Zigbee como saber se funciona com router

Boa a Todos,

Tenho estado a tecnologia zigbee e pareceu ate agora bastante interessante, o que notei e muita falta de informação acerca do que é o que e se funciona como. AS minhas maiores Duvidas actualmente e saber o que funciona ou não como router, é que muito do material que se vê a venda é raro ver um que indique se e ou não router, ou se serve esse objectivo. A minha Grande Duvida e mesmo essa como saber o que se pode usar com router.

Segundo a norma Zigbee todos os equipamentos que liguem diretamente à eletricidade (tomadas, lâmpadas, alguns interruptores, etc.) devem funcionar como routers. Isto se seguirem a norma, o que nem sempre acontece embora felizmente sejam poucos os equipamentos que não seguem a norma.

Existem também equipamentos específicos para funcionar como router, como por exemplo o Amplificador de sinal TRÅDFRI do IKEA.

A grande questão é mesmo o que vais usar como coordenador e se é um produto fechado a outras marcas (como a gateway da Xiaomi, do Lidl, da Tuya, etc.) ou se é um produto aberto e que funciona com várias marcas (como a Conbee, Slaesh, CC2531, CC2538+CC2592, etc.).

1 Curtiu

Estou com um dongle CC2531 e para testes estou com uns sensores da sonoff. só que perco muito o sinal, mandei vir um do ikea mesmo para testes.Para a casa estou a espera do material zigbee da legrand para testar.

Atenção que o Zigbee funciona na mesma frequencia que o wifi (2.4gHz) e pode haver interferencia entre eles. Há aqui no Fórum uma publicação sobre a coexistencia entre zigbee e wifi que dá umas luzes sobre o assunto e indica algumas soluções.

sim já o tinha visto, mas neste caso acredito mesmo que seja paredes e distancia, como era para testar não comprei um com antena, e se calhar devia, mas estava a espera que o zigbee ou zwave tivessem já com mais penetração na europa.

Esse coordenador que tu tens é dos mais fracos que existem em termos de sinal. E além disso tem uma limitação no número de dispositivos emparelhados.

por acaso não sei os limites, mas como era só para testar, acabei por ir a este mais barato.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade