Zigbee é proprietário?

Cada switch/ sensor… por marca tem de ter o seu zigbee? Ou seja um zigbee da sonoff só recebe informação dos sonoff’s e não recebe dos shelly’s?

Por exemplo: uma cadeia de supermercados vai ter para a semana 1 hub zigbee da marca silvercrest. Deteta os sonoff’s?

1 Curtiu

pelo que percebi o dongle CC2531 permite ligar a varios dispositivos zigbee de vários fabricantes. mandei vir e vou testar… daqui a 3 meses quando receber o dongle.

Cada empresa que usa o zigbee só usa o protocolo de comunicação mas os hub precisa ter o código do dispositivo pra conversar, o protocolo é só o meio de conversar, entende? Por isso que nem todo hub aceita todo dispositivo.
O zigbee 3.0 veio com a ideia de todos os dispositivos poderem ser aceitos em qualquer hub mas parece que para as empresas isso não é muito interessante.
No caso de dongles geralmente são feitos por empresas pequenas ou devs que querem poder usar qualquer dispositivo então nos dongles geralmente tem os códigos de tudo que é dispositivo e estão sempre atualizando o suporte para + dispositivos.

1 Curtiu

mas então seria uma solução para poder integrar todos os sensores/aparelhos zigbee certo ? ou perco alguma coisa ?

Correto! Não perde em nada usar um dongle, só ganha!

1 Curtiu

E no caso do Sonoff Zigbee com Tasmota seria como um “dogle” não é?
Já que o Tasmota tenta ser o mais abrangente possivel. Estou certo?

Sim, isso mesmo. o Tasmota permite a integração multi-marca. Apesar disso convém sempre consultar o site oficial para confirmar que equipamentos são compatíveis.

1 Curtiu

O tasmota tb cria uma rede tipo zigbee ? (independente do wifi ?)

Tasmota é um firmware customizado, no caso do tasmota, como o Jorge disse, tem que olhar no site quais dispositivos são compatíveis mas provavelmente muito + dispositivos do que o firmware padrão!

estou um pouco baralhado.

O que percebi é que o tasmota é firmware para colocar no dispositivo e não é uma rede. Este permite que os dispositivos se liguem ao HA sem grande complicação.
A dungle que referi, pelo que entendi, cria uma rede zigbee (será?) e recebe o sinal de diversos fabricantes de dispositivos zigbee’s e assim não preciso de adquirir nenhum gateway proprietário.

Será isto ou estou completamente ao lado ?

Sim, é isso mesmo. O Tasmota vai só gerir a comunicação entre o dispositivo e o HA.

1 Curtiu

Tasmota é um firmware customizado, as pessoas colocam Tasmota em hubs zigbee. Os hubs zigbee que fazem a rede zigbee. O pessoal troca o firmware padrão dos hubs, que tem poucos dispositivos, e colocam o Tasmota para reconhecer dispositivos de outras marcas. Mas a função do hub zigbee em fazer a rede zigbee não muda, só muda o firmware dele.

Sim, dongles servem para criar rede zigbee, eles são hubs zigbee, só que com firmware customizado para reconhecer dispositivos de várias marcas.

É isso mesmo.

O pessoal usa muito sonoff bridge e altera o firmware dele para tasmota para aceitar várias marcas. Mas vc não vai precisar fazer isso em dongles, geralmente eles já tem no firmware deles os códigos de várias marcas.

1 Curtiu

ok, entendido. (não sabia que tb podiam colocar o tasmota nos hubs. pensava que era só nos dispositivos.)

Não é “nos hubs” em geral, apenas alguns hubs podem ser flashados com Tasmota.

2 Curtiram

Extato, só nos que aceitam Tasmota. Pode-se colocar Tasmota em mt coisa, já vi até em hub ir…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade