Alarme de mau funcionamento

Tenho muitas coisas a ser controlada pelo HA. Gostava de criar um meio de receber um alarme que me chegasse ao telemóvel mas que fosse uma chamada telefónica sem auxílio da Internet, ou seja, algo que punha algures na rede/servidor (modem GSM?) e que o Node Red, via o meu processo definido como alarme, pudesse disparar uma chamada telefónica caso eu tivesse uma falha.

Alguma sugestão?

Podes utilizar isto que não precisa de hardware, embora exista também a possibilidade de utilizar hardware especifico para o efeito:

O modem GSM que tenho é um antigo Huawei E173. Pus no HA, ele aparece como /dev/ttyUB0. Entretanto, quando vou instalar o plugin SMS no HA ele pede o nome do device a utilizar. Ponho o /dev/ttyUSB0 e o HA leva alguns segundos como se tivesse a tentar configurar e depois falha. Como o modem aparece normalmente como um novo ttyUSB, não há muito a fazer…

O mesmo modem, num Ubuntu, trabalha bem a enviar SMS a utilizar o “smstools”. O problema em si está resolvido porque posso utilizar Node Red para enviar, via HTTP, o SMS para esta maquina Ubuntu que virtualizei. Entretanto, pode ser que alguém já tenha passado por isto e saiba como posso fazer funcionar no HA.

Alguma dica?

Também vou fazer uma coisa parecida mas não é para alarme de mau funcionamento. Tenho um alarme de intrusão ligado ao HA e quero receber as notificações mesmo se estiver sem internet ou então se o meu HA levar uma marretada ou for parar a uma mochila… Por isso tem de ser tudo externo.

Vou usar o SquadCast.com, do HA envio uma mensagem para a API deles e eles depois tratam de gerir o alarme, enviando SMS e/ou fazendo chamada, ligam a um familiar no caso de eu não atender, e por aí fora (conforme configurado na plataforma). Basicamente faz tudo ou mais do que faria uma central de alarmes. Oferecem as primeiras chamadas grátis e a partir daí tem um custo razoável.

Já está planeado há bastante tempo mas ainda não me dediquei à execução. A integração parece ser muito simples, é fazer um pedido HTTP. Fica a ideia.

Quando se fala de alarme, há muitos pontos a observar. Para aquilo que eu quero é tipo “o portão da garagem está aberto”; a rega não desligou; o aquecimento do aquário vai ferver os peixes; etc.

Pensei em enviar SMS. O problema é que por regra não durmo com o telemóvel no quarto e, mesmo que dormisse, não acordava com o toque de um SMS. Por outro lado, no meu telemóvel não dá para programar qual o toque de um SMS vindo de um número específico. Daí resulta que eu queria então disparar uma chamada telefónica ao invés de um SMS, onde punha o telemóvel a fazer um “escândalo” em seu toque. Não era necessário falar com ninguém, era só um alerta que algo estava mal. Assim eu acordava e ia ver o que estava mal. Já pensei em colocar algo que “apite” e pisque em luz vermelha para me alertar que algo está mal…

Entretanto, se for alarme de segurança (janelas, portas, invasão, etc.), honestamente eu ainda não confio no HA para isto… Pode ser que com o tempo de uso eu aprenda a garantir que ele não me falha. Considero muito, muito difícil porque utilizamos WiFi no HA e o WiFi já foi “quebrado” mesmo nas mais novas versões/implementações, logo, não dá para confiar. Pior, se ligaste algo na Internet, por norma não é seguro…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade