Automação de Piscina - Ajuda [ RESOLVIDO]

Boa tarde

Não sou muito entendido em programação Yaml, mas com os exemplos deste e outros foruns lá vou conseguindo automatizar a minha casa.

Tenho uma automação que faz parar os motores da piscina quando o ciclo de filtração esta completo, e que funciona, mas queria ir mais alem e definir o tempo de funcionamento atraves de um “imput number” , mas não consigo que este funcione na automação.
Na versão 1 a automação funciona perfeitamente na versão 2 não funciona e eu não tenho capacidade para entender porquê.

Alguem me poderia apontar para o erro?

versão 1 - Funcional

- alias: Desligar Bomba da Piscina ciclo completo
  trigger:
    platform: numeric_state
    entity_id: sensor.piscina_horas_total_formatado
    above: 480
  action:
  - service: switch.turn_off
    entity_id: switch.stch_piscina_moes_2gang_switch

versão 2 - Não funcional

- alias: v2 Desligar Bomba da Piscina ciclo completo verão
  trigger:
    platform: numeric_state
    entity_id: sensor.piscina_horas_total_formatado
    above: "{{ states('input_number.horas_funcionamento_piscina') | int }}"
  action:
  - service: switch.turn_off
    entity_id: switch.stch_piscina_moes_2gang_switch

Obrigado desde já a todos.

Eu deixei-me disso e instalei via HACS o Scheduler Card e Component!

Muito simples de configurar e muito útil para tudo o que seja para ligar e desligar por horários. Desde filtros, estores, iluminação (até permite escolher o brilho), …

Aqui o meu exemplo de temporizações para o filtro da piscina:

1 Curtiu

cuidado com esse controlo nas bombas da piscina ou vais começar a ter problemas. fala com alguém especializado que te possa indicar os tempos mínimos de funcionamento das bombas.

Obrigado pela preocupação, mas já tenho a piscina há mais de 10 anos!
Neste momento até está o filtro desligado e a piscina tapada. Com água a 10º não apetece banhos!

Esta calendarização, foi já no outono, enquanto não a fechei. 6 horas por dia, chegava para circular a água e ir recolhendo as folhas pelo skimmer!

imagem

Boa noite

Obrigado @Peixeiro é uma dica que pode dar jeito no futuro para outras situações, mas no meu caso tenho a bomba a funcionar quase exclusivamente com os paineis solares e as automações é que ligam ou desligam a bomba, aproveitando ao maximo a energia produzida, claro que com tempos minimos de funcionamento para não danificar prematuramente os equipamentos.

Por ter varias automações é que necessitava de alterar o tempo do ciclo completo de filtração atraves de um imput_number de forma a que quando necessitar de ajustar o tempo do ciclo de filtração não tenha que ir a todas as automações e alterar uma a uma.
Obrigado de qual quer forma.

Rui, que sensor de temperatura utilizas para integrar a temperatura da piscina no HA?
Era algo que gostava de integrar, caso não fosse demasiado complexo / caro.

PS: Também utilizo o scheduler card para o mesmo fim e estou muito satisfeito.

Tambem estava a pensar nisso @Peixeiro, que sensor usa e onde o colocou?

Para a temperatura da água uso um sensor DS18B20 com a resistência de pullup de 4.7K ohm .

O sensor está a cerca de 5 metros do ESP32. Usei cabo de rede para “estender” o curto cabo original, usei cabo UTP.
O sensor está a 1 metro de profundidade na Piscina, para não apanhar a temperatura mais quente (ou gelada agora no inverno) na superfície…

espera tens o sensor dentro da piscina mesma? não está numa camisa dentro da tubagem enquanto a bomba está a fazer recirculação?
espero mesmo pela tua segurança que esse esp32 esteja a ser alimentando por uma fonte de alimentação SELV com classe de isolamento tipo 2.

O ESP32 está a ser alimentado por um HLK-PM01. Penso que os 5v e 1A não é critico…

Na perfboard que usei, removi os ponto de cobre na zona dos 230v, para em caso de humidade ou algum derrame não haver tanta possibilidade de passagem.
Talvez devesse adicionar um fusível rápido de 5mA na ligação ao sensor, mas será assim tão elevado o risco?

não estas a perceber o problema.
essa fonte não tem nenhuma classe de isolamento definida (alias o datasheet é chines, duvido de muita coisa que lá esteja escrito mas…) o que pelas regras não é indicada para ser usado em ambientes com piscinas e casas de banho no VOLUME 0, 1(embora não esteja no volume 0 existe uma ligação indirecta pela sonda.).
no datasheet dessa fonte de alimentação não diz a class de isolamento nem tem as identificações SELV (https://components101.com/sites/default/files/component_datasheet/HLK-PM01%20AC%20to%20DC%205V%20Power%20Module.pdf).
em caso de falha desse equipamento existe a possibilidade dessa fonte passar a tensão alta do primário para o secundário provocar um choque eléctrico a quem esteja em contacto com a agua.
Se foi uma empresa (credenciada e que saiba o que faz) que te montou a piscina e tens iluminação dentro da piscina verifica a fonte de alimentação que vai alimentar essa iluminação, primeiro deve ter uma tensão reduzida, segundo deve ser classe de isolamento tipo 3 e terceiro pode ter uma marcação a dizer SELV tal como esta fonte de alimentação para a minha casa de banho para iluminação led dos nichos:
(https://www.eibabo.pt/mean-well/knx-driver-led-24v-200w-com-saida-pwm-pwm-200-24kn-ebn000726?utm_source=Portals&utm_medium=CPC&utm_campaign=eibabo-PT_GoogleShopping_PT&gclid=EAIaIQobChMI0e_TkpSLhAMVvUdBAh3JOQr1EAQYBSABEgJ85PD_BwE)

são regras e são feitas para te salvaguardar em caso de anomalia, tens um ligação indirecta de equipamentos não protegidos e DIY dentro do VOLUME 0, não é o fusível mais rápido, ou mesmo um diferencial de 10mA que te irá salvar em caso de avaria.

Se tens duvidas consulta um electricista credenciado.
ou podes consultar na net:
https://analitica.pt/perguntas-frequentes/#1547138928455-18c99a22-68d9
https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=259
https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2006-70055500

já disse aqui que vale a pena DIY mas não quando se trata de segurança.

Obrigado pelo alerta.

Sou muito adepto do DIY e por vezes, por desconhecimento, saltam-se etapas e obrigações e nem sempre a solução é a melhor…
Acredito que o risco dos 220v chegarem ao sensor na piscina é muito reduzido, mas vou procurar uma fonte de alimentação mais fiável! Numa pesquisa rápida já vi aqui umas da Meanwell com a designação SELV e Class 2.
ex: https://www.ellumiglow.com/media/solwin/productattachment/attachment/file/APV-12-SPEC.PDF

sem problema! estamos aqui para aprender. também eu desconhecia destas protecções em fontes de alimentação ate começar a construir a minha casa e decidir meter leds na base do duche e nos nichos.

Boa tarde. Fiquei com uma dúvida e alguma preocupação por causa da sonda submersa. Quando construí a minha piscina deixei um passa muro para inserir uma sonda DS18B20. A mesma está ligada ao add-on que está adaptado a um shelly 1pm.
Haverá possibilidade, em caso de avaria, de passagem de corrente elétrica pelo add-on até a sonda? Está montada desde 2022 e a única coisa que tem acontecido é ter que substituir a sonda por avaria. Muito obrigado.

A mim parece-me que o risco dos 220v chegarem à piscina é reduzido, mas existe sempre…

Em relação à avaria da sonda, em coloquei uma manga térmica por cima da já existente, mas maior, apanhado um pouco da ponta metálica visível e mais um ou dois centímetros do cabo.
Está à dois anos dentro da piscina e ainda não avariou.

1 Curtiu

Bom dia e muito obrigado pela resposta. Efetivamente nunca pensei que houvesse esse risco. Haverá alguma forma de proteger essa possível passagem de corrente?
Em relação à sonda também uso manga térmica, mas não tem tido muita durabilidade. Cumprimentos, Fabiano.

Pelo que o @Duarte_Santos falou e depois andei a pesquisar, é usar uma fonte de alimentação com a designação SELV, que terá separação física no transformador, entre a parte de 220v e a de baixa tensão. Desta forma, em caso de falha grave, os 220v nunca passam para o resto do circuito.

No teu caso , como usas o shelly, não sei como conseguirias ultrapassar.
Há sempre a solução de isolar por completo o sensor, para não ter qualquer contacto com a água.

2 Curtiram

“No teu caso , como usas o shelly, não sei como conseguirias ultrapassar”

no caso dos shellys eles usam uma tensão reduzida como 12V ou 24V é só tirar o shelly dos 230Vac e instalar uma fonte de alimentação de 12V ou 24V e tens o problema resolvido.

1 Curtiu

Boa tarde. No caso é um Shelly 1pm (gen 1). Não sei se este pode ser alimentado com baixa voltarem. A série Plus sim, mas os de primeira geração não sei se é necessário alguma alteração.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade