Ar Condicionado Mitsubishi na rede, muito barato

Boas pessoal,
Vou começar um pequeno projeto para ligar os meus A/C da Mitsubishi na rede. Neste momento utilizo os broadlink rm mini para o efeito, mas obrigam a utilizar mais um dispositivo e não são muito fiáveis.
Vou encomendar o material para a semana, se alguém estiver interessado, que diga.
Deixo aqui o link:

6 Curtiram

Vai mantendo o tópico actualizado!

@Fernmac Obrigado pela partilha. :+1:

Tenho 3 ar condicionado Mitsubishi e já tinha pensado em integrar no home assistant mas ainda não tinha pesquisado nada sobre como o fazer.

Penso que tenho o material todo para testar. :wink:

Muito interessante esse projecto!

Vai atualizando o tópico… a solução é bastante inteligente. Estamos curiosos com o resultado :nerd_face:

Uma vez que ainda tenho de encomendar o material, se testares, diz alguma coisa. Já agora, se tiveres esse material que possas vender, sou comprador…

Também tenho la AC da Mitsubishi e parece-me uma optima abordagem, desconhecia o projeto.
Já alguém mandou vir o cabo com a ficha CN105? estava numa de experimetar, neste momento estou a usar uma solução por RF que não é tão fiável. @Fernmac obrigado pela partilha

Já recebi as fichas, para a semana já devo receber os wemos. Para quem interessar, encomendei as fichas e cabos da EFADIL

Espetacular o projeto.

@Fernmac
Consegues enviar-me informação sobre as fichas e cabos que mandaste vir da EFADIL?
Obrigado.

Deixo aqui a imagem da encomenda…

1 Curtiu

Obrigado @Fernmac.

Também já encomendei. Dou novidades assim que avançar no projeto.

Não precisavam ter mandado vir de tão longe, a Mauser também vende disso.

https://mauser.pt/catalog/pesquisa.php?keywords=ficha%20JST

1 Curtiu

obrigado Jorge, eles também vendem mas a Efadil também é portuguesa, e enviaram de um dia para o outro.

1 Curtiu

Bom, neste momento, e após muita luta, finalmente consegui ligar o AC ao HA. YES!
Então resumindo, segui estes passos:

  • Tutorial do 1º post (Hacking …) até à parte da implementação no HA
  • Depois, tentei com o componente para o HA mas deu-me problemas
  • Optei por este código https://gist.github.com/kmdm/29f740e5f36036fb23daba8f2109c359
  • Finalmente criei a carta no lovelace et voila!
    Algumas recomendações: cuidado com os ares condicionados, é melhor desligar antes; as soldaduras no Wemo têm de ser muito bem feitas; testar com o web service 1º ajuda a verificar se as ligações estão bem feitas; muita paciência. :slight_smile:

Apenas um pequeno problema, não consigo ligar o AC no botão do “on”, apenas com o botão do calor ou frio, mas desliga bem. Se alguém puder dar uma vista de olhos no código com alguma sugestão, era óptimo.

15

3 Curtiram

Muito bom… Parabéns!!!

Este tema merece um post como tutorial só para o efeito :wink:

Faz sentido ligar sem informação se é para frio ou quente?

De facto será dessa forma mesmo, liga para quente ou frio, assim está tudo correto.

Em princípio o sistema deveria fazer isso automaticamente dependendo da temperatura de “target” vs actual, pelo que o mais lógico seria mesmo ligar com o botão de on/off, acho eu…

Na minha forma de ver a coisa só faz sentido o off… tendo em conta que o on possa implicar automaticamente um estado de frio ou quente… podendo ser necessário definir o mesmo… isto partindo do pressuposto que não assume o anterior.

Não sei se ajuda mas, normalmente nos ar condicionados é mesmo necessário ligar primeiro o “on” e só depois é que se pode escolher o tipo de funcionamento ( a maior dos comandos com LCD têm o ecrã desligado até colocar em on). Só carregando no on assumem a ultima escolha de funcionamento ( modo, temperatura, ventilação, flaps etc). Para trabalhar conforme a temperatura pedida tem de estar em modo automático, senão se escolher frio ou calor vai só fazer uma das coisas.

Pode fazer sentido é que sendo controlado remotamente tenha como obrigatoriedade ser escolhido o modo de funcionamento, para ele não assumir os últimos valores pois podem não ser o que queremos.

Foi de facto o funcionamento do comando que me induziu em dúvida. Por acaso, gostaria mais de ter um botão “on” que assumisse os últimos valores do A/C, para mim faria mais sentido. Não sei se possível alterar o código para fazer isso…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade