Ajuda a esclarecer dúvidas de módulos zigbee

Boa tarde, já pesquisei aqui, mas não encontrei especificamente o que pretendia, daí estar a procurar ajuda num novo tópico. A minha ideia é mandar vir um Gateway da tuya/zigbee, e depois comprar os módulos zigbee para colocar por tras dos interruptores das luzes e dos interruptores dos esteres.
As minhas maiores dúvidas são:
1º - Para manter os meus interruptores de estores, em que tenho um botão para subir e outro para descer e a meio posso no mesmo botão inverter para ele parar, não sei qual o módulo zigbee que funciona com esses interruptores e em que os interruptorres continuem a funcionar manualmente na mesma

2º - Outro projeto que queria fazer era abrir o portão do meu lote e do meu condomínio, para o do lote poderia aplicar qualquer coisa no motor, mas no do condomínio como está a uns 100 metros de casa e não é só meu não quero lá meter nada, a minha ideia era poder de casa mandar o comando como se fosse o comando que tenho agora, ou seja algo que aprendesse a referencia e depois a enviasse para o portão, ou seja teria de ter algum alcance. Acham que o broadlink rm4 pro iria funcionar?

3º - Outra dúvida é se com estes módulos zigbee nos interruptores consigo depois controlar consumos, e manter histórico dos seus consumos e como o fazer?

Para começar, gostaria que alguem me esclarecesse estas dúvidas , ainda sou muito iniciante nestas coisas, nunca trabalhei com nada disto e estou agora a começar e queria para já apenas controlar, interruptores/luzes, estores e os portões… depois logo se vê.

Desde já obrigado.

Esqueci-me de referir que para abrir o portão do condomínio tenho um intercomunicador Bticino 344502, de dois fios. Penso que não dá para aplicar nada, mas não sei, se alguem souber que me diga, obrigado.

Depende dos botões, depende do motor e do equipamento que fores usar. Tens de ver as características e configurações possíveis antes de comprares. Existem um módulos Zigbee específicos para estores mas duvido que tenham a flexibilidade dos módulos wifi.

Esse tipo de comandos é rolling code e o Broadlink não suporta rolling code. Existe um projecto aqui no Fórum de um modo de fazer o que queres.

Tudo depende de se o equipamento suporta medição de consumos ou não, mais uma vez tens de ver se o equipamento suporta antes de comprares, mas não conheço nenhum que o faça (o que não quer dizer que não exista).

1 Curtiu

Depende dos botões, depende do motor e do equipamento que fores usar. Tens de ver as características e configurações possíveis antes de comprares. Existem um módulos Zigbee específicos para estores mas duvido que tenham a flexibilidade dos módulos wifi.

Os botões são os que meti na imagem no post original, em que por exemplo se quiser descer, basta carregar na seta para baixo e se a meio quiser parar carregar no stop do mesmo botão. os módulos que andava a ver era estes, zigbee estores mas não sei se vão permitir parar a meio como os botões originais e se serão os mais adequados para manter os botões da imagem no post original, se alguem me conseguir esclarecer isso agradecia. Em relação aos wifi? quais aconcelha? a meu ver a desvantagem dos wifi é que vão todos ligar-se ao router e o router com tantos aparelhos (interruptores, estores, etc…) vai ficar muito lento porque tem de gerir tantas ligações, daí ter pensado no zigbee para se ligarem a um gateway.

Esse tipo de comandos é rolling code e o Broadlink não suporta rolling code . Existe um projecto aqui no Fórum de um modo de fazer o que queres.

os meus não são, porque já copiei o meu comando para outro comando e ele funcionou bem, por isso penso que deva funcionar, a questão é que comprar um broadlink para testar tanto o funcionamento como se à distância que estou do portão se funciona é um bocado caro… mas tenho de ver. Qual é o tópico a que se refere para fazer o que pretendo?

Desde já agradeço as respostas e as ajudas.
Obrigado.

Em relação aos estores eu tenho o Shelly 2.5 e funciona como tu queres

1 Curtiu

Desde já obrigado pela resposa, mas queria evitar esses por serem wifi, ou seja depois ligam-se todos ao router e são muitas ligações em simultâneo… acha que com os zigbee (o link que mandei anteriormente) também irão funcionar? ou não tem experiência com esses?

Já agora uma questão, esses é preciso programar alguma coisa ou é simplesmente ligar e aceder pela app ou google home?

Outra questão para funcionar com os módulos zigbee basta comprar um gateway destes Link ? Ou é preciso mais coisas?

Desculpem as minhas questões mas sou muito básico ainda nestas coisas.
Obrigado.

Luís eu tenho 6Shelly 2.5 nos estores, Shelly 1no portão da garagem e outros devices de outras marcas, menos o que me falas que não conheço o funcionamento.
E não tenho problemas com WiFi e funciona top.
Eu no Shelly utilizo a APP da mesma

Obrigado. Vou na mesma aguardar se alguém que tenha zigbee me ajuda se não, volto a falar consigo. Obrigado. Já agora, nos estores como são os seus interruptores? Pode mostrar-me funcionamento?

E com os Shelly 2.5 precisou programar ou mudar firmware?

Obrigado

Os interruptores são básicos 1para subir e outro para baixar, que agora com o Shelly nem utilizo , tenho boa tudo programado.
Não é preciso mudar firmware , é só emparelhar com a APP.

O portão é de Trinco magnético?
Ou é tipo portão de garagem?

Obrigado.

Os Portões que tenho são dois daqueles de correr (portão do meu lote, e portão do condomínio) e um daqueles de garagem que sobe… todos eles no mesmo comando e consegui copiar para outros comandos por isso que pensei copiar para o Broadlink RM4 Pro, mas ainda são 40 e tal euros e tenho medo que depois o portão do condomínio não tenha alcance e no do condomínio não posso lá meter nenhum módulo.

Ainda pensei se daria para adaptar o meu video porteiro (Bticino 344502) para isso mas não encontro nada para isso.

Isso não quer dizer absolutamente nada sobre ser rolling code ou não. Os comandos Ditec com rolling code podem ser copiados em segundos sem recurso a nenhum equipamento extra.

Pois então não sei. Mas não podendo colocar nada no portão do condomínio e também não conseguindo adaptar o meu video porteiro, penso que a solução passa pelo Broadlink, alguem já trabalhou com isso o que acham? e a nível de alcance é bom? Obrigado.

:point_up:

Não estou dentro do assunto do vídeo porteiro.
Mas sei que o sonoff sv funciona em quase todos.
É uma questão de neste fórum pesquisas sobre este device

Obrigado, vou então ver.

Já Agora como sei se é rolling code ou não?
Obriagdo

Obrigado @m_fernandes
Vou analisar melhor a questão se meto com zigbee ou com os shelly que me falaste. Obrigado. Alguma dúvida volto a questionar.

@luiscozinheiro O modulo zigbee para estores que falaste mais acima “funciona” com esses interruptores do primeiro post, mas tem um senão… Para poder ser acionado por exemplo a partir do Home Assistant tens de deixar o interruptor de subir e descer sempre na posição Stop, senão não funciona…

Também andei a ver esses módulos mas preciso que funcione com botões de pressão, coisa que este também não funciona… Ou melhor, funciona, mas só enquanto estiveres a pressionar o botão de subir ou descer… :smirk:

Obrigado @FSousa. Pois, esse é um senão, porque assim quando fecho ou abro no interruptor tenho de esperar para depois meter no stop… E na app seria igual não é? Então e estando sempre no stop depois na app tenho de estar a carregar até ele fechar ou como vai funcionar? Temos de definir um x de tempo?

Qual o módulo zigbee para esse casos é o que diz zigbee curtains?

Em alternativa só os Shelly 2.5 como já referido não é? E esses funcionam mesmo com o botão sem estar no stop?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade