Armazenamento (Storage) Box H96 com Home Assistant

Bom dia a todos.
Tenho o sistema a rodar em box android já há 1 ano, sem problemas de maior, apenas acho que é um pouco lento no arranque, mas pelo preço da box, espetáculo!
Mas ultimamente tenho visto uma situação que não me está a agradar, quando vou às definições, em storage tenho eMMC Lifetime Used a 90%! Tenho espaço utilizado a 56%.
Tenho a box quase a morrer ou quê?

Desde que não andes muito longe desse nível de ocupação de espaço ao longo do tempo e com o mesmo nível de utilização a degradação deverá acontecer ao mesmo ritmo. Esses agora 90% não são críticos. Possivelmente, quando tiveres um nível mais elevado já deves ter necessidade em mudar de hw por outros motivos que não seja só a lentidão de acesso ao disco.

Contudo, nunca é demais referir o tema backups…

Obrigado pela ajuda.
Já tenho os automatismos quase todos em ordem, também não há muito mais a mexer no sistema. Só que num mês, passou de 50/60% de lifetime used para 90%, piorou a cada atualização.
Enfim, seja o que for e viva o backup!

E ao fim de um ano, a box está a dar o berro. eMMC com 100% lifetime used, consigo aceder ao sistema pelo telemóvel, no pc não sei porquê, não deixa algumas vezes. Estou a aproveitar para fazer um backup final. Nem considero ter um sistema muito pesado nem elaborado, mas enfim, é o que é. Consigo substituir a box android pelo quê, até cerca de 200€ (vá, pode ser + qualquer coisa…)?
Obrigado!

A degradação foi demasiado rápido. Algo pode estar errado a nível da atividade do ha, ou até mesmo a qualidade do chip da storage.

Em relação a mudar de sistema, por esse valor, podes ir para um minipc novo ou refurbish. Muito superior ao atual sistema que tens a nível de performance e com a vantagem adicional em colocares um OS tipo proxmox, unraid,… que possibilite versatilidade (colocar mais vms e containers).

A cada vez que atualizou o Home Assistant, diminuiu o período de vida da eMMC, sendo que perdeu 10% a cada atualização. Suspeito que seja mesmo qualidade da memória…
Consigo ir até cerca de 300€, alguma sugestão? Sites onde procurar máquinas novas ou recondicionadas de confiança?

O ideal é passares no discord, temos falado deste tema quase todos os dias. Caso pretendas, entra no canal de voz (por norma depois da hora de jantar) onde podes ouvir relatos e falar diretamente com vários membros da comunidade para decidir o que melhor pode servir as tuas expectativas.

Qual o melhor sítio no discord para falar? Estou registado, aceitei convite do cpha, mas nunca usei!

Espero que tenhas ficado mais esclarecido após termos falado no canal de voz.

1 Curtiu

Fiquei sim, mas não encontro nada com jeito no eBay! Encontrei foi 1 site alemão de venda de refurbished mas o que havia com preços jeitosos era tudo 6ª ou 7ª geração. Para o trabalho não posso dar mais de 350€…
Sei que é pedir muito, mas podes dar uma ajuda?

Bom, ando aqui a ver as máquinas para substituir a box. Encontrei isto:

  • ideias?

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade