Boa tarde a todos,
Desde o início da minha experiência com o Home Assistant que considerei o Zigbee como o protocolo de eleição para muitos dos dispositivos. Eu sou dos que pretendo sempre um sistema totalmente autónomo, sem depender de servidores ou serviços externos…
Comecei com um CC2531 com antena externa em Zigbee2mqtt e lá foi funcionando durante algum tempo só com um simples termómetro da Xiaomi. Adicionei mais recentemente uma tomada e dos controladores de rega do Lidl.
Todos os dispositivos funcionam, mas as falhas são recorrentes. Ou o CC2531 deixa de funcionar (até a luz verde fica apagada) e tenho que reiniciar o RPI ou desligar e voltar a ligar o CC, ou tenho que voltar a carregar nos botões de emparelhamento em todos os dispositivos, …
Hoje por exemplo o CC2531 está (aparentemente) ligado, tem a luz verde, mas tenho o erro : “Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)” e o z2m nem sequer arranca.
É normal este tipo de rede ter tantas falhas?
É sabido que o CC2531 é muito fraco, mas só com 3 dispositivos não se aguenta?
Se adquirir um Sonoff ZBDongle-P será que fica o problema resolvido? ou há melhor solução?
Queria avançar para módulos para os estores e interruptores, mas só de pensar que para re-emparelhar teria que desmontar os interruptores todos…