Wibeee + utilities

Boa noite a todos,

Tenho andado numa saga para instalar tudo o que preciso, sem recorrer a firmwares alternativos (sonoff, tuya, blitzwolf, xiaomi, etc) e entre essas coisas está um wibeee (na verdade um mirubee)
Já consegui integrar, usando um custom_component que encontrei por aqui, mas agora tenho algumas dúvidas.

Ao que parece o wibeee desliga a ligação de rede quando tem demasiados acessos, e por isso tive que reduzir o tempo de SCAN_INTERVAL para 4/5 s. Configurei um utility_meter para pegar no sensor com os W que vem do wibeee e contar os kWh consumidos. tudo aparentemente a funcionar bem, até com o “Bonus” de usar a integração da ERSE para actualizar automáticamente o ciclo horario.
No entanto a pergunta, talvez de leigo, é: sabendo que o status.XML do wibeee dá a informação live, ou seja, no caso do POWER, dá o power actual (ex.: 240w) e não o consumido desde o ultimo pedido. o valor do acumulado de Wh vai estar certo? ou terá que ser colocado algum factor ?

Cumprimentos,
Carlos

Aproveito para questionar, valerá a pena mudar do wibeee para um shelly EM?

O Shelly EM ou 3EM (e até o 1PM) têm muito melhor suporte no HA.

Boa tarde Jorge, obrigado.

A minha ideia é ter um anel no geral entrada, para contabilizar o geral e depois um no disjuntor da cozinha/da placa para ler especificamente o consumo dessa zona.
Qual sugeres?

Já agora, aproveitando o mesmo tema, o utilities_meter consegue apresentar os resultados por dia? Ou seja, saber o daily value de consumo efectuado para cada tariff?

Cumprimentos,
Carlos

O Shelly EM permite ter dois CI/CT. Quanto à tua pergunta, basta ler a página oficial do componente para teres a resposta, existem vários ciclos que podem ser utilizados.

1 Curtiu

Vou ressuscitar o tópico pois a questão inicial acabou por não ser respondida.

O Wibeee expõe um sensor que contém a energia consumida. No meu caso, com Muribee trifásico, trata-se do sensor.wibeee_phase4_active_energy e a unidade de medição é o Wh. Aí estão todos os consumos acumulados. Não é correcto usar o sensor _active_energy directamente no utility_meter, vai dar resultados errados.

Como tenho produção fotovoltaica também uso o sensor.wibeee_phase4_active_power que, juntamente com o sensor.wibeee_phase4_power_factor, permite saber quando está a haver injecção na rede. Pegando nesse valor da injecção consegue-se integrar as várias potências de injecção para aproximar os Wh injectados, conforme descrito em https://www.home-assistant.io/docs/energy/faq/#creating-an-energy-sensor-out-of-a-power-sensor.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade