Ar Condicionado, Daikin? - Integração HA

Olá a todos,

Este é o meu primeiro post, após ter lido já vários assuntos tao bem expostos e comentados, e queria em primeiro lugar cumprimentar todos os utilizadores deste fórum.

E agora, se me permitem queria colocar uma dúvida/tópico á discussão:

Num apartamento que vou remodelar, gostava de fazer automação que integrasse o Ar Condicionado, e já experimentei o Tado e o Sensibo com o meu AC actual, e embora funcionem vi que nunca seria como controlar directamente o AC dentro de um sistema livre como o HASS. Após esta experiência, decidi que vou montar os AC’s com Wi-Fi integrado nesse novo apartamento.

Do que vi dentro da documentação do HASS, apenas encontrei referência a DAIKIN .
Eles referem alguns códigos mas que correspondem a controladores Wi-Fi Daikin para acoplar a AC’s antigos ou de entrada de gama ainda sem Wi-Fi.

  • Alguém tem experiência com os modelos recentes Daikin que já tem AC? SAbem se afinal também funcionam com o HASS? Permite saber o estado atual?
  • Sugerem alguma outra marca que tenha Wi-Fi integrado? (Não queria a solução de um Comando genérico tipo
    Broadlink)

Tudo isto começou há cerca de um ano, quando comprei o meu primeiro kit Philips Hue e um Amazon Echo Dot… e desde aí já enchi a casa com vários “ambientes” e alguma automação simples com sensores de movimento mas tudo dentro do ecossistema Hue. Tenho também um sistema Sonos na sala e um Broadlink Mini que está a ser lentamente optimizado.
Tenho também uma Apple TV e uso às vezes o Siri do iPhone pra controlar as coisas, mas considero-me muito “iniciado” nestas lides.
Recentemente descobri o HASS e acho fantásticas as possibilidades, para já tenho feito algumas experiências com uma versão que corre num container Docker numa NAS Synology, mas vou montar um sistema num Raspberry Pi.

Desde já muito obrigado a todos,
Nuno

Benvindo!

Não te posso dizer nada de AC, no entanto os com comando IR controlados com broadlink funcionam 5*! Porque não ponderar?
Lapenas um aparte… Se tens numa nas porque é que queres pôr num pi?! Só se for pela facilidade do hassio… A tua NAS não permite instalação de virtual machines? Se sim, podes instalar hassio num VM Debian ou Ubuntu ou…

Olá Nuno,

Sobre AC wifi não te consigo dizer nada. Os meus só têm Ir e controlo com broadlinks via HA
image
Para o termóstato funcionar precisas de sensores de temperatura por divisão.

Quanto ao HomeAssistant recomendo o Hass.io. É uma versão que tem ‘addons’ e que facilita bastante a instalação e manutenção de pacotes de que eventualmente vais necessitar.

Concordo com o @Maddoctor quanto ao hardware. Se tens possibilidade de colocar no Synology em VM é o melhor. O meu está a correr numa VM em ubuntu num Qnap. É mais rápido que o Pi e tens a possibilidade de fazer snapshots (à máquina virtual) automáticos o que é muito importante, especialmente em situações de update do HA.

Olá Nuno, eu tenho 3 unidades de are condicionado Daikin dos que já vêm com wifi e funciona lindamente com o HA.Não só permite saber o estado actual como controlar uma série de aspectos deles. Tens alguma dúvida mais específica?

Muito obrigado Nuno.

Eu vou montar umas unidades AC Multisplit num apartamento em remodelação, e estou a planear montar um HA pensado de raiz, ainda com conhecimentos limitados mas a tentar escolher os dispositivos de forma a posteriormente automatizar iluminação natural, iluminação eléctrica e climatizaçao.

Poderia facultar-me a referência dos seus modelos?

E já agora, se souber quais dos modelos atuais permitem utilização do HA, agradecia-lhe imenso.

As funções avançadas, de climatizacao durante o sono p.ex, podem ser selecionadas através do HA?

Muito obrigado, novamente.

Nuno LP

2 Curtiram

Olá Nuno,

O meu modelo é o Daikin Emura. Não conheço os outros mas presumo que funcionem igualmente porque a unidade de controlo wifi é uma caixinha independente opcional e que, ainda que seja alojada dentro dos aparelhos, é autónoma e, como tal, presumo que seja a mesma em vários modelos diferentes. As funções mais específicas não estão disponíveis. Apenas a escolha do modo e da temperatura e pouco mais. Mas há uma forma de controlar coisas mais específicas: https://github.com/ael-code/daikin-control só que não integra com o HA. Mas aqui a API está documentada por isso se souberes programação ou conheceres quem saiba consegues fazê-lo.

Antes de dizer as coisas que tenho em casa começo por dizer que tenho critérios bastante mais restritos do que o que é normal ler nestes fóruns em relação a segurança e aos aparelhos que ligo à rede e ao que os deixo fazer. Tenho uma subnet dedicada à domótica onde (e isto ainda está em instalação) pretendo ter “presos” todos os aparelhos wifi por forma a garantir que não conseguem aceder ao resto da rede. Para implementar isto tenho um minipc com um router por software OPNSense que permite ter um controlo muito superior sobre a rede quando comparado com os routers normais. O acesso externo a casa é feito por VPN e nenhum aparelho da rede domótica deverá precisar de comunicar com a Internet excepto para se actualizar (e apenas quando eu deixar). Isso deixa logo de lado uma série de marcas mas não me importo. Não é simples de instalar (e tive a ajuda de um amigo que percebe de redes que me aconselhou e ensinou) mas deixa-me dormir mais descansado à noite. Mesmo os Daikin já não permito que se lhes aceda de fora com o telemóvel, apenas através da VPN.

Dito isto, a maior parte dos sensores e actuadores que tenho em casa são Zigbee da marca Xiaomi Aqara. Comecei por comprar a Xiaomi Gateway mas recentemente (quando a meti na subnet de domótica) descobri que ela fala constantemente com a Internet e deixa de trabalhar se não tiver acesso. Como tal, vou vendê-la e substituí-la por um dongle Zigbee que comprei e ainda não instalei. Para todos os efeitos a maior parte das funcionalidades desta Gateway eram inúteis visto ter toda a automação e monitorização montadas no HA.
Além disto, tenho alguns interruptores Sonoff mas não pretendo comprar mais pois acho Zigbee superior em todos os aspectos. São mais seguros e mais muito simples de instalar. Também tenho um Broadlink RM Pro+ para controlar os estores por RF, os Daikin, colunas Sonos e o Kodi.

Abraço,
Nuno

3 mensagens foram divididas em um novo tópico: Cortar acesso à internet a equipamentos IOT

Caro Nuno,

Obrigado pelos esclarecimentos e pelas suas sugestões para me orientar nesta fase inicial.

Aproveitando ainda tópico de automação com AC, os Daikin têm termómetro ou usa algum outro sensor para a automação?
E se usa, quais recomenda?

Novamente, muito obrigado pelas sugestões em especial no que diz respeito à segurança!

1 Curtiu

@NLP, lê também o novo tópico que derivou deste porque tens lá opiniões diferentes e alguns esclarecimentos…

1 Curtiu

Caro @tmarquespt ,

Que sensores de temperatura usa para fazer a automação?
Por onde me sugere começar?

Obrigado

Estou a usar sensores da xiaomi (zigbee) gosto deles porque são pequenos e a bateria dura bastante tempo. Precisam da gateway da xiaomi ou de zigbee2mqtt (procura aqui no fórum por Cc2531) para funcionar.

Obrigado pelas sugestões.

Depois de ler um bocadinho optei por encomendar um RaspBee para comunicar com os sensores, liga à porta IO e fica dentro da caixa do RPi… vamos ver como corre :slightly_smiling_face:

RaspBee - ZigBee Add-on for Raspberry Pi


Obrigado pelas orientações,

Esse raspbee não é compatível com z2m. Vais usar deconz?

SIm, do que vi teria que usar o deconz. Espero que dê para fazer o pretendido…

@NLP mas qual foi a razao não teres optado pelo cc2531?

Olá @NLP, os meus Daikin têm sensor de temperatura interior e exterior por isso não preciso de mais nada para automação.

Na realidade a minha casa não arrefece muito no Inverno por isso não tenho automações relacionadas com a temperatura. A única coisa que tenho automatizada com o Daikin da sala é desligá-lo quando faço play no Kodi :slight_smile:

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade