Ajuda para corte automatico de agua

Boas malta,

Quero colocar uma eletrovalvula ou valvula motorizada na entrada de agua para o interior de minha casa, para usar juntamente com o Shelly Flood para que em caso de alguma fuga de agua corte de imediato a entrada de agua.

Como vou ter em breve um canalizador a vir la a casa montar um termoacumulador queria aproveitar para ele ja deixar montada a eletrovalvula.

A minha questão, alguem ja o fez ? que eletrovalvula usou? Estou na duvida em qual colocar, o tubo que entra é de 1/2" e estas eletrovalvulas tem algum acionamento manual tambem? para que no caso de alguma falha de energia ainda consiga ter agua mas aberta de forma manual?

Obrigado

Olá, eu estou a projetar a mesma solução lá para casa.

O que eu tenho planeado é usar uma torneira normalíssima de esfera com alavanca e um atuador por Zigbee.
Com esta solução, consigo de forma económica fazer o que quero, permite controlo manual em caso de falha de energia ou praticabilidade, se a torneira avariar não preciso trocar tudo, … e mais importante, esta solução, mantém sempre a posição caso falhe a eletricidade. Não corremos o risco de em caso de falha a inundação aumentar ou faltar a luz e não ter água…

Adicionalmente, vou aproveitar para colocar um sensor de fluxo de água, para controlar o consumo. Não é a opção mais rigorosa, pois uma torneira a pingar não é contabilizada, mas para uma aproximação, chegará bem.

https://mauser.pt/095-2557/nous-lz3-controlador-inteligente-de-valvula-torneira-zigbee
https://mauser.pt/095-5653/sensor-de-fluxo-de-agua-1-30l-min-em-cobre-25x50mm-yf-b5

Eu estou a construir e também vou fazer isso. O que vou usar é esta eletrovalvula, que se for NO, se a luz falhar o estado dela é aberto. Esta função parece-me importante, porque podes ter a válvula num estado temporário e se houver falha de luz, ela abre para ter água.
Só precisa de corrente para fechar.

Para isto precisas também de um ESP com rele para a conseguir acionar.
Há versão de 220v

Agora imagine ter uma inundação em casa, o HA deteta e corta a água, entretanto a humidade chega a uma tomada e vai o diferencial a baixo. A válvula volta a abrir e quando chegar a casa, tem uma piscina, despesa avultada e a conta da água para pagar!

Para segurança, a válvula deve manter sempre a posição, pois o inverso também é inseguro. Uma válvula NC, em caso de incêndio e falha de energia, deixa-nos sem água para combater o fogo.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade