Wake_on_lan switch -> Como pedir o status (online/offline) do host atraves do Google Home

Hello all,

Sou muito novo no HA.

A minha primeira config é para um wake_on_lan switch:

switch:

platform: wake_on_lan
name: “Desktop”
host: “192.168.1.254”
mac_address: “2c:fy:a1:21:5d:59”

Funciona muito bem quando digo: “Hey google, turn on Desktop” e consigo ver no HA se o host está online ou offline
Vou fazer o turn off daqui a uns dias (espero não precisar de ajuda :stuck_out_tongue: )

Agora tenho 2 perguntas:

1 - Há alguma maneira de virar o botão do switch on / off automaticamente mediante se o host está online/offline?

2 - Alguma maneira que o Google responda se o host está online/offline se perguntar: “Hey google, status of Desktop”?

Desde já agradeço a vossa ajuda
Ivan

Coloca isto por baixo do switch que já tens e testa.
e coloca nos teus groups o

- switch.desktoppc

  - platform: template
    switches:
      desktoppc:
        friendly_name: "desktop_pc"
        value_template: "{% if is_state('switch.desktop', 'on') %}on{% else %}off{% endif %}"
        turn_on:
         service: switch.turn_on
         entity_id: switch.desktop
        turn_off:
          service: switch.turn_off
          entity_id: switch.desktop
        icon_template: mdi:monitor

Obrigado Rodolfo pela ajuda, mas não percebi o que tenho que meter no groups e o que tenho que meter por baixo do switch.

Pelo que já testei o switch vira para on ou off automaticamente mediante se o host está online ou offline.
O que precisava de saber é se é possível de “ouvir” o status (online/offline) através do Google Home com o colando de voz “Hey google, status of Desktop”

PS: visto ter começado nisto a 2 dias, sou capaz de vir aqui fazer umas perguntas daqui por diante :slight_smile:

1 Curtiu

Não uso google home para te poder dar essa informação, pode ser que alguém saiba.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade