Aqara Relé 2 canais - Problemas!

Boa noite.
Tenho uma série de relés aqara de 2 canais para aplicar, e está a ser uma dor de cabeça.

Para já, os gajos são grandes à bruta, mas isso eu resolvi ao desbastar o topo e o fundo da caixa do relé, e isolando com fita isoladora (aqueles 3mm fazem muita diferença!).

Consigo ligá-los ao Z2M e HA na boa, ligo tudo como vi nas instruções, tendo em conta que é para acender 2 conjuntos diferentes de luzes, que estão originalmente ligadas a um comutador de lustre da legrand.

Trabalham como é suposto quando comandados pelo HA.

Agora o problema: Aquela treta ligada ao comutador de lustre dá raia. Aquilo liga as luzes de modo aleatório, por vezes ligo uma série de luzes e nada, ligo a outra sem apagar a primeira e liga essa, depois para desligar as luzes é um sarilho! Não sei o que fazer! Já testei 3 relés diferentes, inclusivamente fora da caixa do comutador, sem ter alterado nada no relé, e é sempre o mesmo!

O comutador é este:
comutador de lustre
O esquema de montagem é este:
ozdtciqrh0mb11
Do primeiro In (ao lado do L) tiro a alimentação para o L do comutador, e de cada botão do comutador, tiro um para o S1 e outro para o S2 do relé. O que estará errado? Tenho o shunt como vinha de origem, ligo neutro no N, a seguir tenho o shunt, do segundo borne do shunt tiro para o comutador, a seguir sai uma fase para cada circuito (2 circuitos) e os dois finais são onde ligo o 1 e o 2 do comutador de lustre.
Ajuda?

E assim que tens?

Sim, é exactamente isso que tenho.

Então, suspeito que o problema era uma das configurações do relé: “interlock switch”. Sem estar configurado no Z2M fica com um comportamento aleatório. Mesmo estando desligado, por vezes fica com um comportamento aleatório, mas com menos frequência. Ou é pelo relé estar comprimido entre fios e o interruptor, ou não sei. Mas tenho 3 e os 3 fizeram o mesmo. Se se mantiver o comportamento, talvez troque por shelly’s 2.5, ou o que será mais adequado?

Novo update: Canal 2 acende sempre, o canal 1 só acende quando o 2 está ligado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade