WLED + Home Assistant usar fita led para estados de entidades

Viva malta,
Recentemente adquiri uma fita led endereçável e não tive qualquer problema em configurar a mesma usando um d1 mini e integrar no home assistant.
O que gostava de fazer era representar o estado de algumas entidades nas fitas led, por exemplo:
Variar uma quantidades de leds acesos a verde conforme a produção fotovoltaica tipo barra de estado, etc.
Já pesquisei umas quantas coisas mas só se vê informação para operações básicas, sabem se existe algum tutorial semelhante?
Obrigado!

Boa noite,

Eu não fiz isso. Mas posso lhe dar umas ideias. Segundo li, a integração do wled, vai criar tantas “light” quantos os segmentos criados no wled. Imaginemos que pretende usar dez leds para corresponder entre 0 e 100%. Primeiro define dez segmentos no wled, cada segmente com um led. De seguida actualiza a integração no homeassistant e deve ficar com 10 “light”. Depois cria as automações e conforme a percentagem manda ligar o/os segmentos correspondentes.

Espero ter ajudado

É outra ideia, obrigado @Alberto_Santos!

No entanto já consegui fazer o que pretendia da seguinte forma:

WLED possui uma funcionalidade, a json api, o que possibilita enviar post request e comandar cada led ou um range deles.
Criei um rest_command que lhe é passado o valor de uma entidade em questão, por exemplo:
rest_command:
solar_strip:
url: http://192.168.1.64/json
method: POST
content_type: ‘application/json’
payload: ‘{“bri”:35, “seg”:{“i”:[0,25,[0,0,0], 0,{{ value }},[0,155,255]]}}’ ## value é o valor do numero de leds a activar

Depois é criar uma automation em que vai invocar sempre que o valor da entidade muda, por exemplo a energia que a minha casa esta a consumir fica assim:

  • id: ‘1613655793061’
    alias: Consumo casa LED
    description: ‘’
    trigger:
    • platform: state
      entity_id: sensor.power_consumption
      condition:
      action:
    • service: rest_command.solar_strip
      data:
      value: ‘{{ ((trigger.to_state.state | float) * 25 / 3000) | round(0) }}’ ## 3000 representa o limite do valor a representar na fita led, 25 é a quantidade de leds
1 Curtiu

Pode-se encontrar a documentação da API JSON em https://github.com/Aircoookie/WLED/wiki/JSON-API


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade