***** Atualizado para a versão +2021.5.x do HA. *****
(é necessário estar pelo menos na versão 2021.5.1)
Já a bastante tempo usava um custom component que encontrei na net num forum qualquer (que já não faço a menor ideia de qual foi) que fazia com que os sensores de movimento da Xiaomi reconhecerem movimento passado um minuto em vez dos dois / dois e meio que eram normais com o componente original do HA.
Mas agora com a nova actualização do HA (0.110) esse componente modificado começou a funcionar mal e a dar erros no log.
Depois de muita pesquisa a tentar encontrar o tal forum, acabei por desistir e tentar resolver eu o problema.
Saquei o componente do github oficial do HA (https://github.com/home-assistant/core/tree/dev/homeassistant/components/xiaomi_aqara) e tendo como base o componente modificado que tinha, tentei alterar o novo.
E aparentemente consegui pois ao fim 4 dias de teste tudo funciona 5 estrelas e sem erros no log.
Deixo aqui os ficheiros que precisam caso queiram usar esta alteração:
Basta sacar todos os ficheiros e criar uma pasta chamada xiaomi_aqara dentro da pasta custom_components e colocar-los lá. (config\custom_components\xiaomi_aqara).
E claro reiniciar o HA.
Eu apenas modifique o que era referente aos sensores de movimento (binary_sensor.py), tudo o resto esta conforme a ultima actualização oficial.
Caso queiram modificar o hardware dos sensores, com este custom component eles passaram a reconhecer movimento de 3 em 3 segundos.
Fica o link a explicar como se faz:
Já o testei num dos meus e funciona.
Mas sem qualquer alteração de hardware com este custom component os sensores detectam movimento de 50 em 50 segundos, em termos de bateria, já uso esta alteração a mais de um ano e as baterias ainda são as originais.
Fica a partilha e espero que seja útil.