Zigbee Range extender

Boa tarde,

Tenho varios sensores zigbee da xiaomi, portas, temperaturas e movimento, no entanto acahva que estes sensores faziam uma rede mesh. Pelos testes que já fiz não estão a fazer uma rede mesh. è normal este comportamento?

Existe alguma forma de eu conseguir extender a cobertura do sinal entre o meu dongle CC2531 e os meus sensores?

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Os equipamentos que funcionam a bateria não fazem mesh, apenas os que ligam directamente à electricidade o fazem (tomadas, lâmpadas, etc.).

Podes colocar outro CC2531 flashado como router. Atenção que o mesh não é criado imediatamente e pode levar várias horas a formar-se.

Ok obrigado.

Alguma alternativa ao CC2531 flashado? outros devices que façam mesh…?

Em teoria, qualquer equipamento activo que seja suportado pelo zigbee2mqtt faz mesh.

Não tens forma de controlar, uma vez que a rede cria-se a si própria, e por vezes de formas estranhas.

Eu uso uma tomada da OSRAM e 2 CC. A tomada da OSRAM só faz mesh quando está ligada (ligada = relé activo). Já tive lâmpadas que se apresentavam como router, mas que não faziam nada. Entretanto o projecto já evoluiu bastante, e pode ser que já funcionem. Um dia destes devo fazer update de fw ao CC, emparelhar tudo novamente, e colocar lá uma lâmpada para testar.

Resumindamente até ver a melhor alternativa é o CC.

Como consigo ver a minha rede mesh? presumo que esta imagem seja a sua rede mesh…

Obrigado pelos comentários.

Cumprimentos
Gonçalo Azevedo

Sim podes ver a tua rede. No GitHub do Zigbee2MQTT procura por Zigbee Map.

OK. obrigado vou verificar.

Relaticamente a adcionar CCs a instalação depois de flashados como faço para os emparelhar?

Fazes como se fosse outro dispositivo qualquer.

Qual dos botões do CC serve para emparelhar?

Já tentaste pesquisar a resposta a essa pergunta?

sim e não estou a encontrar a resposta. mas vou continuar a procura. Obrigado pela ajuda.

Boas malta. Alguém sabe se existe algum dispositivo zegbee que faça mesh com o gateway da xiaomi?

Basicamente todos os que se liguem à electricidade…

Tens as tomadas da xiaomi, as lâmpadas xiaomi…

1 Curtiu

As tomadas parece-me uma boa solução… Vou pesquisar um pouco sobre elas. Obrigado pela sugestão. @j_assuncao e @Maddoctor

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade