Wibeee com produção solar

Oi pessoal precisava para variar da vossa ajuda e conhecimentos.
Estou a começar em HA e estou a montar a minha máquina num Rasp Pi 4. Instalei uma Fork do André Bação Wibeee para Wibeee. Tudo funciona bem menos um pormenor, como tenho paineis solares quando o consumo é inferior à produção, o consumo geral deveria aparecer tal como na app da Wibeee como negativo e neste momento aparece como positivo ou seja estou a injetar na rede e para o HA é como se estivesse a consumir.
Depois de analisar o http://192.168.1.xxx/en/status.xml (do meu Wibeee) vi que sempre que estou a injetar o valor desta linha <fase1_factor_potencia>-0.684</fase1_factor_potencia> indica se o valor do consumo é positivo ou negativo. Neste caso os -0.684 indica que estou a injetar na rede e não a consumir. O fator de potência neste caso varia sempre entre -1 e 1 de valores absolutos.
O que acontece é que não consigo colocar esta variante na linha de código de forma a que possa aparecer o consumo ou produção consoante seja positivo ou negatico o valor de <fase1_factor_potencia>****</fase1_factor_potencia>. Alguém pode ajudar?
Obrigado

Coloquei uns exemplos em https://github.com/luuuis/hass_wibeee/blob/main/SENSOR_EXAMPLES.md#suggested-sensor-configurations, espero que ajude a quem venha aqui parar posteriormente.

Com esse sensores consegue-se depois integrar com as funções de energia do Home Assistant que saíram agora em Agosto.

1 Curtiu

Obrigado pela contribuição. Essa tua imagem como posso obter os dados com essa apresentação?

A última versão do HA faz essas apresentações, é criar os sensores de energia conforme descrito na página e depois configurar aqui:

Open your Home Assistant instance and show your Energy configuration panel.

Depois aparece tudo aqui

Open your Home Assistant instance and show your Energy panel.

São necessários três sensores: consumo da rede, injecção na rede e total de produção solar de houver.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade