ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android - dúvidas

experimenta mudar o nome do dtb também no ficheiro “/extlinux/extlinux.conf” … tenta com o p281

@Maddoctor estou agora a passar esta versão para o cartão a ver o que da.
Armbian_5.41_S9xxx_Debian_stretch_4.9.40_icewm_20180315.img.xz
com a anteruior consegui arrancar mas não consegui instalar. Deu-me um erro que feito nabo não o tirei.

Aparece no discord para discutir a evolução e, quando estiver resolvido vens aqui colocar a solução… Assim o tópico não fica desnecessariamente grande…

2 Curtiram

Boas Pessoal,
Tenho uma box mecool m8s pro w que adquiri para tentar colocar o Armhassio mas que por estes dias me parece impossível pois já tentei de tudo.

Tenho tentado fazer o que tem sido sugerido nos posts deste tópico mas apenas consigo passar do logo da mecool com a versão Armbian_5.37_S9xxx_Ubuntu_xenial_3.14.29_mate_20171226.img e o gxl_p212_2g.dtb, de resto nenhuma outra versão funciona.

Já alguém conseguiu instalar esta versão no Emmc desta box? Que utilidade estão a dar à box? Ou existe forma de reverte para o sistema original?

Neste momento quando não tem o cartão de memória ela fica parada no logo inicial da mecool.

@azougado Bem vindo ao clube… Hihihihihihi. Agora só te resta esperar por uma solução para por a box a bombar com hassio… Tenho a minha encostada a conta disso e a aguardar que surja alguma solução para por a bombar…

Há forma de reverter… O @j_assuncao é quem tem mais experiência com esse procedimento nessa Box…
Quanto à solução para flashar armbian para depois pôr hassio não está fácil… Estamos a ver se se consegue dar a volta…

@azougado @maxcalavera
O procedimento para colocar a box de novo a funcionar é simples e se quiserem posso escrever um pequeno guia.

No domingo passado passei (grande) parte do dia com o @Maddoctor a verificar alguns procedimentos e que nos levam a pensar que uma actualização recente do hardware desta box em específico impede que o método “tradicional” de alteração do bootloader para permitir o arranque de outros SOs não seja possível.

Nos próximos dias tenciono voltar ao ataque à box mas a falta de tempo por motivos profissionais tem-me impedido de o fazer.

Até lá, se um de vocês poder, tentem por favor instalar uma versão do Librelec na box pois já li relatos de quem o conseguiu fazer. Se o Librelec funcionar há esperança em resolver esta questão rapidamente. Se não encontrarem uma versão para o S905w podem usar para a do S905x pois são processadores praticamente iguais.

O libreelec a funcionar nestas boxes só deverá ser possível instalar o HA e restantes containers individualmente.

O hass.io, no script de instalação pede instalação de diversos pacotes e serviços no SO que o libreelec não permite.

Dos testes (Setembro de 2018) que fiz do libreelec numa wetek play 2 consegui fazer dual boot (android ou libreelec) um no eMMC outro no sd. Para instalar o HA e outros containers (mosquito, z2m,…) utilizei o portainer. No respeita a performance, mesmo com o kodi em frontend a utilização dos recursos foi muito boa.

A ideia de instalar o Librelec é ver se o script de alteração do bootloader funciona. Se funcionar é comparar com o do Armbian para ver as diferenças. A ideia é correr o Armbian com Hassio.

1 Curtiu

@j_assuncao desculpa a minha ignorância mas onde posso ir buscar o libreelec para a box? É como é o método de instalação… Nisto de instalar software nas box android sou um 0 bastante redondo. Muito obrigado pela vossa dedicação ao forum. E se calhar um toturial para voltar a meter android na box era fixe se não desse muito trabalho… Caso não funcionasse sempre se pode vender e comprar uma que já esteja testada e a funcionar…

Experimenta ver isto:

Ao tentar utilizar o “installtointernal” com o dtb gxl_p212_2g.dtb, dá-me esta informação:

LibreELEC (community): 8.2.3.1 (S905.arm)
LibreELEC:~ # installtointernal
One of BOOT, SYTEM, DATA or DTB partitions is missing.
Make sure that you are using a correct device tree and a device with internal memory!

@j_assuncao, achas que devo testar outros dtbs?

@azougado
Esse deveria ser o dtb certo para a box. Mas testa outros só para ter a certeza.

Bem, primeiro post e logo para reportar um problema que está identificado aqui… :frowning:
Queria flahar o hass.io na Mecool M8S pro W. Quando a encomendei penso que o problema ainda não estava identificado. Bem, … paciência.
Ainda não percebendo muito do assunto, vou arriscar ajuda. Vi no forum do armbiam que esta versão já foi testado com sucesso https://yadi.sk/d/pHxaRAs-tZiei/5.44/kernel_3.14_20180729/Armbian_5.44_S9xxx_Ubuntu_bionic_3.14.29_mate_20180729.img.xz nesta box.

Arrisco a flashar isto? Depois dará para reverter?

Também pelo que vi, o problema, poderá ter a ver com o tipo de memória interna usada nesta box.

@j_assuncao
Testei todos os que têm glx de 2g e aparece sempre a mesma msg.
Há pessoal a aconselhar a instalação da versão 9 do libreelec, vou pesquisar e testar.

1 Curtiu

@azougado
Ok, tambem já tinha ouvido falar nisso.

@jofeloba
Podes flashar à vontade que depois podes reverter.

Boa noite. Tenho um erro no HA.
como posso fazer uma instalação clean , de novo do ha na box ? a partir do zero ?

viva. tenho a TX3-MINI meson-gxl-s905w-tx3-mini
infelizmente nao consigo encontrar imagem que tenha o ficheiro adequado…alguem pode adjuar?

Experimenta o dtb que tem p281 da ultima imagem Debian stretch…
Se não der, vai experimentando todas as dtb com gxl no nome até uma dar…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade