Boa tarde, já pesquisei aqui, mas não encontrei especificamente o que pretendia, daí estar a procurar ajuda num novo tópico. A minha ideia é mandar vir um Gateway da tuya/zigbee, e depois comprar os módulos zigbee para colocar por tras dos interruptores das luzes e dos interruptores dos esteres.
As minhas maiores dúvidas são:
1º - Para manter os meus interruptores de estores, em que tenho um botão para subir e outro para descer e a meio posso no mesmo botão inverter para ele parar, não sei qual o módulo zigbee que funciona com esses interruptores e em que os interruptorres continuem a funcionar manualmente na mesma
2º - Outro projeto que queria fazer era abrir o portão do meu lote e do meu condomínio, para o do lote poderia aplicar qualquer coisa no motor, mas no do condomínio como está a uns 100 metros de casa e não é só meu não quero lá meter nada, a minha ideia era poder de casa mandar o comando como se fosse o comando que tenho agora, ou seja algo que aprendesse a referencia e depois a enviasse para o portão, ou seja teria de ter algum alcance. Acham que o broadlink rm4 pro iria funcionar?
3º - Outra dúvida é se com estes módulos zigbee nos interruptores consigo depois controlar consumos, e manter histórico dos seus consumos e como o fazer?
Para começar, gostaria que alguem me esclarecesse estas dúvidas , ainda sou muito iniciante nestas coisas, nunca trabalhei com nada disto e estou agora a começar e queria para já apenas controlar, interruptores/luzes, estores e os portões… depois logo se vê.
Desde já obrigado.