Aquecedores WiFi

Em relação aos aquecedores, vou comprar com wifi integrado. Não vou arriscar.
Mas estou interessado em criar uma solução para substituir as tomadas inteligentes, mas que aguente mais carga. A dependência do HA não é um problema, tal como disse o Assunção. No entanto fiquei confuso no material a usar, e de que forma o ligar. Se pudesses ajudar, agradecia.
Obrigado.

Só precisas de contactor (adequado à carga a controlar), dispositivo IoT para controlar a bobine do contactor e uma caixa para meter tudo.

Tal como está neste vídeo?

Neste caso já não interessa se passam 2000W?

1 Curtiu

O principio básico é exactamente esse mas o contactor é um modelo industrial, tens modelos domésticos muito mais pequenos e que cabem num QE doméstico.

O dispositivo para controlar isso não precisa de aguentar grande potencia, a bobine atracada deve consumir menos de 1A.

É desta forma que ligo/desligo o aquecimento do piso elétrico radiante lá de casa.

Uso um shelly 1 p/ atracar a bobine do contator.

1 Curtiu

Tal como dizia anteriormente, é mais fácil a instalação para controlar equipamentos fixos porque podes instalar diretamente no QE. No teu caso essa é a melhor maneira de fazer as coisas.

@j_assuncao Contactores e instalações ideais à parte, uma teoria “academica”, um relé marcado com 250VAC-16A terá a obrigação de aguentar uma carga resistiva (aquecedores convencionais) de 16A sob os 230VAC , não achas?
Eu era capaz de meter um wemos e um rele dentro do aquecedor :rofl:
… desde que houvesse uma area que não fosse afectada pelo calor extremo , e esperar que não houvesse problemas com o seguro
:wink:

@PDM se estivéssemos a falar em relés Omron ou Finder diria que sim, teria obrigação em aguentar isso e mais um pouco. Mas estamos a falar em relés chineses que saem da maquina para dentro de um caixote ou um balde e que tanto podem ser serigrafados com a indicação 10A como 100A depende da criança ou do velhote que forem meter aquilo na máquina. Até podias dessoldar o relé chines e meter um Omron mas quem fala da falta de qualidade dos relés, fala de reguladores de tensão, resistências, condensadores, etc…

Pessoalmente só utilizo material chinês quando o consigo utilizar com um coeficiente de cagaço de 50%. Se o relé diz 10A meto no máximo 5A, se disser 16A meto no máximo 8A. O seguro morreu de velho e eu também queria ter o mesmo destino.

Procurei aqui no fórum e no google, mas não encontrei um manual a explicar como ligar um sonoff ao contactor.
Podes ajudar sff?
Obrigado.

Tu próprio puseste um video sobre isso…

Pois esses reles chineses quem sabe o que aguentam, omron sim, é bom material, tenho material ( PLC e reles ) em teste há mais de 20 anos e ainda trabalha tudo, só a lampada retroilum. da HMI é que ás vezes não acende, especialmente de inverno com o frio e humidade.

Tb há outra coisa, os reles até podem aguentar e as pistas da PCB? se não forem reforçadas provavelmente servem de fusivel

Tens razão. A minha dificuldade é perceber a diferença entre um disjuntor e um contactor.
No disjuntor entram a fase e o neutro e sai do outro lado do disjuntor para a tomada. No contactor entra um fase para alimentar o contacto e outra fase para o acionar. Essa fase para o acionar é onde está o sonoff. Ou seja, tem de ser um contactor normalmente aberto, neste caso a fase alimenta sempre o contacto, e o sonoff quando deixa passar a fase o contacto é acionado e deixa passar a fase para o outro lado em direção à tomada. Se até aqui estiver tudo certo, não percebi como chega a fase à tomada, vem directamente do quadro eléctrico?

Neste esquema o contactor corta apenas a fase porque é monopolar, pessoalmente prefiro os bipolares que cortam fase e neutro.

2 Curtiram

Em todos os vídeos que encontrei, são para lâmpadas e só cortam a fase.
A diferença dos bipolares é apenas terem pelo menos duas passagens carga, uma usada para a fase e outra para o neutro, é isso?

Malta, não sei se é uma opção, mas eu usei no último inverno isto do IKEA, para os meus aquecedores de 900W.


(até tenho alguns para venda se alguém quiser, pq instalei AC)

Isto controlado por HA com ligação Zigbee com a pen Conbee e os Sensores de Temperatura da Xiaomi.

Funcionou conforme esperado, sem incêndios :slight_smile:

Mas se o sonoff tem o certificado RoHS e CE, supostamente a seguradora deveria pagar em caso do incendio?

Deves ter milhares de equipamentos no mercado que têm isso impresso, não quer dizer que tenham um certificado de uma entidade oficial…

Mas cada um corre os riscos que quer…

Sim, já entendi. Isso acontece em todas áreas, infelizmente. A minha pergunta é se existe alguma entidade que me assegure isso?
Por exemplo, se pedir uma inspeção da certiel?

Não sei se eles fazem esse tipo de inspeções mas sei que uma certificação de um equipamento feita por eles custa uns largos milhares de euros.

A info que realmente interessa não está logo à vista como devia, mas enfim
image
Falamos de tomadas com potencia declarada 3840W , que sobre 230V dá no max. ~16A. Se usarmos até uns 2000W deve ser seguro, chamo atenção para o que escrevi lá pra trás, o problema muitas das vezes são os maus contactos derivados dos maus tratos que damos aos cabos, tomadas e fichas de alimentação e não os proprios aparelhos.
Fabricante IKEA Sweden ? acredita quem quiser, se calhar se abrirmos e lá está o relé da RPC , mas vamos acreditar que pelo menos devem fazer alguns testes e controlo qualidade.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade