Alcance do Wi/Fi ao Sonoff

@RicardoT Explica como tens a tubagem entre o quadro eléctrico e os pontos de iluminação que queres colocar. Passa por caixas de derivação, por caixas de aparelhagem? A partir de onde vais querer ligar e desligar esses pontos de iluminação? Tens, ou vais ter home assistant?

Para 3 projectores desses podes perfeitamente utilizar só um sonoff, quer seja o basic ou o mini, ou um shelly.

Como já te aconselharam, não é boa ideia misturar fios de alimentação de iluminação juntamente com fios para tomadas. Os fios dos circuitos de iluminação e tomadas nem devem passar no mesmo tubo.

Quando são remodelações nem sempre é possível cumprir isto. Por isso te estou a pedir para descreveres a tubagem entre o quadro eléctrico e os pontos de iluminação.

image

Ok, já percebi. Eu não sabia que a cablagem devia seguir em circuitos diferentes ( isto até é off-topic).

então tenho o problema resolvido só com 1 sonoff.

Explicação da Foto: a vermelho o circuito de luzes : vem de /passa por um interruptor dentro de casa.
a Azul a tomada (que já vem de um circuito diferente)

resto : será o futuro; a Preto puxada para tomadas , sem passar por interrupores e sonoff’s .
a Amarelo a puxada que vou fazer para as novas luzes, que iram levar com 1 sonoff e que ligará todas as luzes (após o sonoff) ou apagará.

obrigado pela ajuda.

o contra é que vou ter de fazer puxadas por fora da parede que não queria… mas parece que vai ter de ser

Se tens interruptor dentro de casa usa um Shelly ou Sonoff mini ou basic (dependendo do espaço) na caixa do interruptor para controlar a iluminação.

@RicardoT Queres por as luzes a amarelo a ligar juntamente com as vermelhas? Se quiseres por tudo a ligar ao mesmo tempo, só tens de ligar o circuito amarelo ao vermelho e em vez de um sonoff, compras um shelly 1 ou sonoff mini e colocas dentro da caixa de aparelhagem do interruptor que liga/desliga o circuito vermelho.

Caso vas por o circuito amarelo a ligar/desligar independente do vermelho, como pensas controlar o liga/desliga? Tens algum interruptor para o circuito amarelo?

Sei que nas remodelações, ou quando já temos uma instalação feita e queremos adicionar mais pontos de luz ou tomadas, torna-se difícil cumprir as regras. Eu próprio tenho algumas coisas na minha casa que estão menos bem. Mas temos de estar conscientes do que vamos fazer e perceber a partir de onde se torna mesmo perigoso.

Uma das coisas mais perigosas é colocar uma tomada num circuito de iluminação. As duas principais razões são o disjuntor no quadro eléctrico para o circuito de iluminação nas nossas casas é de 10A e das tomadas é de 16A. A outra é o fio para circuitos de iluminação é de 1.5mm2 e para circuitos de tomadas é de 2.5mm2.

Ao colocares uma tomada num circuito de iluminação, ao ligares algo nessa tomada em que o consumo seja perto dos 16A, já estás a passar os 10A para o qual foi projectado. Neste caso o disjuntor pode vir a disparar, e enquanto o disjuntor não disparar, o fio vai aquecer.

A função dos disjuntores é proteger a instalação, mas enquanto não actuar, o aquecimento dos fios pode originar incêndios.

Acontece muitas vezes no inverno em casas com instalações antigas, quando compram os termoventiladores pequeninos que o vendedor diz que não gasta nada, e vai-se a ver e passa os 2500W que já é mais do que 10A.

Sorry o offtopic mas ia embalado…
Caso tenhas mais duvidas, pergunta antes de fazer asneira :wink:

Já desisti de colocar luzes e tomadas no mesmo circuito.

Quando dizem para colocar o sonoff mini (ou shelly) dentro da caixa do interruptor fico sem a opção manual ou geralmente cabe á tudo ? (sonoff + interruptor manual)

eu mandei vir o sonoff RF para poder comandar pelo comando manual.

Se a caixa de aparelhagem for das fundas, cabe la tudo, interruptor + shelly.

O sonoff RF tem um comando como o dos portões das garagens. Acho que nao é muito prático…
Tens outras opções, como por exemplo este interruptor alimentado a pilhas que podes colocar numa parede e não precisas de ter fios a ligar desse interruptor até ao sonoff RF.

Para programar isso vais ter de esperar por outra ajuda :wink:

não conhecia o Shelly e parece mais completo que o sonoff. mas acho que está esgotado em Lisboa. :frowning:

Encomenda na Mauser e pede para levantar em Lisboa.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade