Ajuda a esclarecer dúvidas de módulos zigbee

Não faço ideia como funciona na app… Quem anda por aqui utiliza, ou devia… o Home Assistant para não ficar dependente dessas apps e clouds chinocas.

Procura por Coordenadores ZigBee… Existe em formato Pen USB ou WiFi que em conjunto com o Home Assistant dá-te a possibilidade de utilizares práticamente todos os dispositivos ZigBee (Sensores de porta, de temperatura, lampadas, tomadas, desses módulos para caixas de aparelhagem…) na mesma rede independentemente da sua marca…

Ainda vou comprar um modulo desses para ver o comportamento ao certo com os botões de pressão.

No anuncio da venda tem esta referencia em relação a deixar o botão em Stop…

- To protect the motor, before using App to control the shutter, please keep the wall manual switch at 'STOP' position.

Os shelly 2.5 funcionam controlados remotamente através do Home Assistant mesmo com o botão em Stop.

Obrigado, em vez dessa pen que fala, também pode ser um gateway zigbee? Como falei em cima? Essa pen que fala ligo-a ao Google home? E ele reconhece? Desculpe as perguntas mas ainda estou muito no início disto… Obrigado

Tem que ser um coordenador ZigBee que tenha integração no Home Assistant… Ou ainda não tens Home Assistant?

Como coordenador poder ser Sonoff zigbee bridge, conbee, pen baseada por exemplo no CC2538… Podes ver por exemplo os coordenadores suportados pelo addon Zigbee2MQTT…

O contolador zigbee tinha pensado neste Gateway penso que é isto certo?

Ainda não tenho home assistent, quando falavam aqui em home assisten tinha pensado no Nest Mini ou algo do genero, Porque comprar uma Coluna daquelas tipo esta com Google assistent não chega pois não? Sabem dizer-me se o nest ou esta coluna funcionaria?

Obrigado.

Bom dia.

Vamos tentar ir por partes:

  1. não tens home assistant instalado, e estas a pensar não instalar, usando um google home, ou algo semelhante, contudo fazes perguntas sobre como efetuamos as coisas pelo Home assistante?
    (De outra forma, usas um iphone, e vais perguntar a um amigo com android como fazeralgo?)

  2. Um dos principais objectivos do home assistante é remover a dependencia da cloud do fabricante do dispositivo, esse gateway funciona tão bem como qualquer outro, excepto que sem um software que tenha a inteligencia toda não faz nada.
    Por norma vais ver pessoas a referirem-se a “xinoca” aka xiaomi, CC (um dos varios modelos e mais DIY), conbee, sonoff, esses são os gateways que utilizamos mais porque integram com o home assistant e como tal podemos enviar comando para a rede zigbee atraves deles.

  3. google Home vs home assistante: o Home assistante é um software de integração, permite que diferente dispositivos, fabricantes e linguagem, comuniquem entre si, a google utiliza as api’s disponibilizadas por terceiros para dar ordens e depois é a api que tem de fazer o que estava programada para fazer.

Assim o google home pode usr o google assistante para dar comandos aos estores, luzes, tomadas, sensores, motores, etc…mas não tem capacidade de decisão: “se muito sol/calor” fechar estores.

PS: Se a tua opção é não instalar o home assistat então deves procurar ajuda nos foruns da google

Olá Luís,
noto aqui alguma confusão. Este fórum é do HomeAssistant https://www.home-assistant.io
Isto não tem nada a ver com ‘Assistentes de Voz’ tipo Alexa ou google assistant. O HOMEAssistant é uma plataforma que integra material de vários fabricantes e permite interação entre ‘todos’.

Portanto se quiseres usar HOMEAssistant este é o sítio certo. Se a tua ideia é depender de clouds/apps de fabricantes e ter tudo ligado via/com Google/Nest Assistant/ Alexa, existem outros grupos que se dedicam a esse tipo de soluções.

Dá uma olhadela no site do HomeAssistant e se quiseres experimentar estamos cá para ajudar e tens imensa informação aqui no fórum sobre como começar.

Boas automações

Ola, peço desde já desculpa pela confusão e por ter confundido o Home Assistant com o Google Assistant. Como disse no inicio ainda estou muito no inicio com estas coisas, como se confirmou.

Obrigado pelos esclarecimentos. A minha ideia inicial sempre foi com o google assistant porque nunca tive muita intenção de, por exemplo, abrir ou fechar os estores caso a temperatura suba ou desça… Queria apenas comandos simples de abrir e fechar estores, acender luzes, abrir e fechar portões, etc.

Qualquer das maneiras muito obrigado pela ajuda e quem sabe um dia quando estiver mais por dentro do assunto me aventure no Home Assistant, penso que agora ainda não estou preparado, pelo que entendo é preciso muito mais configurações certo? Se me conseguirem dar umas luzes só de como funcionaria, assim muito por alto, agradeço se não depois tento ler com mais atenção no site do Home Assistant.

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

em primeiro lugar precisas de um hardware para correr o homeassistant. pode ser um raspberry pi, um odroid, algumas boxes android também dão ou até podes correr numa máquina virtual no pc para testar.

Existe sempre uma curva de aprendizagem mas hoje em dia é muito mais curta.

Vantagens:
Os equipamentos e automações não dependem de uma cloud/app do fabricante
É possível integrar equipamentos de marcas e protocolos diferentes

Quando quiseres estamos cá para acompanhar o processo de transição :wink:

1 Curtiu

Muito obrigado @tmarquespt . Por enquanto vou tentar começar pelo sistema de Cloud/app e depois talvez um dia quando estiver mais bem preparado testo o Home Assistant. Até porque se usar os módulos zigbee ou mesmo os Shelly 2.5, depois consigo sempre aproveitá-los pelo que percebi… depois basta deixar de usar a Cloud/app e passar a usar o Home Assistant.

Só uma ultima duvida, também não é para já mas a minha ideia é num raspberry pi qualquer dia com uma parabólica distribuir dentro de casa canais por IP, e usarei uma imagem que é o LibreELEC, posso depois tendo isso a correr ter também o home assistant ou terei sempre de ter um raspberry pi dedicado a isso?

Obrigado mais uma vez pela disponibilidade.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade