ERSE - guia rápido (2023)

Eu até podia testar, programação não é o meu forte mas se me indicarem como faço.

Pois eu já tentei adicionar a EDA, mas como o Autor diz, ninguem testou, eu tbm nao percebo nada de programação, ficamos na mesma :slight_smile:
Pode ser que aparecendo mais gente a pedir a coisa aconteça.

O PR tem erros

[Rjjfjdjsjs]

Eu sei… mas como nao sei programar, tentei copiar o que estava certo e adaptar aos períodos dos açores. E devo ter algumas coisas mal de certeza.

O porreiro era o end user poder definir o seu horario, assim qq um pode ajustar de acordo com a sua realidade.

Mas infelizmente… não sei programar xD

Poder podes. Mudar as tarifas com uma ou varias automação

Por exemplo a EDP tem super vazio, nos Açores não temos.
E tem várias diferenças nos horários.

Era fixe ter isto no HA, assim dispensava a minha folha de Excel. Mas não se morrer por causa disto :slight_smile:

Perpetua vê este post:

Dúvidas:

  • o valor do kw deve se colocar com ou sem IVA?
  • o cálculo do valor tem em conta a taxa diária ou apenas o valor do kw?
    Obrigado!

Sem iva

Tem um sensor separado

Obrigado por responder
Onde se deve então colocar o iva?
Onde está esse sensor?

O IVA faz parte do mecanismo do Erse

Agora, estou a ter estas leituras que não fazem sentido (ou, mais provavelmente, estou a fazer alguma coisa mal), quando o motor está parado algum tempo, o consumo dispara quando ligo, wtf?

Boas
Porque não consigo adicionar zeros nos cêntimos?
image
Consigo colocar 0.111 mas não 0.101

É bug do HA… é abrir uma issue em https://github.com/home-assistant/frontend/issues

@dgomes, com todas estas opções agora de tarifas, com valores horários, diários ou mensais diferentes, não faria mais sentido usar, em vez de um valor fixo de kWh nas tarifas, usar um sensor)? Nâo sei de que forma iria afectar os cálculos internos da integração, mas se isso funcionasse seria o ideal (compreendo a dificuldade ao estar a calcular uma fatura mensal com valores de energia variável ao longo do mês).
Isto dá para fazer no HA, mas envolve muitas voltas, e envolve acumular os custos periodicamente consoante o valor variável (neste caso já pensando também nos 15min).
Se não fôr possível através do ERSE, até que ponto se pode pensar noutra abordagem?
Eu consigo “mais ou menos” gerir isto no meu HA, mas até agora tive “preguiça” de abandonar o ERSE e fazer tudo do início como deve ser… Alguma coisa que possa fazer para ajudar?

É bastante possível, alias tinha pensado em permitir que o valor do kWh pode-se ser um template para permitir dar a maxima flexibilidade.

Tenho andado ocupado com outras integrações :sweat_smile: mas prometo voltar ao ERSE em breve.

Na ultima versão criei um sensor que implementa o netmeetering, mas ninguém disse nada, deve ter passado despercebido :wink:

1 Curtiu

Confesso que ainda não explorei essa novidade. A única coisa que me custa um pouco, e é por isso que ainda não mudei tudo, é que tenho contadores de custos para vários equipamentos e tarifas, e é um pesadelo cada vez que quero adicionar 1, pois tenho de refazer todos e são umas boas dezenas por tarifa… Se desse para reconfigurar sem alterar os que já existem, era brutal. :slight_smile:

The Energy Meter integration provides functionality to track consumptions of various utilities, like the builtin Utility Meter. But on top of it, it adds entities to track costs for each tariffs.

Provides extended features on top of the builtin utility meter and energy sensors to track costs for each tariff as well as total costs. It is possible to achieve the same using templates, but it is long and error-prone to do it for every single energy entity you want to track

Example

Está aqui uma boa ideia também. Para registo!

Excelente integração, acho que ainda tiro algumas funcionalidades do ERSE pq esta já faz o serviço :sweat_smile:

Ou adaptas ;P.
Pode ser interessante conciliar as 2. A meu ver, o mercado ficou tão diversificado que para fazer uma integração que tenha em conta todas as varáveis não será fácil.
Teria de se ter em conta:

  • Variável (leia-se sensor ou input_number ou valor directo) com preço em EUR/kWh para cada tarifa (assim elimina-se a necessidade de entrar com as tarifas de acesso à REDE da ERSE, que terão de ser consideradas antes no cálculo do preço de cada uma das variáveis). Ou seja, este valor já tem de ter em conta o que é efectivamente cobrado pela operadora que temos, com percentagens ou com outros mecanismos que cada uma delas se lembre; fica do lado do utilizador fazer previsamente esse sensor (temos vários exemplos usando a integração OMIE do luuuis
  • Taxas de IVA diferentes para consumos acumulados em todas as tarifas abaixo ou acima de determinado valor (até que lembrem de outra regra). Nem sei bem como considerar. Aquela integração anterior não considera IVA’s.
  • Proponho colocar as taxas e taxinhas fixas, que nunca mudam, num “bolo” só (leia-se variável), também configurável. Não sei se é possível a integração sugerir logo um valor aquando do preenchimento, mas à velocidade que isto muda, ter algo configurável poderá ser o mais adequado.
  • E o meu suplício pessoal: a possibilidade de gerir os sensores de entrada já existentes (adicionar/remover) em cada tarifa :slight_smile:

Eu vou fazer umas experiências com esta nova integração, é mesmo muito recente, vou analisar resultados.
Obrigado mais uma vez!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade