Xiaomi Sensor Movimento mod - 1 minuto retrigger - Gateway Xiaomi

***** Atualizado para a versão +2021.5.x do HA. *****
(é necessário estar pelo menos na versão 2021.5.1)


Já a bastante tempo usava um custom component que encontrei na net num forum qualquer (que já não faço a menor ideia de qual foi) que fazia com que os sensores de movimento da Xiaomi reconhecerem movimento passado um minuto em vez dos dois / dois e meio que eram normais com o componente original do HA.

Mas agora com a nova actualização do HA (0.110) esse componente modificado começou a funcionar mal e a dar erros no log.
Depois de muita pesquisa a tentar encontrar o tal forum, acabei por desistir e tentar resolver eu o problema.

Saquei o componente do github oficial do HA (https://github.com/home-assistant/core/tree/dev/homeassistant/components/xiaomi_aqara) e tendo como base o componente modificado que tinha, tentei alterar o novo.

E aparentemente consegui pois ao fim 4 dias de teste tudo funciona 5 estrelas e sem erros no log.

Deixo aqui os ficheiros que precisam caso queiram usar esta alteração:

Basta sacar todos os ficheiros e criar uma pasta chamada xiaomi_aqara dentro da pasta custom_components e colocar-los lá. (config\custom_components\xiaomi_aqara).
E claro reiniciar o HA.

Eu apenas modifique o que era referente aos sensores de movimento (binary_sensor.py), tudo o resto esta conforme a ultima actualização oficial.

Caso queiram modificar o hardware dos sensores, com este custom component eles passaram a reconhecer movimento de 3 em 3 segundos.
Fica o link a explicar como se faz:

Já o testei num dos meus e funciona.

Mas sem qualquer alteração de hardware com este custom component os sensores detectam movimento de 50 em 50 segundos, em termos de bateria, já uso esta alteração a mais de um ano e as baterias ainda são as originais.

Fica a partilha e espero que seja útil.

2 Curtiram

Boas tardes. Tenho também os meus sensores de movimento com esse hack, mas só consigo usufruir disso através do projecto zigbee2mqtt. Esse costum_component faz com que o sensor passado 3 segundos depois de ter movimento passe a “sem movimento” e se houver movimento logo a seguir ele vai reportar outra vez movimento? Ou será preciso esperar alguns segundos?

Isso é com a gateway da xiaomi?

Já agora, quando fiz o hack a um deles, ainda estava ligado à gateway da xiaomi e por vezes ele ao detectar movimento fazia falar a chinesa que está dentro da gateway. Isso não acontece neste caso?

Sim com este hac se mudares o hardware ele detecta passado 3 segundos. Isto com o gateway da xiaomi.

A voz chinesa a falar tb me acontece a solução que encontrei foi tirar o som na APP da xiaomi dos avisos…

Mas neste momento tenho todos sem modificações de hardware e para mim funciona 5 estrelas assim:
Detecta movimento e fica ON por 12 seg e vai a OFF passados mais 50 segundos volta a detectar movimento. Ou seja demora no total 62 segundo entre detecções pois sem alterações de hardware se for 60 ou menos segundos há bugs nas detecções.

OK. Sou capaz de testar esse componente brevemente. Apesar de preferir usar hub,s zigbee sem ligação à cloud e que aceitem multi-marca, estou a voltar a usar a gateway da xiaomi para alguns dispositivos.

Depois dou feedback sobre o resultado.

1 Curtiu

Olá outra vez.

Hoje estive a testar com um sensor de movimento da mijia ( o que não tem sensor de luminosidade) e que já tinha a modificação de hardware e… sim senhor nhor está a funcionar como disseste. Detecta movimento e passa a off passado 12 segundos ( penso que isto tenha a ver com o que tens estipulado no ficheiro em "timeout= 12 " se modificar isso deve dar até 5 ou mesmo até 3 segundos como dizes ?)

Bem sei que a maioria do pessoal não gosta de usar as gateways que funcionam através da cloud, eu também náo, ando a ganhar coragem para comprar uma conbee 2 ou algo mais potente do que o cc2531 para o z2m, mas muitos parabéns por esta modificação, assim já me safo até me decidir o que comprar.

Se alteres o “timeout= 12” para “timeout= 3” ira detectar de 3 em 3 segundos mas se tiveres sensores sem a modificação de hardware esses podem dar problemas, pois como já referi, os sensores originais (ou seja sem modificações de hardware) precisam de no mínimo 60 segundos entre detecções para funcionarem bem (pelos meus teste o mínimo ideal são os 62 segundos (12 on + 50 off) que já estão programados nessa modificação que fiz).
Mas se tiveres todos com modificação de hardware penso que não terás problemas… Testa isso… Basta mudares o timeout…

E fico feliz por ter-te sido util.

Ok, vou experimentar. Tenho só um dos sensores de movimento sem a alteração de hardware, mas esse não é tão importante a questão do tempo de passagem a off e a on.

***** Actualizado para a versão +0.112 do HA. *****

1 Curtiu

Olá, essa modificação ainda funciona com a versão 0.115.3?
Não entendi direito como devo fazer, preciso retirar a integração que já tenho e instalar essa pelo HACS?

Olá, essa modificação ainda funciona com a versão 0.115.3?

A mim continua a funcionar com essa versão , sim.

Não entendi direito como devo fazer, preciso retirar a integração que já tenho e instalar essa pelo HACS?

Dentro da pasta config/custom_components/ tens de colocar toda a pasta xiaomi_aqara , se já lá tiveres uma com esse nome, tens de sobrepôr a que está no 1º post.

Para esta mod funcionar é necessário que utilizes a Gateway da Xiaomi?

Ou se usares a Cc2531 com zigbee2mqtt também funciona?

com outras gw funciona bem melhor! Permite 5s…

Eu confirmo que com a alteração mostrada neste tópico, tendo os sensores com o hack feito, que também dá para ter só 5 seg. Com a gateway Xiaomi.

Claro que com zigbee2mqtt é melhor em todos os aspectos, e é só preciso mudar uma parametrização do sensor ( isto respondendo à pergunta acima)

Obrigado pela resposta!

Onde posso encontrar como fazer essa alteração?

No primeiro post deste tópico está um link onde explica como fazer o “hack”, passa por soldar uma ponta de fio entre dois pontos da placa do sensor ( isto é necessário para o sensor poder voltar ao status de “sem movimento” 5 segundos após detectar movimento.

Depois deste hack, para usufruir dele com a gateway Xiaomi é seguir este tópico, para usufruir dele com zigbee2mqtt é necessário ir à pasta share/zigbee2mqtt/devices.yaml e colocar a entrada “occupancy_timeout” por baixo do código do device. Assim :point_down:

Na foto tenho 10s mas pode ser até 5s

Obrigado!

O hack já tinha feito em tempos, mas não tinha editado a variável!

Vou já tratar :slight_smile:

Em resposta ao post do @finipini

No caso do deCONZ, cada vez que o addon inicia esta configuração é perdida, para isso podem fazer uma automação a todos os 5 minutos que mete o tempo a 3 segundos por exemplo

automation:
  - alias: deconz_start_aqara_sensors
    trigger:
      - platform: time_pattern
        minutes: "/5"
    action:
      - service: deconz.configure
        data:
          entity: binary_sensor.aqara
          data:
            config:
              'duration': 3

***** Actualizado para a versão +0.118 do HA. *****

21-11-2020

1 Curtiu

***** Atualizado para a versão +2021.5.x do HA. *****

Atualizem primeiro o HA e só depois copiar os novos ficheiros e reiniciar o HA.
Caso a vossa versão seja inferior a 2021.05.1 os sensores não vão funcionar.

09-05-2021

1 Curtiu

Oi Joel, quais foram as alterações com a atualização?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade