Aqara presence detector FP1 integrado corretamente

Alguem que tenha um Aqara presence detector FP1 que esteja a funcionar corretamente com o HA ligado por zigbee2mqtt?
comprei recentemente 2 (tinha encomendado antes do FP2 ter sido anunciado mas… so chegaram à coisa de semana e meia…) mas isto está a provar ser uma gigante dor de cabeça para os meter a funcionar.
Emparelhar com o mqtt so acontece à 3ª ou 4ª tentativa e muitas das vezes nao reporta tudo, tenho fazer qualquer coisa e muitas vezes da erro zigbee-herdsman-converters:xiaomi:aqara_fp1: Unknown key 0x010c = 3 e quando finalmente consegue ficar minimamente decente no z2mqtt primeiro que capte corretamente a presença… mais depressa meto um elefante a passar à frente do sensor do que ele conseguir detectar alguem sentado num sofa, com linha de vista direta, a menos de 3m de distancia!

O sensor tem um delay de cerca de 30 segundos no que toca a detectar a presença de alguém, o ideal é utilizar um sensor de movimento para activar qualquer automação e usar o FP1 como indicação para desactivar.
Por exemplo, se o que quer é ligar uma lâmpada e mantê-la ligada enquanto alguém estiver na divisão o ideal é fazê-lo com recurso a um sensor de movimento para ligar a lâmpada e usar o FP1 como sensor de presença para assim a desligar.
Já se a sua automação é ligar a TV se alguém se sentar no sofá, não acredito que com o FP1 consiga fazê-lo de forma instântanea

Boas,

obrigado pela resposta e sugestões, realmente ja tinha lido e pensado em anexar um motion sensor para funcionar juntamente com o fp1 mas estava a ver se realmente seria necessário.
O principal objetivo que tenho para isto é apagar luzes e TV caso ninguem esteja sentado no sofa mais do que 5/10min, a malta aqui tem a mania de abandonar as coisas e deixar tudo ligado e quero acabar com isso so que o fp1 tem sido tão inconstante que parece ser dificil configurar isto de forma a tornar-se util.
o sensor estar a sensivelmente 2m do chao, virado de frente para a zona do sofa mas parece que muitas vezes deixa de registar de forma correta ou atualizada se existe alguem sentado (ou deitado) no sofa e simplesmente muda de estado às 3 pancadas.
image

por acaso agora nao está la ninguem e ele está a registar corretamente os estados mas muitas vezes muda sem registar corretamente e obviamente se tenho automatismos para desligar coisas a coisa apaga-se e tenho uma mulher irada a reclamar heeh


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade