Apresentação e ajuda para HA

Boa tarde a todos os membros, aproveito para felicitar pelo fórum.
Não tenho formação nem experiência em automação, mas sou um apaixonado pela tecnologia. Estou a iniciar-me na automação residencial e tenho já instalados alguns interruptores e persianas sonoff mas utilizo somente o Google home, queria passar para um nível acima com a utilização do HA mas não tenho qualquer experiência, agradecia ajuda para instalar HA, que hardware utilizar sem gastar muito dinheiro, tenho computador e portátil Apple mas posso utilizar outros.
Obrigado

Bem vindo @suaresnuno!

Aqui no fórum tens vários tópicos sobre essas temáticas que podes ler para tirar as tuas duvidas.

Obrigado Jorge vou ler, sobre a questão do hardware para HÁ qual aconselha?

Ler , ler , ler , há muita coisa , depende do que se quer fazer e gastar.

olha aqui uma introdução de um eterno newbie nisto.

Muito obrigado, vou seguir conselho.

Cada caso é um caso e é quase impossível aconselhar um hardware especifico. Existem demasiadas variáveis a considerar e, há aqui muitos casos desses, quase ninguém mantém o hardware com que começou com o HA. As necessidades aumentam, o número de equipamentos também, quando o hardware tem folga a máquina do HA passa também a ser um NVR de cameras de segurança, mais isto, mais aquilo… Enfim, isto é uma coisa que não tem fim…

Eu comecei com um raspberry pi, mas depois percebi que os cartões de memória mais tarde ou mais cedo avariam e como fiquei sem servidor várias vezes por causa dos cartões de memória, optei por experimentar uma box Android e estou super contente com o desempenho.
Estou a usar uma Tanix tx3 e tens aqui no fórum pelo menos 2 tutorias que te explicam como instalar o home assiantan.

Obrigado André,
Não abusando pode colocar o link da box ou onde comprou?

Comprei este modelo, mas na altura o preço estava mais em conta.

https://www.geekbuying.com/item/TANIX-TX3-Amlogic-S905x3-8K-Video-Decode-Android-9-0-TV-Box-4GB-64GB-421642.html

Também tenho o HA a correr numa box android (no meu caso uma x96 max) há mais de 2 anos e sem problemas.
E há pouco mais de meio ano optei por instalar o HA num disco SSD. Por cerca de 60€ (box+ssd) acho que é a melhor relação qualidade preço que se pode encontrar.

Olá @suaresnuno

Eu tenho o meu setup com um Mini HP ProDesk 400 G2 (Intel Core i5-6500) é uma máquina mais que boa para correr o HA e ainda faz de NVR com o Frigate.

Eu tenho:

  • Tudo Zigbee para tomadas, luzes, cortinas, precianas, sensores, etc…
  • Robot de Limpeza
  • Sistema de Aquecimento
  • Vídeo Porteiro (Dahua)
  • Alarme
  • CCTV - NVR com o Frigate e o Google Coral
  • E outras coisas giras como:
    • Calendário da Família e Calendário de Aniversários (google calendar);
    • Lista de compras;
    • Os horários da Escola dos Putos (dá muito jeito, que nem imaginas);
    • O estado do tempo
    • O saldo dos cartões refeição
    • Os preços dos combustíveis nas bombas das redondezas

Ainda me falta (work in progress)

  • O sistema de rega
  • Consumos de energia (elétrica; água e gás)
  • Produção de energia (painéis solares)

Optei pelo sistema Zigbee porque cria uma rede exclusiva para IOT e deixa a minha WiFi livre para tudo o resto. Há integrações que só são possíveis via WiFi (como o Robot, por exemplo) mas tentei deixar ao mínimo possível.

Outras integrações que achei importantes, optei por sistemas cablados (com PoE) como as câmaras e o vídeo porteiro.

Espero ter ajudado,
Abraço

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade