Alcance do Wi/Fi ao Sonoff

boas,
comprei “SONOFF 7A 1500W AC90-250V DIY WIFI” , uma caixa estanque para o colocar no exterior e um controlador RF. Se comprar outro tenho de comprar outro controlador ou o mesmo dará para os 2 dispositivos ?

RT

Bem vindo ao fórum da CPHA @RicardoT e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Explica lá o que é isso do “SONOFF 7A 1500W AC90-250V DIY WIFI” e do “controlador RF”…

Obrigado Jorge,
Estou a pensar colocar interruptores sonoff RF no exterior com caixas estanques por causa da chuva.
Queria os montar em serie . Uma puxada de eletricidade (que já tenho) e varias puxadas de sonoff’s para instalar luzes.
Tenho de comprar 1 controlador RF por Sonoff RF ? ou um controlador RF , pode controlar diversos Sonoff’s ?
Se sim, cada um a seu tempo ou posso ligar/desligar todos ao mesmo tempo?

O ideal seria instalar as luzes apenas num Sonoff, mas para isso teria de colocar fio (o que não quero).

O que estás a dizer não faz muito sentido ou eu não estou a perceber bem. Faz um esquema.do que queres e põe aqui para percebermos melhor.

Quanto ao controlador RF normalmente um serve para vários. Mas coloca os links do material que vais usar.

Deve ser erro meu. sou mesmo newbie nisto .
otem até já tinha feito um desenho mas não sei se passa para aqui:

os produtos são estes



Não sei quantas luzes queres controlar, mas porque não usas um sonoff 4ch? Olha aqui este vídeo.

Estou a preparar tutorial.

2 Curtiram

As luzes estão a acender por comandos de voz? Quando o cão ladra elas acendem? :slight_smile: bom tutorial. :wink:

1 Curtiu

@RodolfoVieira :joy::joy::joy::joy:
Não… Acendem com a abertura do portão. Os comandos de voz só com o dono do cão… Hahahaha

1 Curtiu

Muito bom (nem sabia que havia sonoff de 4ch).

Mas o meu problema é que não quero passar cabo. Por isso ia montar 1 sonoff ao pé de cada foco de luz.

no muro onde vou pôr as luzes já tenho cabo e não consigo passar mais nenhum na calha.

Já estou a perceber. Mas tu queres controlar cada foco individualmente? Não me parece que vás conseguir… Uma vez que cortas a energia no primeiro foco. Isto se o cabo segue de foto em foco.

Esquece o que escrevi em cima. Claro que dá…
Só tens de meter uns ligadores antes do sonoff e o próximo foco ligas nesse ligador e por aí fora.

Bruno,
sim o que estou a pensar (e tentei reproduzir isso no esquema) é fazer 3 puxadas para os focos e no meio colocar os sonoffs.

agora a minha dúvida é : 1 comando pode controlar os 3 sonoff’s ? ou tenho de ter um por cada sonoff?

@RicardoT É possível fazer o que descreves só com um sonoff ou com um shelly. (Depende da potência total das luzes).
Qual vai ser a potência total dessas 3 luzes?

Podes ligar essas luzes todas em paralelo e colocar um shelly dentro da caixa de aparelhagem onde está o interruptor que vai ligar e desligar essas luzes.
Ou então um sonoff mini.

Caso optes pelo sonoff Basic tens de arranjar onde o colocar visto não caber dentro da caixa de aparelhagem. Talvez dentro de uma caixa de derivação caso tenhas para fazer as derivações da alimentação das luzes.

Tens de dar mais informações do que tens instalado, de como estão a ligar as luzes neste momento e de como pretendes vir a comandar as luzes…

Edit: Mesmo que tenhas 3 sonoff, com o home Assistant podes ter um só interruptor para ligar e desligar os 3 ao mesmo tempo. Penso que seja criar um grupo com os 3 sonoff e depois dar ordem só grupo para ligar e desligar.
Mas isso há aqui no fórum quem te possa explicar melhor como fazer.

Concordo com o @FSousa, tens de meter aqui mais dados de Co. O tens feito as instalações das lâmpadas.

@FSousa o material que vou usar está numa resposta acima. Mas parece que a minha solução estará na tua ultima frase . 3 sonoff’s em grupo comandados apenas com uma unica instrução.

quando receber o material vou experimentar ( vem da china , ainda deve demorar mais 2 semanas).

obrigado

@RicardoT Continuo a achar que dependendo da potência das lâmpadas, que ainda não disseste, e caso queiras ligar as luzes todas ao mesmo tempo, podes utilizar só um sonoff e simplificar a instalação.

Vais utilizar esse comando RF para ligar as luzes a partir da rua? Já pensaste numa solução para ligar as luzes também a partir de um interruptor de casa?

Eu iria pela opção de ligar as luzes todas com um só Sonoff ou Shelly. É a solução mais simples e barata para o que queres fazer.

1 Curtiu

@FSousa não pensei que fosse importante eu mandei vir uma destas (50W) e pensei um comprar +2 se gostasse

.

Não queria ir para um interruptor porque assim cortava a passagem para o que penso instalar a seguir (tomadas de parede,…)

achas que a puxada não aguenta ?

Para instalares “tomadas” não sei se será boa ideia. Mas espera por mais opiniões de quem perceba melhor do assunto. Penso que se usares fios 2.5 não será problema, e metes o shelly ou sonoff depois das tomadas. Mas como te digo espera por mais opiniões.

Sem mais informação não dá para responder em relação à puxada mas um Sonoff aguenta bem 150W.

“dependurares” tomadas numa linha de iluminação é péssima ideia!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade