TV Box H64 max e HA

Viva,

Sou novo por aqui e não sei bem se este será o local certo, pelo que peço alguma tolerância e se for o local errado que o movam para o certo p.f.

A minha questão:
Tinha cá por casa uma Tv BOX H64 max com o chipset RK3318 e sei que a mesma não é suportada assim de uma forma simples ou imediata. Ainda assim investiguei um pouco e consegui instalar o ARMBIAN e uma versão do HA Core.

Poderão pensar: “boa!”, mas não. O meu objetivo era conseguir instalar a versão “supervisor” do HA para poder adicionar Addons que no meu caso fazem sentido (e quanto mais não seja: porque quero).

O que fiz:
Instalação ARMBIAN:

Instalação Home Assistant:

A versão core correu quase sem problemas, mas nada que uma ou duas pesquisas no google não me ajudasse a ultrapassar. A versão Core corre em docker.

Quando tentei instalar a supervised fico sempre parado num erro de uma dependencia:

Unpacking homeassistant-supervised (1.0.2) over (1.0.2) ...
dpkg: dependency problems prevent configuration of homeassistant-supervised:
 homeassistant-supervised depends on os-agent.

Faço uma pesquisa e aterro aqui:
https://github.com/home-assistant/os-agent

Decido instalar de novo:

root@rk3318-box:~# sudo dpkg -i os-agent_1.2.2_linux_armv7.deb
(Reading database ... 28364 files and directories currently installed.)
Preparing to unpack os-agent_1.2.2_linux_armv7.deb ...
Removed /etc/systemd/system/multi-user.target.wants/haos-agent.service.
Unpacking os-agent:armhf (1.2.2) over (1.2.2) ...
Setting up os-agent:armhf (1.2.2) ...
Created symlink /etc/systemd/system/multi-user.target.wants/haos-agent.service → /lib/systemd/system/haos-agent.service.
Processing triggers for dbus (1.12.20-2) ...

E quando vou testar, até parece que está tudo ok:

root@rk3318-box:~# gdbus introspect --system --dest io.hass.os --object-path /io/hass/os
node /io/hass/os {
  interface org.freedesktop.DBus.Introspectable {
    methods:
      Introspect(out s out);
    signals:
    properties:
  };
  interface org.freedesktop.DBus.Properties {
    methods:
      Get(in  s interface,
          in  s property,
          out v value);
      GetAll(in  s interface,
             out a{sv} props);
      Set(in  s interface,
          in  s property,
          in  v value);
    signals:
      PropertiesChanged(s interface,
                        a{sv} changed_properties,
                        as invalidates_properties);
    properties:
  };
  interface io.hass.os {
    methods:
    signals:
    properties:
      @org.freedesktop.DBus.Property.EmitsChangedSignal("invalidates")
      readonly s Version = '1.2.2';
      @org.freedesktop.DBus.Property.EmitsChangedSignal("true")
      readwrite b Diagnostics = false;
  };
};

No entanto se tentar instalar de novo a versão supervised do HA o erro é o primeiro: o do os-agent.

Alguém tem alguma sugestão ou sabe como ultrapassar isto? É que até pensava que tinha feito o mais complexo: colocar o armbian a bombar num rk3318.

Thnx!

Isso está a acontecer porque o Armbian não está atualizado.

Corre o comando sudo apt install -f, se Armbian já estiver a correr a partir do disco interno da BOX podes correr o comando sudo apt update && sudo apt upgrade -y isso deve resolver o problema.

Obrigado @JCOR65 !

Ontem ainda consegui ultrapassar o meu erro. Devia-se a ter tentado instalar o OS-Agent errado (tinha instalado para o ARMV7 e deveria ter instalado o os-agent_1.2.2_linux_aarch64.deb :man_facepalming:

MAS isto apenas me levou a outro erro. Instalei o HA mas o container fica em erro:

root@armhassio:~# docker ps -a
CONTAINER ID   IMAGE                                                            COMMAND                  CREATED        STATUS                    PORTS                                   NAMES
c9ea0eb17d93   ghcr.io/home-assistant/generic-x86-64-homeassistant:2021.12.10   "/init"                  19 hours ago   Exited (1) 19 hours ago                                           homeassistant
1bb8a9563648   ghcr.io/home-assistant/aarch64-hassio-multicast:2021.04.0        "/init"                  19 hours ago   Up 19 hours                                                       hassio_multicast
72cc5cf85b89   ghcr.io/home-assistant/aarch64-hassio-audio:2021.07.0            "/init"                  19 hours ago   Up 19 hours                                                       hassio_audio
6a55bd163c55   ghcr.io/home-assistant/aarch64-hassio-dns:2021.06.0              "/init"                  19 hours ago   Up 19 hours                                                       hassio_dns
2ae76d0c6092   ghcr.io/home-assistant/aarch64-hassio-cli:2021.12.0              "/init /bin/bash -c …"   19 hours ago   Up 19 hours                                                       hassio_cli
853e8a37f12c   ghcr.io/home-assistant/aarch64-hassio-observer:2021.10.0         "/init"                  24 hours ago   Up 19 hours               0.0.0.0:4357->80/tcp, :::4357->80/tcp   hassio_observer
3e9a11a5c7f2   homeassistant/aarch64-hassio-supervisor                          "/init"                  24 hours ago   Up 19 hours                                                       hassio_supervisor

e quando consulto o log do docker: standard_init_linux.go:228: exec user process caused: exec format error

Estou a ver que vou andar de erro em erro…

Entretanto reinstalei tudo direitinho de novo e fiquei com o HA supervised a correr num RK3318:-D

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade