Automação de Piscina - Ajuda [ RESOLVIDO]

está na imagem 110-240V AC ou 24-60V DC

o Shelly Plus 1 PM usa 110-240V AC ou 24-30V DC

é quase a mesma coisa visto que pouquíssimos equipamentos usam mais de 24V DC

Sim, vi na imagem. Todavia, é necessário fazer alguma alteração no Shelly, correto? Não posso alimenta-lo com 24V nos polos N e L.

se verificares o manual do shelly vais ver que pode ligar os 24V no shelly sem problemas, só tens de ter em atenção á polaridade shelly 1 pm manual

atenção que pelo manual o shelly plus 1 PM em DC deixa de funcionar com o contador de energia (*without power metering) não sei se é a mesma coisa com o modelo anterior.

a alteração que te referes nos shellys é só (posso estar errado noutros modelos) no shelly 1 que tem 12V e precisas de trocar um shunt de posição. shelly 1

tens aqui mais informação sobre o shelly 1 pm

1 Curtiu

Pois é, dá para ligar a 24V. Entretanto, como liguei todos os meus Shellys aos 220, nunca me tinha debruçado sobre o assunto. :sweat_smile:
Vou tratar de fazer essa alteração (muito importante) antes da abertura da época balnear 2024! :sweat_smile:
A probabilidade de haver passagem é baixíssima, mas… não é ZERO!
Este é um assunto muito sério para continuar a desvalorizar! :pray:
Quero-vos agradecer MUITO por toda a ajuda e entendimento sobre o assunto!
Boa continuação! Abraço!

Boa noite

Afinal mais vale não complicar

a solução:

- alias: v2 Desligar Bomba da Piscina ciclo completo verão
  trigger:
    platform: numeric_state
    entity_id: sensor.piscina_horas_total_formatado
    above: input_number.horas_funcionamento_piscina
  action:
  - service: switch.turn_off
    target:
      entity_id: switch.stch_piscina_moes_2gang_switch

@Peixeiro
Ainda tenho aqui um DS18B20 a mais de quando montei o gestor de excedentes no deposito de agua quente, mas estar a montar a tua solução é demasiado diy para mim e requer tempo que não tenho, alem disso a minha neta iria achar piada ter um fio ma piscina e puxar para ver ate onde ia :).

A solução do @SmartDomus_Tech é mais pratica, pena é o meu wi-fi na zona ser pressimo, ia ser fantastico ter a temperatura da piscina no HA assim conseguia colocar os ciclos de filtração automatizados dependendo da altura do ano, exposição solar e temperatura da piscina. Já agora como posso extender o fio do DS18B20 com um cabo UDP? Soldar?

@Fabiano_Fernandes existe manga termica com resina no interior que é ativada com o calor, melhorando a impermeabilização, não sei se é isso que usas.

@Rui_Silva Efetivamente a manga térmica que tenho não tem resina. Vou comprar e aplicar. Muito obrigado pela sugestão.
Abraço.

Eu usei cabo UTP cat 5e e nem soldei… enrolei um no outro e meti manga térmica. Era para ser temporário e assim ficou.
Quanto aos “mexericos”, os meus miúdos também lá foram mexer nos primeiros dias, mas depois passou e já nem lhe ligam.

“existe manga térmica com resina no interior que é ativada com o calor, melhorando a impermeabilização, não sei se é isso que usas”

pode usar manga térmica com resina, digo já que é bastante difícil de remover quando bem aplicada.
soldar os fios, ou podes cravar os fios. existe uns terminais para fazer isso de forma limpa, no entanto é sempre mais fácil soldar os condutores e isolar com manga térmica. este trabalho quando bem feito tem uma durabilidade longa como a do resto do cabo.
o cabo que usei numa instalação em que tive que estender o sinal do DS18B20 foi este cabo, também uso este cabo para os meus sensores das portas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade