Utilizar sensor modbus no painel energia como consumo rede [Resolvido]

Boa noite a todos,

Estou agora a começar a utilizar o HA desde já peço desculpa se não me conseguir explicar bem, ainda tenho dificuldade em saber os termo certos.

Tenho interesse em seguir o meu consumo energético através do HA, como 1o passo faço as leitura do contador edp através da porta HAN com um elfin 11w. Segui as instruções neste site https://sites.google.com/view/mi-automations/menu-inicial/porta-serie-han-contador-de-energia e consigo ver os valores num card na minha página inicial

Como 2º passo queria configurar o menu energia e utilizar o sensor EDP box import como consumo da rede mas não me aparece nenhuma opção na dropdown

Se alguem tiver alguma ideia como posso utilizar o sensor acima nesta opção agradecia.
Estas são as configurações do sensor no configuration.yaml

      - name: "EDP Box Import" # 16
        slave: 1
        address: 22
        input_type: input
        count: 1
        data_type: uint32
        precision: 3
        scale: 0.001
        unit_of_measurement: kWh
        device_class: energy
        scan_interval: 30

Desde já agradeço qualquer ajuda
Miguel

state_class: total_increasing

Obrigado, isso resolve o problema.

1 Curtiu

Bom dia,

Estou tambem com um ELFIN a tentar ler os dados dos sensores para o home assistant. Alguns dos dados não consigo obter, como o que indica no seu exemplo:
- name: “EDP Box Import” # 16
unique_id: edp_box_import_sensor
slave: 1
address: 22
input_type: input

data_type: uint32

data_type: uint64

    precision: 3
    scale: 0.001
    count: 8
    data_type: custom
    structure: ">2Q"  # Modificado para ler dois uint64 consecutivos

    unit_of_measurement: kWh
    device_class: energy
    scan_interval: 30

(No exemplo acima, começei por ter os dados tal como o seu exemplo mas obtinha erros no tipo de dados, nesta ultima configuração, já não obtenho erros, mas tambem não consigo ler nada:

send: 0x0 0x3 0x0 0x0 0x0 0x6 0x1 0x4 0x0 0x16 0x0 0x8
recv: 0x0 0x3 0x0 0x0 0x0 0x3 0x1 0x84 0x4 old_data: addr=None

Ainda consegue obter esses dados?
Obrigado

count: 2
data_type: custom
structure: ">2L"

Bom dia Bruno,

Para mim as leituras do contador pela porta HAN funcionaram bem enquanto apenas consumia, depois de instalar uma UPAC nunca mais funcionou bem. Tambem houveram algumas actualizaçoes do modbus no HA que tornaram mais dificil a leitura mas deve ser por isso que utiliza o custom datatype.

Actualmente utilizo um shelly em.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade