Olá, venho com esse tutorial explicar como configurar o cartão dos robôs aspiradores! Não achei informações em português e as informações que já existiam eram desatualizadas ou não informavam o procedimento completo.
O Vacuum Card ficará assim, com informações sobre o robô e os cômodos disponíveis para limpeza com um click!
Com o Vacuum Card instalado e o Home Assistant já reiniciado, vamos adicionar o cartão na nossa tela de “Visão Geral”. Vamos no menu no canto direito a cima e clicar em Configurar “interface” do usuário.
Clicando no “+” no canto direito em baixo.
Vamos adicionar o cartão clicando na opção Personalizado: Vacuum Card.
Com a tela para adicionar o cartão aberta temos que preencher com a entidade do nosso robô aspirador.
Para cada cômodo o robô separa um número, no meu caso são 7 cômodos, então são cômodos de 1 a 7. No seu caso podem ser mais ou menos cômodos, isso vária muito.
Não temos como saber qual cômodo é qual então temos que ir na tentativa e erro até descobrir, no meu caso o cômodo 2 é um quarto.
Devemos ir no config, no arquivo script.yaml e criar o seguinte script.
Criei um script com o nome de quarto, vc pode alterar para o nome do cômodo após descobrir qual é o cômodo para cada número.
Em params você vai alterar os número dos cômodos, cada número é um cômodo diferente.
Não esqueça de colocar a entidade correta do seu robô aspirador em entity_id.
Com o script criado, agora é só salvar e reiniciar o Home Assistant.
Vai perceber que foi criado o script no Home Assistant na aba de scripts! Para testar o script e saber qual cômodo é o número que colocou é só clicar no ícone de play, assim consegue ver para aonde o robô irá!
actions:
- name: Quarto
service: script.quarto
icon: 'mdi:bed-empty'
Em name vamos colocar o nome do cômodo que queremos que apareça quando colocamos o mouse em cima do ícone.
Em Service vamos colocar o nome do script que criamos! Lembra que coloquei o nome do script de quarto? Então o nome do script é script.quarto
E em icon vamos colocar o ícone referente ao cômodo, se for um quarto podemos usar mid:bed ou mdi:bed-empty, para uma sala podemos usar mdi:sofa e para o banheiro (casa de banho) mid:toilet. Site com os icones: https://cdn.materialdesignicons.com/3.2.89/
Boa tarde,
Alguem sabe como gerir no caso em que se utilize o aspirador em dois pisos diferentes?
E tentei criar uma segunda entidade vacuum.aspirador2 e coloca-lo sempre no mesmo ponto, mas…
Obrigado
Olá Rodolfo,
ando a pesquisar pelos fóruns, mas parece me que me aconteceu algo estranho.
tenho um problema que me parece que são as coordenadas da base.É como se se tivessem alterado,assim que os sentidos dos eixos XX yy.
Obrigado,
Já fiz, umas vezes corrige outras não… Por vezes quando levanto as rodas ele passa-se. Conheces alguma forma de fixar as coordenadas da base?