Zigbee Coordinator e HA

Viva Malta,

Estou em remodelações numa casa que comprei e onde irei viver nos próximos 2/3 anos, com as remodelações aproveitei e coloquei estores electricos e estou a deixar a casa preparada com rede estruturada etc.
Dado este contexto, estou a começar a pensar sobre a domotica e obtei por escolher fazer tudo com base em zigbee, o unico racional na decisao foi conseguir fazer uma rede de forma independente para quando um dia mais tarde tiver de alugar a casa nao ter de deixar la o servidor com HA nem obrigar ninguem a ter de usar o meu sistema.
Entao comprei um NSPanel Pro e um ZBBridge-Pro porque posso meter tasmota e usar como eu quiser e mais tarde meter o firmware orignal e quem quiser usa o ewilink ou nao usam nada e pronto :slight_smile:
Agora as duvidas:

É meu entendimento que tendo ligado a ZBBridge (com tasmota) á rede wireless, posso usar o HA como coordinator e ter la todos os equipamentos zigbee e controla-los, é correcto? ou preciso de mais alguma coisa do lado do HA? É esta a melhor opção?

Sobre equipamentos Zigbee, vejo muitos que referem usar bateria/pilhas mas outros nao fazem referencia a nada. A duvida agudizou quando vi os Sonoff ZBMINI L2 que estava a pensar comprar para as luzes nao terem necessidade de neutro nem encontrar referencias á sua autonomia, é possivel isto? ou devo assumir que todos os sensores/switch zigbee precisam de alimentação seja ela via Neutro ou pilha?

Ao dia de hoje na casa onde estou tenho tudo wireless por isso é sempre preciso alimentação de alguma forma :slight_smile: e por ir alugar a casa onde estou e nao saber o que fazer aos Sonoff Gang que tenho montados é que obtei por ir para zigbee e interruptores “normais” na casa nova :smiley:

Grato pela ajuda

estas a fazer remodelações, inclusive na rede eléctrica da casa. já confirmas te com o teu electricista se podes deixar isso assim? ele depois assina o termo de responsabilidade? depois estas disposto a ir resolver tu os problemas caso os interruptores deem problemas? as vezes uma coisa simples como ligar a luz parece algo banal mas quando falha quando mais precisamos é quando chateia mais. na minha opinião deixava os interruptores como estavam e pronto, já que depois queres alugar a casa tens de te lembrar que tudo deve ficar conforme. se queres teimar com a domótica na casa que vais alugar, mete cabo conselho de quem já viu mais que uma vez pessoas com problemas na própria casa! imagina agora arrenda-la.

Olá @Duarte_Santos

Na casa que tenho atualmente com interuptores sonoff e que vou alugar vou retiralos precisamente pelo que dizes, por isso nesta nova e que esta a ser remodelada é que vou optar por deixar tudo em zigbee, com interruptores normais e switch por traz da consola…

novamente, se vais remodelar poderias fazer tudo por cabo.
cabo aplicado é para o resto da vida. Nunca mais te chateias com isso (quando bem feito).

é a minha opinião.

Ok, entendo, mas as remodelações nao sao tao profundas ao nivel de poder montar um sistema KNX :slight_smile:

não tem de ser um sistema knx. só o simples facto de levares os sinais do interruptor directamente ao quadro eléctrico já facilita imenso na altura de automatizar. e os sinais podem ser 2, 3 ou 4 fios.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade