Zigbee2mqtt 1.22.2-1

Boa noite

Tenho cerca de 22 aparelhos zigbee, alguns deles são routers.
A antena é uma pen USB CC2531 que tenho à meses sem dar problemas.
Estou a usar um raspberry pi 3.

Ontem depois de fazer upgrade do Zigbee2mqtt para a versão 1.22.2-1 vários aparelhos ficaram a responder com cerca de 10 segundos de delay
Não acontece sempre, nem acontece sempre com os mesmos aparelhos.
Mesmo depois de restart ao Zigbee2mqtt ou até ao raspberry obtenho o mesmo comportamento nesta versão.

Já tentei o rollback para a versão anterior (1.22.1-1) e tudo volta ao normal com tempos de resposta quase imediatos (<1 segundo).

Mais alguem sofre deste problema ?

Obrigado
HF

Eu não notei qualquer delay, mas o meu coordenador é uito mais potente.
O melhor conselho que posso dar é que troques o cc2531 por uma sonoff zigbee dongle plus. o 2531 é muito limitado em termos de capacidade de processamento e número de devices.

Pois, sei que a sonoff lançou um coordenador recentemente que será melhor.
Quantos aparelhos zigbee tens ligados na tua rede ?
Confirma-me que funciona bem em sonoff mas tb para Tuya, Moes, Xiaomi e outras marcas, certo ?

Mas … ainda assim, se o problema fosse o hardware entao tb teria este problema na versao enterior.

De certeza que não mudou nada na tua rede? Novos devices, por exemplo?
Na minha rede tenho à volta de 40 devices Xiaomi, Ikea, tuya, blitzwolf, moes…
O meu coordenador não é nenhum desses, é o cc2538+cc2592, mas com esse da sonoff , a menos que sejas muito diy, não se justifica usares igual ao meu…

Não mudei nada, a unica variavel é mesmo a nova versão do zigbee2mqtt. Tanto é que se voltar à versao anterior fica tudo a funcionar bem. Ja fiz rollback e upgrade varias vezes com restart/reboot pelo meio e não ha duvidas que na nova versão tenho este problema.

É provavel que seja algum device que seja incompativel com esta nova versão e prejudique a rede… mas qual ? Vai ser duro identificar este problema, os logs não dizem nada de relevante

Já vi que criaste um issue no GitHub:

Vou seguir, também tenho o mesmo coordenador e não vou atualizar até ter a certeza que está tudo OK.

Tou quase a chegar à conclusão que são umas lampadas Tuya que aqui tenho que baralham a rede zigbee nesta versão.
Se nao tiveres estas mesmas lampadas provavelmente nao tens este problema

vamos ver se os pessoal do github analisa isto


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade