Ventiloconvector com placa de três velocidades integrado com sistema knx

Em cada ventiloconvector tenho uma placa que me permite controlar o mesmo e acionar uma de três velocidades.

Todos as placas têm circuitos para controlador de forma autonoma o seguinte:

  1. Electrovalvula (Abrir/ Fechar)
  2. Velocidade Minima (On/Off)
  3. Velocidade Media (On/Off)
  4. Velocidade Máxima (On/Off)
    Adicionalmente tenho módulos KNX já integrados no home assistant que me permite controlar cada um destes circulos. De referir também que está acessivel já no home assitant a temperatura set point assim como atemperatura actual.

Conhecem algum template / objecto / projecto que possa usar de forma a controlar cada ventiloconvector, e ter funçoes para controlar o ligar, desligar, ativar velocidade minima, media ou máxima, assim como uma funçao automática que controla as velocidades disponiveis de forma automática?

Obrigado.

Boas

Não entendi se procuras hardware ou apenas software.
Não tenho a parte do KNX mas tenho ventiloconvectores com as características que indicas.

Troquei os termostatos (comandos) por uns compatíveis com Tuya e tenho a integração no Home Assistant.
Quanto a parte do KNX não faço ideia como poderá funcionar no caso.

Testei estes: BHT-002-GCLW(wifi) https://pt.aliexpress.com/item/4000544189283.html
E funcionaram, mas a qualidade do ecrã era fraca.

Optei por uns “nacionais” Solius 892 (https://solius.pt/pt/cronotermostato-892). O firmware é Tuya tambem pelo que é compatível com qualquer uma das apps do ecossistema Tuya e integravel no HA.

Não sei se ajudei mas fica a dica para quem como eu pesquisar…

btw, se alguém tiver interesse tenho o do Aliexpress que posso disp€nsar a preço “simbólico”, nem que seja para testar.

Viva @jluisfreitas.

Estou a construir e vão instalar piso radiante Solius. Penso que o termostato (comando) será o Solius 892.
Funcionam bem com o HA? Como fez a integração?

Obrigado desde já!

o Solius 892 é um termóstato wifi que permite ligar ao home assistant.
pelo que vi para controlares o piso radiante terás de ter condutas do termostato ás caixas dos colectores para controlares as cabeças. no entanto eu não interferia com a instalação e deixava os técnicos(técnicos do piso radiante) fazer o trabalho deles e meter o sistema a funcionar bem (existe outras ligações entre a caixa colector e a bomba de calor e bombas recirculadoras).
Depois no final tu só fazes a integração dos tais termostatos Solius 892 ao home assistant e ai fazes o controlo que pretendes. o JLuis Freitas já confirmou que podes integrar estes termostatos ao home assistant por isso não tens de te preocupar com nada.

1 Curtiu

Muito obrigado @Duarte_Santos pelo esclarecimento.

Estava com receio que os termóstatos depois não dessem para integrar no home assistant. Até estava a pensar adquirir os Meross MTS200BHK (UE) invés dos originais Solius. Mas visto ser possível a integração, prefiro que os instaladores façam a instalação normal e deixem tudo a funcionar da parte deles, e assim posso usar os termostatos originais da marca.

Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade