Ajuda na escolha de equipamentos de rede (Router, APs, Firewall...)

Boas.

Tenho estado estas semanas a ler bastante sobre os eventuais perigos/limitações por ter todos os equipamentos ligados ao router do operador. (não sou obcecado em segurança).

Apesar de atualmente ainda estar com poucos equipamentos ligados ao HA a quantidade pode vir a aumentar:

  • 1 shelly 2.5 para estores
  • 1 shelly 1PM (estou à espera dos sensores de temperatura) para controlar painel solar;´
  • 1 tp-link para controlar resistência do painel solar

(ainda estou no início)

Atualmente tenho o seguinte:

Router MEO modelo GR241AG - (200/100 de velocidade) com o seguinte ligado ao mesmo:

  • Porta 1 e porta 2: NAS Qnap TS-251A (o NAS tem duas portas de rede). É aqui que corro o HA em ubuntu server via Hassio.
  • Porta 3 - TV android
  • Porta 4 - cabo de rede que liga a um Switch que está dentro da caixa de ATI (dos mais básicos e com muitos anos). Este switch permite ter rede na casa toda (claro com fraca qualidade). Apenas tenho ligado um AP no 1º andar (router antigo belkin que está com o cabo de rede numa porta LAN - serve para desenrascar) o que dá 25 mbps, mais coisa menos coisa, quando testo a velocidade no telemóvel.
  • Wifi do router MEO: box da meo + telemóveis + shellys e tomadas wifi.

Nota: apesar desta configuração não tenho falhas de rede. Tudo funciona (relativamente rápido). A única excepção é quando estou no 1º andar ligado ao belkin com o telemóvel a exigir muito, mas mesmo isso tem dado para navegar na net.

meu objetivo tentar ter mais segurança, uma vez que todos os equipamento estão a obter acesso total à rede.

Estive a recolher algumas ideias e a opção de VLANs com uma firewall será uma forma de obter mais segurança.

Penso que para o meu tipo de utilização basta o seguinte:

  • colocar router da MEO a servir a BOX directamente (por cabo ou wifi) e em bridge;
  • novo router com capacidade VLAN e firewall ligado à porta 4 do da MEO (questão: considerando que a porta 4 do GR241AG da MEO tem apenas 100mbps full duplex, não fico limitado a 100 mbps, independentemente se intalar router gigabit?);
  • VLAN para servidor QNAP (ligado por cabo) + telemóveis e PC portátil (ambos ligados por wifi).
  • VLAN para IoT.

Para a distribuição da net vou ter a curto prazo as seguintes necessidades:

  • router;
  • AP wifi (com capacidade de VLAN) para piso 0 (actualmente o da MEO é suficiente para enviar sinal para a cave.
  • AP wifi (com capacidade VLAN) para piso 1;
  • switch layer 2 (dependendo do número de portas do router posso eventualmente adiar a compra).

Da minha analise ao que li, uma opção era: USG (controller a correr no addon do Hassio) + switch layer 2 de 8 portas + 2 ou 3 APs tudo da unifi. Problema: elevado custo para implementar isto. :frowning:

As minhas questões e dúvidas são as seguintes:

1 - Pelo que li, dos equipamentos mais utilizados para gerir isto é o USG e respetivos APs (necessito de pelo menos 2). No entanto o preço é bastante elevado, principalmente os APs. Conhecem alguma alterativa mais barata que consiga ter VLANs com wifi?

2 - Estive a estudar a hipótese do pfsense a correr no NAS . No entanto tenho duvidas se será a melhor opção. Vou necessitar sempre de switch e AP wifi nesta solução.

3 - Estive a ler também sobre softwares como dd-wrt ou open-wrt. A minha maior questão é mesmo os AP. Até tenho um asus antigo (WL-500gp v2)com dd-wrt em que posso fazer uns testes engraçados com VLANs e outras opções…

Sei que existem outros tópicos com semelhanças, no entanto como a minha grande limitação é €€€, penso que o meu objetivo será ter feedback de alterativas com menos custo.

Qualquer sugestão é bem vinda.
Não sou entendido em redes (apenas leio alguma coisa).

Boa tarde
Eu também nao sou nada entendido na materia mas viste os routers da xiaome?
Tens por exemplo o Mi Router 4A que é bastante versátil e encontras a venda na amazon es, não sei se este modelo tem tudo o que pretendes mas existem modelos mais avançados.
Eu também estou a procura de um router pois se mudo de operador de Internet depois tenho que configurar tudo de novo, esse Mi Router 4A não é nada mau mas só tem 2 portas gib e eu precisei de mais.

Boa noite pessoal, mais uma vez peço aqui uma ajuda da vossa parte.
Tenho um router Huawei + switch + router tp link, o router tp link é o que eu utilizo para conectar os meus dispositivos mas ele atingiu o máximo de dispositivos conectados em simultâneo (não conecta mais de 18), o que eu queria era um router +/- em conta para agora pk irei mudar de casa e aí já irei optar por outro tipo de rede, se alguém puder ajudar na escolha agradecia

Como se vê capacidade maxima de devices ? Está no datasheet do router? É que tb tenho Tp-Link Archer C7 e já está com 14 wireless … :thinking:
Que TP Link tens?

Boas.

Eu acabei por optar pelo ER-X como Router ligado à porta 4 da MEO (bridge). Por cabo tenho os 500 Mbps da MEO. Quer ligado ao ER-X ou a uma outra porta de rede após o switch.

Depois tenho um switch layer 2 barato ( gigabit full duplex).
No meu caso coloquei ainda um AP da Unifi (AC-LITE).
No piso de cima tenho um AP da TP Link de 2.4 GHz apenas.
Quando quiser evoluir apenas tenho que substituir o AP do piso de cima por outro melhor (eventualmente AC-LITE). E aproveito o AP básico para a cave (atualmente o meu AC Lite “chega” lá).

@PDM Tenho um wr841n é um router barato e já antigo, não encontrei referência ao número dos dispositivos no site da tp link, o certo é que comecei a ter problemas de acesso esta semana depois de meter mais 6 sonoff mini e 1 broadlink, os smartphones deixa se de conectar e o broadlink tb, andei a pesquisar pela net e vi em fóruns pessoal a dizer k só suporta 18,.

@lopitos
Eu não queria restruturar a minha rede agora pk irei mudar de casa e aí sim fazer uma rede de raiz como deve ser, agora só queria “desenrrascaar” com um router que aguente mais dispositivos

O ArcherC7, para já com 14 wireless e 4 wired está fixe, comprei OLX como novo, ainda embalado por 50€ , mas já se encontra por ai nas lojas por pouco mais.
Um dos wired é um mini router da ASUS com openwrt que tive de usar como AP para extender wifi na garagem para ligar wemos e camera.
A configuração low, se os devices não crescerem muito , está a agentar-se bem.

encontrei isto o que leva a quer que com o archerC7 estou tb quase no limite dos 15 na banda 2,4 (não estou a usar 5.0)

Por este lados ainda está assim:
image

Se achas essa solução cara, nem te vou dizer quanto gastei na minha empresa para meter material da cisco.
A solução unifi é a melhor custo/beneficio que podes meter.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade