Alternativa à Integração ERSE usando HELPERS e TEMPLATE

Desculpem se não estou a fazer isto da forma correcta, mas penso que isto é algo do interesse de muitos, e apesar de achar que deve ter erros, se toda a gente interessada der uma maozinha isto parece-me que fica a funcionar bem.

Portanto o que eu fiz foi criar helpers de horários para cada tarifa (Cheia/Ponta/Vazio para inverno e verão) de acordo com o existe na minha localidade.

Helpers

Até aqui tudo fácil, após umas trocas de mensagens com uma pessoa (Troon) no fórum oficial o código final a inserir no configuration.yaml será este (se ja tiver algum template basta só copiar apartir da segunda linha):

template:
  - sensor:
      - name: "Preço Electricidade"                       
        unit_of_measurement: "EUR/kWh"             
        state: >
          {% set cv, ci, ev, ei, pv, pi, hv = bool(states("schedule.cheias_verao")),    #IDs dos horários
                                              bool(states("schedule.cheias_inverno")),
                                              bool(states("schedule.eda_vazio_verao")),
                                              bool(states("schedule.eda_vazio_inverno")),
                                              bool(states("schedule.ponta_verao")),
                                              bool(states("schedule.ponta_inverno")),
                                              (5 < now().month < 11) %}    #Meses
          {% if (cv and hv) or (ci and not hv) %}
            {{ (0.1711 * 1.16) | round(4) }} 
          {% elif (ev and hv) or (ei and not hv) %}
            {{ (0.1056 * 1.16) | round(4) }}
          {% elif (pv and hv) or (pi and not hv) %}
            {{ (0.2380 * 1.16) | round(4) }}
          {% endif %}

Basta só ajustar os campos relevantes no código acima.
Julgo que assim torna tudo mais fácil de ajustar horários e até usar para outras coisas, e até para quem quiser os preços podem ser helpers que se pode ajustar no dashboard em vez de ser os valores no YAML.

Pelo que testei basta adicionar este novo sensor template como entidade com o valor da electricidade no Dashboard da Energia e ele faz o resto sozinho :slight_smile:

Agradeço todos os inputs :slight_smile:

3 Curtiram

Sim, é como eu faço também para os tarifários indexados ao OMIE. Acontece que quando o dgomes/ha_erse foi criado o HA ainda não tinha o painel Energy, de modo que a própria integração fazia-te os cálculos. E pode ainda ser útil para quem quiser fazer cálculos a tarifários diferentes em simultâneo.

Agora tenho curiosidade de saber se com o teu método o HA calcula bem o custo do consumo nos períodos que acabam, por exemplo, às 14:30 e não à hora certa. Isto porque o HA internamente armazena os dados de hora em hora.

1 Curtiu

Pois eu pensava que só com o ERSE dava para fazer isto, depois la me lembrei da funcionalidade do Schedule e tentei e como não tinha visto ninguém aqui a usar isto meti :slight_smile:

É uma boa observação isso de nao acabar na hora certa, mas quando vais às estatísticas para mudar alguma valor, os valores kWh (que que parto do principio que ele deve usar para fazer as contas), estão lá guardados de 5 em 5 min. Portanto penso que vai funcionar, mas vou tentar ver se consigo perceber.

Mas qual é o problema de usar o ERSE

Para quem está no continente, nenhum problema, quem está por exemplo nos Açores, já existe, os horários são diferentes.

E não seria uma.boa ideia contactar o autor do ERSE e perguntar se pode adicionar tarifários e horários das ilhas?

Tenho a certeza que se for possível o @dgomes terá todo o gosto em fazê-lo.

O PR está lá :slight_smile: mas é preciso aquilo ser validado…

1 Curtiu

É preciso clonar e corrigir o código.

O código base nem passa

Pois, e contactei, até fiz um PR, mas os meus muito limitados conhecimentos não me deixam fazer mais…

1 Curtiu

Em que ficheiro se coloca o código? Configuration.yaml ou sensors.yaml
Alguem consegue ajudar na implementação disto.? estou a tentar colocar como template mas depois não aparece nada como sensor…

Sorry so venho aqui de tempos a tempos

no configuration.yaml


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade