Ajuda para corte automatico de agua

Boas malta,

Quero colocar uma eletrovalvula ou valvula motorizada na entrada de agua para o interior de minha casa, para usar juntamente com o Shelly Flood para que em caso de alguma fuga de agua corte de imediato a entrada de agua.

Como vou ter em breve um canalizador a vir la a casa montar um termoacumulador queria aproveitar para ele ja deixar montada a eletrovalvula.

A minha questão, alguem ja o fez ? que eletrovalvula usou? Estou na duvida em qual colocar, o tubo que entra é de 1/2" e estas eletrovalvulas tem algum acionamento manual tambem? para que no caso de alguma falha de energia ainda consiga ter agua mas aberta de forma manual?

Obrigado

Olá, eu estou a projetar a mesma solução lá para casa.

O que eu tenho planeado é usar uma torneira normalíssima de esfera com alavanca e um atuador por Zigbee.
Com esta solução, consigo de forma económica fazer o que quero, permite controlo manual em caso de falha de energia ou praticabilidade, se a torneira avariar não preciso trocar tudo, … e mais importante, esta solução, mantém sempre a posição caso falhe a eletricidade. Não corremos o risco de em caso de falha a inundação aumentar ou faltar a luz e não ter água…

Adicionalmente, vou aproveitar para colocar um sensor de fluxo de água, para controlar o consumo. Não é a opção mais rigorosa, pois uma torneira a pingar não é contabilizada, mas para uma aproximação, chegará bem.

https://mauser.pt/095-2557/nous-lz3-controlador-inteligente-de-valvula-torneira-zigbee
https://mauser.pt/095-5653/sensor-de-fluxo-de-agua-1-30l-min-em-cobre-25x50mm-yf-b5

Eu estou a construir e também vou fazer isso. O que vou usar é esta eletrovalvula, que se for NO, se a luz falhar o estado dela é aberto. Esta função parece-me importante, porque podes ter a válvula num estado temporário e se houver falha de luz, ela abre para ter água.
Só precisa de corrente para fechar.

Para isto precisas também de um ESP com rele para a conseguir acionar.
Há versão de 220v

Agora imagine ter uma inundação em casa, o HA deteta e corta a água, entretanto a humidade chega a uma tomada e vai o diferencial a baixo. A válvula volta a abrir e quando chegar a casa, tem uma piscina, despesa avultada e a conta da água para pagar!

Para segurança, a válvula deve manter sempre a posição, pois o inverso também é inseguro. Uma válvula NC, em caso de incêndio e falha de energia, deixa-nos sem água para combater o fogo.

1 Curtiu

Não vejo as coisas dessa forma.
O meu caso em concreto, não tenho fichas no chão e em caso de alarme, é garantidamente água muito superficial no piso. Vou meter sensores espalhadas na casa, escondidos em sítios importantes, e em contacto com o chão. Já tenho isso em testes há cerca de um ano na minha casa atual, e funciona muito bem.

Também em caso de alarme, é isso mesmo, um alarme que me permita em pouco tempo ver o que se passa! Não pretendo receber um alarme desses e não ir ver o que se passa em poucos minutos (eu ou algum familiar).
É como teres um alarme em casa, se ele toca é para ir ver o que se passa em poucos minutos, não é para o ignorar.

Usando uma válvula que mantenha o estado, faz com que se ficar sem luz, fique sem água (caso estivesse fechada)! E nos últimos 2 anos, tivemos 2 crises de eletricidade.

Como é óbvio, falamos disto de forma tudo automatizada. Manualmente podemos mudar tudo :slight_smile:

Mas a forma como estou a projetar neste momento, é como se tivesse luz sempre ou caso ela falhe por 2 ou 3 dias. Também penso desta forma porque tenciono ser 100% autónomo (ter baterias para o mínimo). Não será possível ter uma fuga, e a fuga originar um curto! Agora se houver uma fuga e não houver luz….é um conjunto de fatores com uma probabilidade mínima.

A isto também vou ter um furo, e quero ter um “sincronismo” entre os 2. Com luz, sem luz, de várias formas. Daí ter apostado nestas válvulas de esfera que ficam num determinado estado quando não há luz.

Também vou ter um controlo de fluxo de água (no ramal principal), que me permite ver se estou ou não a consumir.
Imagina, se não estiver não ninguém em casa, se não houver máquinas a funcionar (tenciono ter consumos instantâneos de tudo), e há consumo de água, mesmo que um sensor de chão não aciono, a válvula vai na mesma fechar!

Só para terminar, a válvula do ramal principal é NO mesmo por isso! Ela só fecha de forma automática, tirando isso está sempre aberta. Nunca poderia ser NC (isto na minha forma de ver aquilo que imaginei)

Grato pela explanação. Compreendo o ponto de vista, mas eu prefiro dar maior importância às “probabilidades mínimas”, pois por norma são essas a que me causam mais transtornos, mesmo que só aconteçam uma vez na vida e bem “lixado” fico quando não as consigo prever antes.

Essa válvula é prática, mas até para o controlo manual, obriga a desmontar a parte de comando e rodar a esfera com a ajuda de um alicate ou chave inglesa. Não vejo vantagem alguma em relação às válvulas motorizadas biestáveis.

Já agora, o que vai usar para controlo de fluxo de água?
Eu ainda ando a estudar as várias alternativas. O sensor YF-B5 (de 3/4") permite um caudal até 30L por minuto, fazendo leituras a partir de 1L por minuto.
30L por minuto parece-me pouco para uma habitação onde tomamos 2 banhos ao mesmo tempo e ainda sobra água para mais alguma coisa…
O sensor YF-B10, de uma polegada, já permite 50L por minuto, que parece ser suficiente, mas já só lê a partir de 2L por minuto. Uma torneira ou autoclismo a pingar não serão detetados.

Depois, já vi o TUF-2000M, não intrusivo e com medição por ultra-sons, consumos mínimos de 0.2 L/min, mas muito caro!

Solução fiável e também económica, montar um 2ª contador (como este: https://www.hidraulicart.pt/loja-online/contadores-de-agua-de-chorro-unico/) que permite ler os impulsos. No entanto é demasiado grande!

Nota, eu pretendo uma solução que não passe pelo contador da rede, pois também tenho furo e pretendo saber mesmo o consumo da casa, independentemente de ser oriunda da rede ou do furo, o que depois faço distinção pela posição das válvulas de entrada dos dois sistemas.

Decidi por esta válvula, para a colocar antes do tubo que entra em casa, que é de 1”. Não encontrei muita coisa com este tamanho com um caudal aceitável. Posso sempre ir para 1.25” se necessário.
Esse atuador por zigbee, existe de 1”? Teria caudal suficiente para estar no ramal principal da casa?
A desmontagem é uma coisa simples e manual, fechar ou abrir é que preciso de alicate, mas não conto usar dessa forma :slight_smile:

Para controlar o fluxo, vai ser o YF-B10 de 1”. Sei que não é preciso, mas vai servir para as minhas necessidades depois de afinado.
Conto ter boas leituras com consumos superiores a 15ml/8 pulsos, que eu já acho muito bom! Uma torneira aberta, um tubo que se danifique.

Detetar um pingo com uma válvula/ sensor destes não vai ser possível, por muito boa que seja (penso eu), daí estar a optar por meter sensores em contacto com o chão, para caso haja um mínimo de água/humidade, existir um alerta.

Tanto as válvulas como os sensores vão ser colocados do lado do furo e da água da companhia, sempre no ramal principal.

Do lado da companhia NO, do lado do furo NC, e ambos YF também nesses sítios.

O sensor TUF-2000M não conhecia, mas já foge ao meu orçamento. Tem de ser algo simples / em conta, que eu consiga explorar ao máximo :slight_smile:

Os atuadores que eu referi, há em zigbee, wifi (tuya) e até só a parte motorizada, são universais.
São só o motor que acoplamos a uma torneira de esfera com comando por alavanca, pelo que permite comprares a válvula que queres (ou até manteres alguma que já tenhas), apertar o atuador ao tubo junto à torneira, afinar o braço de comando e já está!

Em princípio também irei para o YF-B10 para contabilizar consumos. Bom preço e leituras confiáveis seria um contador, mas era mono muito grande para colocar dentro da garagem, já aqui tenho confusão a mais, ainda a precisar de algumas correções.

Já sei que atuadores são. Na minha imaginação não espero ter esse tipo de “confusão”. Há coisas que não estou a contar “levar” para dentro de casa.
Coloco uma caixa no chão no exterior para fazer isso, ou debaixo da casa que a caixa de ar tem pelo menos 90cm e dá para andar.

Ainda tenho de ver a melhor maneira.

Essa confusão que aí tens, com tempo e paciência resolve-se :slight_smile:

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade