Zigbee Frustração!

Olá boa tarde mais uma vez.

Vou tentar explicar a situação, pois esta-me a dar cabo da cabeça!

Tenho já alguns sensores e antes o único que me dava dores de cabeça era um Aqara t1 que deixava de estar disponível no HA… Dispositivo adicionado através de um Sonoff Gateway/Hub… Era obrigado a remover e adicionar o dispositivo para que volta-se a funcionar…

Li algures, e tem lógica ter antes um ZigBee Gateway universal, então comprei a Pen USB da Sonoff Plus…

Tirei esta foto a uns segundos atrás e só tinha a Luz da Garagem (Aqara T1) como Indisponível, fui ao ZHA e cliquei em reconfigurar o dispositivo e ele volta a funcionar… Mas depois de fazer isso, a Porta da Garagem ( Sonoff DW2 ) fica também indisponível! Bora lá reconfigurar este também! Ao fazer isso lá se vai outro sensor a vida! Neste caso o de temperatura e humidade! ( Sonoff SNZB-02 )!

Eu dei upgrade no Firmware da Pen Sonoff, será disso?! Alguma sugestão, ideia?!

O Upgrade de firmware foi este, logo o primeiro https://github.com/Koenkk/Z-Stack-firmware/tree/develop/coordinator/Z-Stack_3.x.0/bin
" CC1352P2_CC2652P_launchpad_coordinator_20220219.zip"

Se tens ZHA muda para Z2M … probleme done, no more problemes =).
BTW podes ter um outro problema relacionado com distância. Arranja um plug zigbee que faça de router para meteres no meio, ou algo que faça de router na tua rede zigbee

Obrigado pela resposta. Distância é muito se não impossível mesmo pois estamos a falar de 2 metros no sensor de temperatura… Os outros 2 um passa uma parede e o outro 2 paredes… Esse Aqara já esteve no meu quarto só que depois tirei e passava 2 placas… Claro com o Sonoff Gateway, duvido que este de pen USB seja inferior em força de sinal.

Eu bem que gostava de tentar o zigbee2mqtt… Só que dá me um erro estúpido e não inicia… Já procurei pelo erro e sem sucesso… Só vejo malta a reclamar que após fazer update deixa de iniciar… Soluções está quieto. Posso flashar o Sonoff Gateway com o FW de router… Mas duvido muito seriamente que seja isso.

Talvez volte a criar do 0 uma nova VM para instalar o essencial apenas … um gajo é novo nestas andanças e é instala daqui, apaga dali… E pode estar ali alguma coisa a mais… Sei lá…Antes era só 1 com o Gateway a perder ligação ou ficar indisponível… Agora são 3 com a pen USB lol

Já experimentaste ligar o dongle com um extensor usb em vez de estar ligado directamente na porta USB? Eu não tenho problemas mas já ouvi ppl a dizer que era aconselhável pois pode-se ter interferências.

Quando flashaste deu tudo verde no proceso?
No meu aparece assim. Zigbee2MQTT é outro mundo, se não usas, aconselho-te a mudar, o processo inicial é complicado, no meu caso foi pois tive que reconfigurar todas as automações no Node Red, para adaptar ao Z2m, mas vale a pena, nunca mais nada se desconectou.

Captura de ecrã 2022-04-04 190906

Ohhh cheguei agora a casa… pumba Porta Garagem e Luz garagem indisponíveis (Aqara T1/ Sensor Porta Sonoff)… fds…

@EdgardosReis nepias ainda não, está direto no USB num PC que tenho aqui ligado 24H… Eu também vi isso, mas não eras nos Pi’s? Interferência com o já wireless/bluetooth?!

@brunorvs sim acho que sim correu tudo bem.
zig

Edit: Mal abria a boca, o sensor de temp/humidade sentiu-se mal… Não quis ficar sozinho e também ficou indisponível lolol

Vou tentar trabalhar com o Zigbee2mqtt a ver no que dá… mas eu já andei a tentar e dá sempre erro no arranque… já coloco o erro pdoe ser que alguém cá tenha a solução…

O erro que me dá sempre é este… Calculo que por não iniciar que o Painel Web não abra e de erro 502 Gateway…

Alguma solução?!

Parece que consegui… Isto no final de uns dias a martelar fico com doutoramento lol

Então recomendam usar este certo?! Vamos lá adicionar e ver como funciona…

Foi a melhor opção, entretanto com o print que pus a pouco vi que tinha o firmware antigo, instalei e está de novo a bombar.

Já adicionei quase tudo estes são os essenciais. Acho que está tudo bem? O Aqara aparece um 1, é o sinal?!

Sim, o 1 é a força do sinal.

A interferência acontece sempre que se usa USB3 e afecta outros equipamentos proximos. A solução para por usar um hub USB auto-alimentado e uma extensão USB2.

O Stick está ligado numa porta USB2.0. Se for ao Dashboard o Aqara T1 é o que tem o sinal mais forte, suponho que seja o LQI. E por esta altura já tinha deixado de funcionar, ontem e anteontem com o ZHA foi o descalabro lol… E pelo o que percebi, o aqara t1 está ligado ao BASICZBR3 porque funciona como router.

Do melhor, tenho equipamentos ligados diretamente às lâmpadas zigbee é top.

Screenshot_20220405-132728_Home Assistant

1 Curtiu

Não sei se isto pode ou não ajudar….

Eu tenho um sonoff bridge com tasmota, e durante algum tempo alguns dos dispositivos ficavam indisponíveis, sem razão aparente. Tentei várias coisas, desde colocar dispositivos alimentado a corrente perto uns dos outros, para ganhar alcance, atualização da versão tasmota no bridge, troca para pilhas novas e de marca, e o problema sempre se manteve.

Após ler este tópico, e ter deixado um canal livre para o zigbe, nunca mais falhou qualquer dispositivo. Tenho cerca de 10 dispositivos a funcionar atualmente, sem qualquer falha.

A solução para mim passou por aqui, não sei se no teu caso pode ajudar

1 Curtiu

As tantas era isso mesmo com o ZHA, no entanto agora com o Z2M funciona bem sem problemas… A esta altura com o ZHA já tinha ido algumas vezes abaixo os sensores… Aparentemente só de usar o Z2M resolveu o meu problema!
Acredito que tenha sido também a config que usei no Z2M, lá dá para escolher o canal, mas já lá estava o 11 por isso funciona não vou mexer. A Config original mal se instala não tinha nada disto no plugin. Copiei de outro lado, apliquei e funciona impec.

data_path: /share/zigbee2mqtt
socat:
  enabled: false
  master: pty,raw,echo=0,link=/dev/ttyZ2M,mode=777
  slave: tcp-listen:8485,keepalive,nodelay,reuseaddr,keepidle=1,keepintvl=1,keepcnt=5
  options: '-d -d'
  log: false
  restartdelay: 1
  initialdelay: 1
mqtt:
  base_topic: zigbee2mqtt
  server: mqtt://192.168.1.94
  user: xxxxx
  password: xxxxx
serial:
  port: /dev/ttyUSB0
devices: devices.yaml
groups: groups.yaml
homeassistant: true
permit_join: false
advanced:
  pan_id: 6754
  channel: 11
  network_key:
    - 2
    - 59
    - 56
    - 29
    - 34
    - 35
    - 74
    - 67
    - 90
    - 9
    - 45
    - 62
    - 74
    - 65
    - 8
    - 34
  availability_blacklist: []
ban: []
whitelist: []
queue: {}

Tive claro problemas ao instalar isto tudo… As vezes para pessoal caso venha a ler isto… Sem experiência lá tive de matutar e ler como meter a funcionar corretamente.

A integração Mosquitto broker tem de estar instalada obrigatoriamente, será esses dados como user pass a serem usados aqui na config do Zigbee2MQTT…
Depois se a WebPage não abrir, e der um erro de 502 Gateway é só na config em server retirar a porta e fica funcional!

Foi os problemas que tive e resolvi :stuck_out_tongue:

Quando configurei o meu z2m antes de iniciar, escolhi o canal 24, para não interferir com o wifi no canal 11.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade