Apresentação e ajuda para HA

Boa tarde a todos os membros, aproveito para felicitar pelo fórum.
Não tenho formação nem experiência em automação, mas sou um apaixonado pela tecnologia. Estou a iniciar-me na automação residencial e tenho já instalados alguns interruptores e persianas sonoff mas utilizo somente o Google home, queria passar para um nível acima com a utilização do HA mas não tenho qualquer experiência, agradecia ajuda para instalar HA, que hardware utilizar sem gastar muito dinheiro, tenho computador e portátil Apple mas posso utilizar outros.
Obrigado

Bem vindo @suaresnuno!

Aqui no fórum tens vários tópicos sobre essas temáticas que podes ler para tirar as tuas duvidas.

Obrigado Jorge vou ler, sobre a questão do hardware para HÁ qual aconselha?

Ler , ler , ler , há muita coisa , depende do que se quer fazer e gastar.

olha aqui uma introdução de um eterno newbie nisto.

Muito obrigado, vou seguir conselho.

Cada caso é um caso e é quase impossível aconselhar um hardware especifico. Existem demasiadas variáveis a considerar e, há aqui muitos casos desses, quase ninguém mantém o hardware com que começou com o HA. As necessidades aumentam, o número de equipamentos também, quando o hardware tem folga a máquina do HA passa também a ser um NVR de cameras de segurança, mais isto, mais aquilo… Enfim, isto é uma coisa que não tem fim…

Eu comecei com um raspberry pi, mas depois percebi que os cartões de memória mais tarde ou mais cedo avariam e como fiquei sem servidor várias vezes por causa dos cartões de memória, optei por experimentar uma box Android e estou super contente com o desempenho.
Estou a usar uma Tanix tx3 e tens aqui no fórum pelo menos 2 tutorias que te explicam como instalar o home assiantan.

Obrigado André,
Não abusando pode colocar o link da box ou onde comprou?

Comprei este modelo, mas na altura o preço estava mais em conta.