Zigbee - Erros recorrentes

Boa tarde a todos,

Desde o início da minha experiência com o Home Assistant que considerei o Zigbee como o protocolo de eleição para muitos dos dispositivos. Eu sou dos que pretendo sempre um sistema totalmente autónomo, sem depender de servidores ou serviços externos…

Comecei com um CC2531 com antena externa em Zigbee2mqtt e lá foi funcionando durante algum tempo só com um simples termómetro da Xiaomi. Adicionei mais recentemente uma tomada e dos controladores de rega do Lidl.
Todos os dispositivos funcionam, mas as falhas são recorrentes. Ou o CC2531 deixa de funcionar (até a luz verde fica apagada) e tenho que reiniciar o RPI ou desligar e voltar a ligar o CC, ou tenho que voltar a carregar nos botões de emparelhamento em todos os dispositivos, …

Hoje por exemplo o CC2531 está (aparentemente) ligado, tem a luz verde, mas tenho o erro : “Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)” e o z2m nem sequer arranca.

É normal este tipo de rede ter tantas falhas?
É sabido que o CC2531 é muito fraco, mas só com 3 dispositivos não se aguenta?

Se adquirir um Sonoff ZBDongle-P será que fica o problema resolvido? ou há melhor solução?

Queria avançar para módulos para os estores e interruptores, mas só de pensar que para re-emparelhar teria que desmontar os interruptores todos…

Neste momento qualquer coisa é melhor que o CC2531…

A opção da Sonoff é boa mas o problema poderá não ser do CC mas sim da porta onde está ligado.

Pois, em 2019 quando o adquiri, ainda não havia tanta oferta e com preços comparáveis…

Em relação à porta, eu tenho ligado a uma USB2 do RPi4, através de uma extensão USB para o afastar um pouco e diminuir as interferências, tal como recomendavam. É ainda a versão com antena externa.

Eu para ter estabilidade e maior alcance (que este nem com antena atravessa duas paredes), pondero comprar outro Cordinator, não sei ao certo é qual o melhor (ao melhor preço).

Olá.
Eu tenho a Conbee e trabalha impecável…

não sei que fonte de alimentação tens no Rpi ou que outros equipamentos tens ligados nas portas USB mas poderá ser falta de tensão na porta. Experimenta usar um hub USB com alimentação externa.

Pois, pode ser uma hipótese.

Tenho um carregador de telemóvel (de marca), de 2,5A. No Pi4, a consumir tenho um SSD, o CC2531 e uma pequena ventoinha…
Há forma de ver/medir se o carregar utilizado chega?

Na altura não comprei logo o oficial para não encarecer mais o projecto, entretanto este foi dando.
Hoje teria comprado um Nuk!

Não sou muito entendido, mas como foi dito, poderá ser um problema de alimentação.

Eu tenho o bridge da sonoff com tasmota, e inicialmente também tive alguns problemas. Comecei com 4 dispositivos (3 deles de bateria), e por vezes perdiam a ligação e em alguns casos nem a retomavam, noutros demoravam dias até ficarem disponíveis novamente.

O que me apercebi, é que á medida que o número de dispositivos cresceu, deixei de ter esses problemas. Segui também um tutorial que há aqui no fórum, e defini um canal para a minha rede Wi-Fi!

Neste momento tenho cerca de 15 dispositivos a trabalhar há meses sem uma única falha

E é por esse motivo que não consigo recomendar um Rpi a ninguém. Além de ser uma máquina fraca e com problemas (come cartões SD como quem mastiga pastilhas elásticas) quando somas o preço de todos os componentes necessários fica ao preço de um NUC de entrada de gama.

Quanto ao teu problema, experimenta com um carregador mais potente ou passa a pen e o SSD para um hub USB com alimentação externa.

1 Curtiu

Sem dúvida… O Hardware por enquanto até chega bem para o que estou a utilizar (somente HA), mas quando o adquiri, foi só o RPI pois tinha cá o resto… ao fim de uns dias o SD foi à vida, comprei um Sandinsk como recomendado e também foi à vida, meti outro temporariamente e comprei um SSD + cabo usb/sata, como aquece muito vai mais uma caixa com ventilação, ao fim de uns tempos a ventoinha começa a zumbir, vai mais uma… agora é a fonte de alimentação, …

Voltando ao tópico: vou trocar de alimentação e testar… o vcgencmd get_throttled nada indica, mas poderá ser daí.

Bom dia
Existe um pormenor muito importante que deve testar antes.
O alimentador recomendado da RPI4 é de 3 A e pelo que li está a usar um de 2.5A.
Teste trocar o alimentador e veja essa estabilidade fica resolvida.

Mas esse só indica o estado geral do sistema, o problema poderá estar apenas nos USBs.

Vou sublinhar também a alimentação do RPi. Um Disco pode consumir por si próprio até 10W ou 3A, dependendo da forma como o host está a gerir a energia. Um transformador tão fraco pode estar não só a pôr em causa a estabilidade do sistema como também ser a razão pelo qual o teu RPi está a comer SSDs que nem gomas.
Fonte: http://sabrent.com/blogs/storage/ssd-power-consumption

1 Curtiu

Os meus 50 cêntimos, fuja do cc 2531, no início também tinha um, era o mais barato, estava sempre a falhar mesmo no meu NUC. Comprei um USB ZigBee 3.0 Dongle Plus - Sonoff ZBDongle-E, mais uma extensão USB,atualizei o firmware e agora funciona tudo na perfeição.
Convém deixar o coordenador afastado da máquina, faz menos interferências.
Abraço.

Também já mandei vir um… a ver se fica estável e posso começar a comprar dispositivos!

Vou também trocar a alimentação. Já tenho um stepdown para 5vdc de 5A e estava a pensar usar um carregador de um portátil e montar o RPI numa caixa de uma fonte ATX, meter logo o SSD lá dentro e usar uma ventoinha ligada diretamente na fonte de alimentação para não estar a consumir do RPI…

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade