USB CC2531 perde ligação Proxmox

Olá amigos,

há uma coisa que me está a deixar um bocado preocupado e não estou a conseguir (pelo menos para já) dar a volta. Ou vai ser uma coisa muito simples ou vai ser uma coisa rara e cheia de dores de cabeça.

Sistema atual:

  • Proxmox com VM Hassosova-2.12
  • Versão Hassio 0.95.0
  • Configuração do CC2231 no proxmox: Use USB Vendor/Device ID + USB 3.0 Enabled
  • FW CC2231: CC2531_DEFAULT_20190608
  • Zigbee2mqtt: Add-on do Hassio V1.4.0

Problema:

tenho o CC2531 configurada no proxmox como digo em cima, ela funciona bem sem grandes problemas no entanto sempre que faço um restart ao HA, para assumir alterações de configuração ou novos dispositivos, deixa de ser reconhecida pelo Add-on do HA mostrando o erro no LOG:

6/26/2019, 5:45:27 PM - info: Logging to directory: '/share/zigbee2mqtt/log/2019-06-26.17-45-27'
6/26/2019, 5:45:28 PM - info: Starting zigbee2mqtt version 1.4.0 (commit #unknown)
6/26/2019, 5:45:28 PM - info: Starting zigbee-shepherd
6/26/2019, 5:45:28 PM - info: Error while starting zigbee-shepherd, attempting to fix... (takes 60 seconds) (Error: Error: No such device or address, cannot open /dev/ttyACM0)

Para contornar o problema tenho de, ou retirar o CC2231 e voltar a colocar, ou reinicar todo o sistema ProxMox

Nota: já sentia o problema com a versão FW do CC2231 anterior.

Tentativas de resolução:

  • Update FW do CC2231 (Sem sucesso)
  • Update de todas as plataformas (Sem sucesso)
  • Criada nova VM especifica para zigbee2mqtt (Sem sucesso)
  • Alteradas as configurações de USB no ProxMox de Use USB Vendor/Device ID para Use USB Port (Sem sucesso)
  • Update a todas as plataformas (sem sucesso)

Alguma coisa que se possa fazer para que consiga resolver este estranho problema?

Obrigado

Tenta fazer um teste: cria uma VM com Debian9 e o script do hass.io e verifica se tens o mesmo comportamento a nível do CC. Aparentemente, o constrangimento pode estar ao nível do SO do hassOS.

@zozito confirmo o que o @Luis_Andrade disse. Estivemos ontem a falar e chegámos à conclusão que o problema poderá estar no SO.

Várias pessoas da Equipa de Gestão têm um setup semelhante ao teu mas com a diferença de terem criado a VM e depois correram o script do Hassio em cima de Debian ou Ubuntu. Ninguém reportou problemas com o CC2531.

Peço desculpa por não ter dado mais noticias, de facto o problema era do meu lado.

O sistema ainda estava instalado na máquina de transição (portátil), no fim de semana passado passei as VMs para a máquina que é a definitiva, já fiz vários testes para reproduzir o problema e não aconteceu, até agora, não voltou à acontecer.

Quero acreditar que seria algo no portátil que estava instalado, a micas por vezes fechava a tampa ele entrava em suspensão, acredito que isso “marava” as ligações de hardware para as VMs.

Obrigado pelas vossas ajudas.

1 Curtiu

Estou a migrar do Rpi para um pc com proxmox…sendo assim, basta ligar o CC2531 à maquina e é detectada na VM ? Qual o passo que tenho que realizar para ser detactada na VM ?

Obrigado

Tens de adicionar a porta USB onde está o CC2531 ao hardware da VM.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade