Alterar Harware para ESP82

Olá,

Estou com um problema que por vezes é grave, numa PCB Denkovi com 12 saídas digitais, 8 entradas digitais e o analógicas…

A minha ideia era migrar essa placa de relés para o hardware ESP.

controlador DAEnetIP3
placa que tenho

Por vezes a placa parece que faz um tipo de reset e liga/desliga alguns dos relés por um curto espaço de tempo, chegou mesmo a abrir uma das portas de casa a meio da noite, coisa que é muito grave.

Apenas preciso ter controlo sobre os 12 relés e ter também acesso ás 8 inputs.

Possivelmente referes-te a alterar para ESP32 e não 82…

Em nenhum desses dois links refere qual o MCU utilizado, pelo que não será fácil manter o hardware. Se quiseres fazer DIY podes comprar um ESP32 e duas placas de 8 relés (ou uma de 8 e outra de 4 relés) e facilmente consegues o mesmo resultado por uma fração muito pequena do preço das boards do link.

Se fores para uma solução diy, cuidado com a forma como ligas as placas de reles ao ESP ou ao tipo de placas que usas.

Eu passei por isto este verão. Fiz um controlador para a rega, com uma placa de 8 relés e tentei ligar ao um Wemos d1 mini, através de um 74hc595, mas aquilo falhava muito… montei tudo numa perfboard, mas por vezes a rega ligava sozinha, ao desligar um sector começavam outros, … refiz as soldas do shift register, alterei os fios que iam do esp até ele, o que diminuiu os erros, mas por vezes eles aconteciam. Chegou a estar um sector a regar o dia todo!
Acabei por comprar um ESP32, com IOs suficientes para ligar os 8 relés e mais 2 sensores que precisava. Nunca mais falhou.

Há umas placas de 16 relays com controlo Serie que só precisa de 2 pins do ESP.

É preciso muito cuidado é na escolha dos pinos do ESP8266, existem tabelas que podes consultar para saber que pinos usar como input e/ou output. O Random Nerd Tutorials tem para o ESP8266 e ESP32 e são as que eu uso para os meus projectos.

1 Curtiu

É a mesma fonte que eu uso.

Eu tenho um ESP32 q controlar 16 relés e ainda tenho 3 IO analógicos e 3 IO digitais.

Eu desenvolvi uma PCB que utiliza todos os gpio’s do esp8266 incluindo o RX e TX, no caso, D1 mini. 4 saídas de relé, 6 inputs (2 pir’s + 2 smoke sensors + 2 leak sensors) + 2 temp sensors (ADC lm35 + DHT ). Á excepção destes 2 últimos todas as entradas são isoladas com optocoupler. Permite ainda 4 entradas/saídas transparentes se não quiseres usar os optocouplers. Tudo isto em PCB 7x10cm, usando SMD e claro ligados ao HA. Se quiseres tirar ideias com base nesta experiência, tens que definir quais os dispositivos terminais e o que pretendes deles.


Faltou enviar uma imagem da placa. O módulo de relés são exteriores (régua verde) porque aproveitei uns de 12V que tinha. A placa fornece +5V, porque no lado contrario da alimentação de 12V,(terminais cor branca) existe uma saida de +5V para alimentar módulos de relés dessa tensão. A tensão entra a +12V é retificada para +5V através do step-down converter que alimenta tb o D1 mini. Os +5V são convertidos para +3V3 através AS1117. Esta tensão serve para alimentar outros dispositivos externos que necessitem dessa tensão. Tenho algumas placas de sobra que encomendei. Se quiseres brincar com elas ofereço-te. E se tiveres jeito para soldadura, claro! Fiz tudo com ferro de soldar tradicional, mas com muita paciência. Deu muita luta!

Neste caso o que eu preciso é apenas ter um ESP32 com saidas para uns 12/16 relés e umas 5/10 entradas digitais para verificar estados, se tiver entradas analógicas melhor mas se não tiver não me vai fazer grande falta.

O que me aconselham, dado que não sei ainda muita coisa de como configurar o esp32 e as suas capacidades funcionais…??

No máximo consegues tirar 19/20 IOs do ESP32 por isso vais ter de planear bem o que vais fazer. Tens muita informação e projectos já feitos na net, pesquisa e vê qual se adapta melhor ao teu caso.

Ou com o preço dos ESPs, metes dois, um para relays e outro para os IOs.

Rui Peixeiro, conheces algum projeto específico com base na tua sugestão?

Visto ser investimentos de baixo custo optaria por esse método, 1 ESP para inputs digitais e outro para outputs digitais.

Tal como o @Jorge Assunção diz, tens que planear bem o que queres e só depois passar á pratica. Podes criar uma estrutura evolutiva, por áreas a cobrir, por exemplo. Não esquecer a cobertura wifi se vais usar dispositivos que necessitam dela. Depois o espaço físico onde irão ficar os teus micocontroladores (ESP ou outros), já que estás a pensar em vários, e respetiva interligação aos teus sensores/relés. Julgo que a melhor forma é começar pelo fim e perguntar-te (o que é que eu vou querer?). Parece difícil com esta lenga-lenga toda, mas é muito fácil. Se tiveres duvidas tenho a certeza que a comunidade consegue ajudar-te. Bom trabalho!

Quando construi a minha casa previ em parte que iria mais cedo ou mais trade introduzir automação, dai deixei dois quadros ATI.TEV para congregar esses sistemas/equipamentos.

Como anteriormente referi, neste momento estou a utilizar o módulo DAENETIP3 onde uso 12 relés para controlar circuitos e 8 entradas digitais que me permitem saber vários estados, por exemplo, se há energia em casa, porta aberta/fechada, etc.

Já vi alguns projetos de como controlar relés pelo ESP32 através do TASMOTA, mas como conheço ainda pouco sobre esse assunto e apesar de já ter visto alguns tutoriais, não consigo preceber se as entradas digitais são diretamente interligadas com as saídas dos relés porque não é isso que procuro fazer.

Quero comandar 12 relés com um ESP32 (controlo) e receber 8 inputs de estados noutro ESP32 (informação), ou seja, separar as funcionalidades.



josecarneirocorreia

Tenho a dizer que pratico pouco a solda mas não era coisa que não se fizesse, o projeto parece estar muito bom mas para o que na realidade estou a precisar acho eu que não se enquadra na integra…!

De qualquer forma agradeço muito a tua disponibilidade!

Gostava de ter tempo e conhecimento para desenvolver algo semelhante que se aplicasse ás minhas necessidades mas infelizmente…!

Vi há uns dias um tutorial onde aparece uma PCB desse género que até acho ser o que preciso mas não a encontro em lado nenhum… :confused:

https://www.youtube.com/watch?v=1y0F6TipJxI&t=468s


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade