Boas pessoal,
Vou começar um pequeno projeto para ligar os meus A/C da Mitsubishi na rede. Neste momento utilizo os broadlink rm mini para o efeito, mas obrigam a utilizar mais um dispositivo e não são muito fiáveis.
Vou encomendar o material para a semana, se alguém estiver interessado, que diga.
Deixo aqui o link:
Vai mantendo o tópico actualizado!
@Fernmac Obrigado pela partilha.
Tenho 3 ar condicionado Mitsubishi e já tinha pensado em integrar no home assistant mas ainda não tinha pesquisado nada sobre como o fazer.
Penso que tenho o material todo para testar.
Muito interessante esse projecto!
Vai atualizando o tópico… a solução é bastante inteligente. Estamos curiosos com o resultado
Uma vez que ainda tenho de encomendar o material, se testares, diz alguma coisa. Já agora, se tiveres esse material que possas vender, sou comprador…
Também tenho la AC da Mitsubishi e parece-me uma optima abordagem, desconhecia o projeto.
Já alguém mandou vir o cabo com a ficha CN105? estava numa de experimetar, neste momento estou a usar uma solução por RF que não é tão fiável. @Fernmac obrigado pela partilha
Já recebi as fichas, para a semana já devo receber os wemos. Para quem interessar, encomendei as fichas e cabos da EFADIL
Espetacular o projeto.
@Fernmac
Consegues enviar-me informação sobre as fichas e cabos que mandaste vir da EFADIL?
Obrigado.
Não precisavam ter mandado vir de tão longe, a Mauser também vende disso.
obrigado Jorge, eles também vendem mas a Efadil também é portuguesa, e enviaram de um dia para o outro.
Bom, neste momento, e após muita luta, finalmente consegui ligar o AC ao HA. YES!
Então resumindo, segui estes passos:
- Tutorial do 1º post (Hacking …) até à parte da implementação no HA
- Depois, tentei com o componente para o HA mas deu-me problemas
- Optei por este código https://gist.github.com/kmdm/29f740e5f36036fb23daba8f2109c359
- Finalmente criei a carta no lovelace et voila!
Algumas recomendações: cuidado com os ares condicionados, é melhor desligar antes; as soldaduras no Wemo têm de ser muito bem feitas; testar com o web service 1º ajuda a verificar se as ligações estão bem feitas; muita paciência.
Apenas um pequeno problema, não consigo ligar o AC no botão do “on”, apenas com o botão do calor ou frio, mas desliga bem. Se alguém puder dar uma vista de olhos no código com alguma sugestão, era óptimo.
Muito bom… Parabéns!!!
Este tema merece um post como tutorial só para o efeito
Faz sentido ligar sem informação se é para frio ou quente?
De facto será dessa forma mesmo, liga para quente ou frio, assim está tudo correto.
Em princípio o sistema deveria fazer isso automaticamente dependendo da temperatura de “target” vs actual, pelo que o mais lógico seria mesmo ligar com o botão de on/off, acho eu…
Na minha forma de ver a coisa só faz sentido o off… tendo em conta que o on possa implicar automaticamente um estado de frio ou quente… podendo ser necessário definir o mesmo… isto partindo do pressuposto que não assume o anterior.
Não sei se ajuda mas, normalmente nos ar condicionados é mesmo necessário ligar primeiro o “on” e só depois é que se pode escolher o tipo de funcionamento ( a maior dos comandos com LCD têm o ecrã desligado até colocar em on). Só carregando no on assumem a ultima escolha de funcionamento ( modo, temperatura, ventilação, flaps etc). Para trabalhar conforme a temperatura pedida tem de estar em modo automático, senão se escolher frio ou calor vai só fazer uma das coisas.
Pode fazer sentido é que sendo controlado remotamente tenha como obrigatoriedade ser escolhido o modo de funcionamento, para ele não assumir os últimos valores pois podem não ser o que queremos.
Foi de facto o funcionamento do comando que me induziu em dúvida. Por acaso, gostaria mais de ter um botão “on” que assumisse os últimos valores do A/C, para mim faria mais sentido. Não sei se possível alterar o código para fazer isso…