Bom dia a todos.
Tenho o sistema a rodar em box android já há 1 ano, sem problemas de maior, apenas acho que é um pouco lento no arranque, mas pelo preço da box, espetáculo!
Mas ultimamente tenho visto uma situação que não me está a agradar, quando vou às definições, em storage tenho eMMC Lifetime Used a 90%! Tenho espaço utilizado a 56%.
Tenho a box quase a morrer ou quê?
Desde que não andes muito longe desse nível de ocupação de espaço ao longo do tempo e com o mesmo nível de utilização a degradação deverá acontecer ao mesmo ritmo. Esses agora 90% não são críticos. Possivelmente, quando tiveres um nível mais elevado já deves ter necessidade em mudar de hw por outros motivos que não seja só a lentidão de acesso ao disco.
Contudo, nunca é demais referir o tema backups…
Obrigado pela ajuda.
Já tenho os automatismos quase todos em ordem, também não há muito mais a mexer no sistema. Só que num mês, passou de 50/60% de lifetime used para 90%, piorou a cada atualização.
Enfim, seja o que for e viva o backup!
E ao fim de um ano, a box está a dar o berro. eMMC com 100% lifetime used, consigo aceder ao sistema pelo telemóvel, no pc não sei porquê, não deixa algumas vezes. Estou a aproveitar para fazer um backup final. Nem considero ter um sistema muito pesado nem elaborado, mas enfim, é o que é. Consigo substituir a box android pelo quê, até cerca de 200€ (vá, pode ser + qualquer coisa…)?
Obrigado!
A degradação foi demasiado rápido. Algo pode estar errado a nível da atividade do ha, ou até mesmo a qualidade do chip da storage.
Em relação a mudar de sistema, por esse valor, podes ir para um minipc novo ou refurbish. Muito superior ao atual sistema que tens a nível de performance e com a vantagem adicional em colocares um OS tipo proxmox, unraid,… que possibilite versatilidade (colocar mais vms e containers).
A cada vez que atualizou o Home Assistant, diminuiu o período de vida da eMMC, sendo que perdeu 10% a cada atualização. Suspeito que seja mesmo qualidade da memória…
Consigo ir até cerca de 300€, alguma sugestão? Sites onde procurar máquinas novas ou recondicionadas de confiança?
O ideal é passares no discord, temos falado deste tema quase todos os dias. Caso pretendas, entra no canal de voz (por norma depois da hora de jantar) onde podes ouvir relatos e falar diretamente com vários membros da comunidade para decidir o que melhor pode servir as tuas expectativas.
Qual o melhor sítio no discord para falar? Estou registado, aceitei convite do cpha, mas nunca usei!
Espero que tenhas ficado mais esclarecido após termos falado no canal de voz.
Fiquei sim, mas não encontro nada com jeito no eBay! Encontrei foi 1 site alemão de venda de refurbished mas o que havia com preços jeitosos era tudo 6ª ou 7ª geração. Para o trabalho não posso dar mais de 350€…
Sei que é pedir muito, mas podes dar uma ajuda?
Bom, ando aqui a ver as máquinas para substituir a box. Encontrei isto:
- ideias?