Ajuda, preciso de suggestoes para switches e tomadas de parede Zigbee

A opcao de HomeAssistant esta decidida, agora estou com dificuldade em encontrar switches de parede que funcionem com Zigbee. Procurei muitos, ja usei alguns, nao me consigo decidir. Eu procuro algo que funcione como router porque apesar de nao achar que a casa seja grande, ja vi que os comutadores sem fio tem dificuldade em chegar ao meu coordenador zigbee.

Para as tomadas, procuro algo com e sem consumo de energia, que nem me quebre a carteira. Tambem routers.

Aqui pelo forum parece haver muito amor pelas Shelly mas eu acho que me decidi por Zigbee em vez de wifi por uma questao de fiabilidade (do que li, pois nao tenho experiencia).

Desculpem a escrita, o meu teclado nao me ajuda com os acentos e etc…

Vais ter de procurar por switches com fio Neutro, acho que a Aqara tem disso. Atenção que Xiaomi/Aqara têm um delay de ± 500ms entre o input e a ação.

Paulo conforme já te foi dito procura por switch que levem neutro… há vários no mercado tudo o que seja ligado a 230v faz de router.
Quanto às tomadas a mesma coisa há várias no mercado, tem apenas atenção aos equipamentos que ligas lá, evita fornos,aquecedores,secadores etc…

Quanto à fiabilidade vale o que vale… problemas existem sempre , opiniões existem várias eu próprio gosto de soluções hibridas, não é que seja melhor nem melhor é uma questão de preferéncia.

ja existem tomadas e switches sem neutro com zigbee, a unica diferença é que os switches deixam de fazer de router zigbee caso nao usem o neutro
a aqara tem uns neutro free muito bons, em termos de tomadas de parede estou a usar umas da BSEED que funcionam lindamente, ate com power monitoring (https://pt.aliexpress.com/item/1005003624122067.html)

1 Curtiu

As Aqara são as que gostei mais mas ainda não as experimentei, não estão muito disponíveis… e até pensava que me tinha decidido por elas até começar a ler todos os artigos específicos com as Aqara com dificuldades de ligação e comportamentos estranhos.

Experimentei uns switches da Moses sem neutro e funcionam bem mas não funcionam como router, pensei que fosse da marca e não dá questão de não terem neutro.

Obrigado, não sabia que sem neutro deixam de funcionar como router.

Já me tinha deparado com as tomadas que te referes, vou encomendar umas para experimentar.

Em termos de switches, se não for Aqara… alguma sugestão fiável?

de tudo o que ja testei e li, switches sem neutro nao funciona como router mas tomadas de parede sem neutro funcionam perfeitamente e na sua globalidade trazem power monitoring.

Então mas uma tomada de parede tem obrigatoriamente ter que ter neutro…

1 Curtiu

Tomadas de parede sem neutro?! Nunca ouvi falar disso…

Servem para quê? Para ligar aspiradores sem neutro, candeeiros sem neutro…?

Calma gente, é obviamente um lapso meu, é o que da estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo e querer ajudar, as vezes as coisas saiem ao lado…
como é logico a tomada tem que ter neutro senao nunca iria funcionar, o switch é poderá ter ou nao neutro e em caso de nao ter, pelo menos das 2/ marcas que testei, não fazem de router/extender, os que têm fazem.

2 Curtiram

:slight_smile: sem stress. Obrigado.

Estávamos obviamente a brincar com a situação. Ao contrário daquilo que algumas pessoas querem dar a entender, o cerebro é muito limitado no dominio do multi-tasking.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade