Zanzito VS HA 0.95.4

Boa tarde pessoal,

Algum de vocês tem o zanzito a funcionar correctamente para as notificações?
Agora com a nova versão do HA, ele deixou de funcionar :confused: Sei que deixou de ter suporte, mas para mim era o melhor de todos. O Ariela derrete-me a bateria ( ha montes de reports no XDA sobre isso ) assim como a localização não é muito certa… pela menos para mim.

Dai ter voltado ao Zanzito… mas como perdi as notificações, passei-as para o Telegram! Massssssss… como aqui para o Cartaxo ha bruxas por tudo e por nada… não consigo mudar o toque de notificações do telegram de forma a diferenciar o tipo de alerta que recebi.

É que o Telegram usa o mesmo do prog de SMS … Whatsapp … etc. :confused:
Aceito ideias malta :wink:

Pushbullet ou html5?
Eu troquei o zanzito pelo life360 mas acho que não dá para notificações :thinking:

1 Curtiu

Penso que a tua melhor a tua melhor opção e o HTML5.

Eu uso a Ariela e não tenho problemas nenhuns de consumo de bateria. E se for bem configurado gasta menos que o Zanzito.

@j_assuncao,

Podes meter ai uns prints de como o tens no telemóvel sff? (censura os teus dados)

Obrigado :wink:

A minha configuração é perfeitamente normal e a única parte que tens de ter em atenção é a da localização. Certifica-te que tens uma versão recente, de preferência igual ou superior à 1.3.4.2, pois foi introduzido um novo campo nas configurações de localização.

O que tenho na minha configuração do Device Tracker é:

  • Device Tracker: ACTIVO
  • Device Tracker - Mobile App: ACTIVO
  • Device Tracker - See: INACTIVO
  • Tracking Mode: GPS
  • Updates Period: 5 MINUTES
  • Updates Position: 50 METERS
  • Accuracy: 200 METERS

Este ultimo campo, Accuracy, é muito importante pois impede que sejam enviados dados de localização se a margem de erro do GPS for superior a X metros. Isto evita que quando te encontras num local com pouco ou nenhum sinal de GPS (dentro de um edificio, num tunel, no metro, etc.) não sejam enviadas localização que por vezes saltam várias centenas de metros do local onde te encontras e com isso poupa também bateria.

Numa próxima actualização da Ariela, irão aparecer algumas novas funções sugeridas por mim e também a tradução para Português de toda a aplicação (feita por mim :wink:).

2 Curtiram

Impecável… Amanha ja vou tratar disso.
Eu tb ja entrei em contacto com o DEV por causa de um BUG e dei a ideia de podermos alterar o som de notificação para diferenciais das demais apps que temos nos dispositivos.

Ficou na wish list … A ver vamos.

@ - Foi mais forte que eu… ja está instalado com a “tua config” :slight_smile: Amanha dou feedback.

OBRIGADO

1 Curtiu

Já que se fala no ariela eu queria usar para presenças por Wi-Fi mas não consigo que funcione. Alguém tem o ariela a funcionar por Wi-Fi para presença? Aparece sempre como estando fora quando estou em casa.

@maxcalavera explica lá isso melhor. A Ariela funciona com qualquer rede (3G, 4G, WiFi…).

@j_assuncao eu sei que funciona com essas redes todas. Contudo eu gostava de usar o modo de rastreamento por Wi-Fi. Mas não está a funcionar porque quando chego a casa o device tracker do ariela continua como “not_home”. Mesmo após algumas horas em casa. Não consigo perceber o porquê.

Ahhh… Isso não funciona exactamente como estás a pensar.

Podes por na mesma o rastreamento por GPS mas o que tens de fazer é configurar devidamente as opções de IP interno, IP externo e redes WiFi de casa. Quando a Ariela detecta que estás ligado a uma rede que configuraste como sendo doméstica (podes configurar várias, eu tenho 4) ela passa-te automaticamente para Home

Tb já tu e esse problema… Agora pare e que a coisa está melhor. Vê se não tens a optimização da bateria activada para o Ariela.
Confirma isso… Estou com a config do @j_assuncao e está a funcionar bem ate ver.

@j_assuncao eu tinha configurado as redes de casa também. Vou testar novamente a ver o que dá. Já agora, neste momento não tenho o mqtt configurado mas no HA se for pesquisar por device tracker aparece lá ainda as opções da ultima configuração. Como posso limpar isso?

Para ter a certeza que isso desaparece desinstala o.addon e volta a instalar. Eu não uso o MQTT na aplicação, uso a API que funciona muito bem. Basta colocares no configuration.yaml a entrada mobile_app:. Depois podes ver os sensores na zona das integrações do HA.

Boa dica, então quer dizer que depois basta integrar os sensores manualmente. Quanto ao mqtt se calhar não vale a pena o trabalho. Para já se calhar vou deixar assim. Se desinstalar não corro o risco de algo correr mal?

Assim que activas a mobile_app e configuras os sensores na Ariela eles ficam quase imediatamente disponíveis para usar no HA. Poderá eventualmente ser necessário fazer refresh à página das integrações para as veres aparecer.

Não usar o MQTT na Ariela é um bônus pois não precisas de abrir o broker MQTT para o exterior.

Se desinstalares o quê? A Ariela?

Não. Desinstalar o addon mqtt. Mas também me lembrei que tenho de apagar do known_devices.yaml. Se calhar já resolve. Vou testar a ver.

Podes apagar sem problema desde que depois uses exactamente as mesmas configurações do addon.

1 Curtiu

@j_assuncao,

É suposto isto estar assim com esta circunferência enorme? É que estou em casa e ele está-me a marcar umas centenas de metros longe de casa.

Obrigado

Manda-me o teu ficheiro de zonas por MP. Pode estar alguma coisa mal configurada.

1 Curtiu

Acho que foi pancada do telemóvel… Andei a flashar umas coisas e fez random reboot… e deve ter ficado com serviços pendurados ou algo do género.

Agora está tudo ok.

Mas deixo aqui as “zonas”

- name: home
  latitude: !secret key_lat
  longitude: !secret key_lon
  radius: 400
  icon: mdi:home

- name: notrabalho
  latitude: !secret key_lat_og
  longitude: !secret key_lon_og
  radius: 200
  icon: mdi:worker
  
- name: ginasio
  latitude: !secret key_lat_gim
  longitude: !secret key_lon_gim
  radius: 100
  icon: mdi:worker

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade