquisar e não me parece difícil. Como é que possível saber se o comando é Rolling code?

Sou de Lisboa…

(só por causa dos 20 caracteres)… :grin:

1 Curtiu

Se tiveres o meterial posso fazer-te as soldaduras, não é nada de especial. Se quiseres, envia mensagem privada a dizer de que zona de Lisboa és.

1 Curtiu

Coloca o modelo do motor ou comando que facilmente dará para ver =)

1 Curtiu

Obrigado Jorge, pensava que eram soldaduras mais dificeis, já estive a ver e consigo fazê-las, no entanto obrigado pela disponibilidade :wink:

1 Curtiu

O motor e comando são Ditec:

comando: Ditec BIXLP2

O motor não sei precisar o modelo mas é algo semelhante a isto:
https://img01-olxpt.akamaized.net/img-olxpt/935044465_1_644x461_kit-motor-porto-ditec-vila-franca-de-xira.jpg

Não consigo encontrar o manual desse comando , mas encontrei que foi substituido pelo GOL4

GOL4 433,92 MHz rolling code

1 Curtiu

Agora fiquei na dúvida…

Aqui falam em código fixo:
http://www.focalsystem.pt/comandos-produto-2023-2.html

Estarei a fazer confusão?

Pois nesse site diz que foi substituido pelo GOL4C e o C é codigo fixo, mas encontrei outro site a dizer que era apenas o GOL4 e este é rolling code :expressionless:

1 Curtiu

Abre o comando e vê o que está escrito na board.

1 Curtiu

Não é preciso soldaduras nenhumas temos que ser poupados :wink: A magia acontece sem muito dinheiro só é preciso o mágico querer…
Agarras em outro comando, no botao que usas para abrir o portão usas um palito ou um bocado de fita cola, de maneira a que o botão que fique preso…
Depois tiras a pilha do comando, e ligas a pilha ao SV, se tiveres um wemos ou nodemcu com rele tambem podes fazer escusas de gastar dinheiro em um sv.
Isto depois dentro de uma caixinha 3d ou de uma já comprada não se nota nada que não és mágico professional…

E no fim todos ficam felizes :slight_smile:

E ainda te pergunto… apanhas wifi na garagem ? a garagem tem algum interruptor para abrir manualmente?

Caso queiras uma opção mais “pipi” o nosso amigo Bruno Horta fez assim:



Contudo isto é uma opção que gastas dinheiro e mais tempo face a que te disse acima e o resultado final é o mesmo.

Sim, tenho a garagem dois andares abaixo e consigo apanhar wifi pois o router tá na direcção da garagem… e tambem tenho interruptor manual.

So nao queria fazer alterações na “estrutura” atual.

A ideia do Sonoff Brigde caso desse era ficar dentro de casa pois de onde fosse ficar consigo abrir e fechar com o comando…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade